Este é o espaço específico para o aplicativo móvel. Aqui você pode relatar problemas durante a utilização do aplicativo, perguntar sobre funcionalidades, recursos ou navegação.

Post Reply
Forum rules
Confira nosso Manual do usuário/app ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar. ;)
Quer ajudando sendo um beta tester? se inscreva aqui.
Antes de relatar um problema: ative o modo debug, envie os logs e abra um ticket.

Conexão de rede

Post by
Amigos,

Tenho notado principalmente durante o uso em estradas a prevista queda de rede pelos buracos de cobertura servidos pelas operadoras.
O aviso de que o Waze busca rede aparece normalmente, porém muitas vezes, se não todas, ele não reconecta mesmo após o serviço ser reestabelecido.
Por exemplo, dirigindo offline, ao chegar em casa mesmo conectando o celular no wifi, ainda fica buscando rede e não é possível acessar o Placar. Faz-se necessário desligar o Waze e reabri-lo.
Com isso fica a dúvida se minha quilometragem foi enviada (sei que os alertas obviamente não)?
Algum motivo em especial para essa ocorrência nos dispositivos iOS? Ocorre com Android também?

Abraços!!!

POSTER_ID:15522398

1

Send a message

Post by alantiagofelipe
Isso tudo muito me preocupa pois apesar de eu ter conexão 3G da vivo pós (que diz ter conexão 3G em 3000 e poucas cidades) e um chip pré da tim, eu não sei se existe problema em usar o aplicativo aberto com o mesmo usuário em dois aparelhos. E eu costumo viajar entre o DF e SC por terra uma vez ao ano. Como existem áreas de sombra tanto na Vivo quanto nas outras operadoras, as vezes eu não tenho certeza se o aplicativo não recuperou a conexão por um problema interno ou por falta de conexão mesmo. E fechar o aplicativo dá a impressão de que estou perdendo dados, deixando de enviar as estatísticas para a comunidade, pois geralmente ao reabri-lo ele recupera a conexão. As vezes ele fecha por si mesmo.
alantiagofelipe
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
Isto é uma coisa a ser pensada...
Pensem ... hoje em dia tem famílias que são clientes de várias operadoras. As vezes uma mesma pessoa é cliente de todas. Eu sou cliente de duas. Viajo como passageiro. As vezes tenho conexão numa operadora e não tenho na outra. Pra poder coletar os dados, eu teria que:
1) Criar outro usuário. (ou usar um usuário anônimo)
2) Sair do meu usuário atual no aplicativo.
3) Entrar neste novo usuário.
4) Caso eu desejasse editar os mapas futuramente eu teria que ficar alternando entre os usuários ou com dois navegadores abertos pra ver se uma área de sombra de uma operadora foi coberta pela outra no outro usuário.
5) Assim que eu me irritasse, teria que enfim, sair do usuário em um dos smartphones e voltar ao usuário oficial novamente.

Afff, vida de nerd cansa ...
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
alantiagofelipe wrote:Isto é uma coisa a ser pensada...
Pensem ... hoje em dia tem famílias que são clientes de várias operadoras. As vezes uma mesma pessoa é cliente de todas. Eu sou cliente de duas. Viajo como passageiro. As vezes tenho conexão numa operadora e não tenho na outra. Pra poder coletar os dados, eu teria que:
1) Criar outro usuário. (ou usar um usuário anônimo)
2) Sair do meu usuário atual no aplicativo.
3) Entrar neste novo usuário.
4) Caso eu desejasse editar os mapas futuramente eu teria que ficar alternando entre os usuários ou com dois navegadores abertos pra ver se uma área de sombra de uma operadora foi coberta pela outra no outro usuário.
5) Assim que eu me irritasse, teria que enfim, sair do usuário em um dos smartphones e voltar ao usuário oficial novamente.

Afff, vida de nerd cansa ...
Eu me refiro a possibilidade de, no meu caso, poder viajar com até 3 dispositivos com o Waze aberto. Dois iOS e um Symbian, usando a conexão de duas operadoras distintas, neste caso, a TIM e a VIVO.
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
É possível q tenha encontrado sim.

E acabei de perceber que esta frase em fonte minúscula que você e alguns usam é ilegível em monitores comuns sem usar o zoom do browser mas perfeitamente legível na retina display.

Nerdíces...
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
alexnrocha wrote:alantiagofelipe, você considerou a possibilidade de viajar com um roteador 3G veicular? Melhoraria a questão de 2 usuários mencionadas apenas porque o sistema não aceita conexões simultâneas. :P
Eu não entendo de que forma isso ajudaria porque cada um dos meus dispositivos tem conexão independente. Eu não compartilho a conexão entre eles.
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
Faz algum sentido...

Mas suponho que o dispositivo de preferência para a conexão WiFi (3G) e se a mesma estiver instável ele não faça o fall back para a sua própria conexão 3G de forma automática.

Apesar de todos nós concordarmos que deveria ser automático.
alantiagofelipe
Send a message

Post by alexnrocha
Drigobarreto wrote:Amigos,

Tenho notado principalmente durante o uso em estradas a prevista queda de rede pelos buracos de cobertura servidos pelas operadoras.
O aviso de que o Waze busca rede aparece normalmente, porém muitas vezes, se não todas, ele não reconecta mesmo após o serviço ser reestabelecido.
Por exemplo, dirigindo offline, ao chegar em casa mesmo conectando o celular no wifi, ainda fica buscando rede e não é possível acessar o Placar. Faz-se necessário desligar o Waze e reabri-lo.
Com isso fica a dúvida se minha quilometragem foi enviada (sei que os alertas obviamente não)?
Algum motivo em especial para essa ocorrência nos dispositivos iOS? Ocorre com Android também?

Abraços!!!
Opa. Nas falhas de cobertura 3G é normal. Principalmente em estradas. As vezes a mensagem vermelha (alerta superior) de "procurando rede" demora um pouco para sair (pelo menos no iOS), mesmo com conexão 3G restabelecida, inclusive com WiFi. Após restabelecer conexão espere um pouco, envie os logs e desligue o app pelo botão Desligar. Não é garantia dos pontos e quilometragem serem contabilizados, mas seguindo esses passos aumenta as chances de sucesso no processamento. O processamento demora entre 24 a 48h dependendo do percurso. A pontuação será atualizada após o processamento ou fechamento do dia.
Abraços
alexnrocha
Has thanked: 514 times
Been thanked: 1037 times
Send a message

Post by alexnrocha
Drigobarreto wrote:Porém resta a dúvida de onde enviar manualmente os logs. Qual o caminho? Mesmo fuçando aqui não achei!
Ok. O caminho para Enviar os logs, é:

1. Toque em Menu
2. Selecione Config.
3. Toque em Ajuda
4. Selecione a opção Enviar logs

Observação: o envio de logs requer que uma grade quantidade de dados seja transmitida.

Abraços
alexnrocha
Send a message

Post by alexnrocha
Drigobarreto wrote: Alex,

O envio de logs tem funcionado esporadicamente, entretanto fica muito ruim sempre fazer esse procedimento backup.
Qual seria o caminho (ou já existe intensão) para sugerirmos uma atualização nesses termos? O ideal seria rever por que o aplicativo não retoma a conexão de rede mesmo após já ter sido reestabelecida.
Quando reestabelecida a conexão enviar o pacote de logs.

Como procedermos com nossas vias e redes de dados esburacadas?
Abraços
Drigobarreto, não estou seguro se existe de fato um problema no restabelecimento da conexão. Para você ter idéia o aplicativo estava exibindo a mensagem de "procurando rede" e ao mesmo tempo alertas na rota. Isso aconteceu logo após passar por uma área de sombra 3G e parar em um posto de combustível. Também não podemos esquecer que estamos falando de um problema relacionado a péssima qualidade ou ausência de sinal para transmissão de dados.

Sobre a conectividade é esperado novidades em relação ao uso offline do aplicativo. Talvez em parte ou na totalidade esse problema e necessidade sejam atendidos ou minimizados com essa nova funcionalidade ;)
alexnrocha
Send a message

Post by alexnrocha
alantiagofelipe, você considerou a possibilidade de viajar com um roteador 3G veicular? Melhoraria a questão de 2 usuários mencionadas apenas porque o sistema não aceita conexões simultâneas. :P
alexnrocha
Send a message