Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Update Requests

Post by
Galera,

Abri este topico para o pessoal completar os reports ou tirar duvidas sobre as atualizacoes.

Espero que a galera ajude a corrigir os mapas.

Abraco.

POSTER_ID:192058

1

Send a message

Post by adriansinger
nelson-ion wrote:dúvida...
é proibida a adição de ruas pelo Cartouch, certo, isso eu entendi.
porém nos casos do link
http://world.waze.com/cartouche/?zoom=5 ... FTFTFFTTTT

tenho 1 rótula e um complexo viário, é necessário que eu passe por todas as possibilidades de rotas para poder mapear? ou o cara só passando por uma das rotas eu posso desenhar todo o completo (só a parte do viaduto e túneis, não a via completa).
Geralmente, quando você percorreu com waze trabalhando, você pode editar o que você percorreu e tem para você um rádio determinado para editar, além do que você percorreu.

Porém, você não pode desenhar ruas de zero, se você quer desenhar novas ruas que você não percurreu, tem que ativar a camada "GPS points" e pode desenhar sobre as ruas que já tem pontos GPS (alguém percorreu elas).
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5962
Has thanked: 450 times
Been thanked: 2006 times
Send a message
Adrián Singer
Community Manager
Philippines, Singapore, Thailand, China, Hong Kong, Taiwan, Japan, Vietnam, Republic of Korea, Cambodia, Bangladesh, Myanmar, Mongolia, Laos, Bhutan & Brunei

Post by cabral_bh
nelson-ion wrote:dúvida...
é proibida a adição de ruas pelo Cartouch, certo, isso eu entendi.
Acho que esta afirmação não é completamente verdadeira.

Andei lendo o Wiki em ingles( para evitar interpretações contraditorias de tradução) e nesta página: http://tinyurl.com/2a9wb5k ( http://www.waze.com/wiki/index.php/Deal ... empty)_map ) fala claramente que não se pode usar nenhum mapa que não seja o disponibilizado pelo waze, ou seja se o cartouche disponibiliza um mapa com resolução satisfatória voce pode sim adicionar ruas pelo cartouche.

Da Página:
Recording roads from the aerial images

- You may find it easier to create roads based on the aerial images if these are present in your map area at sufficient quality
- Note that you earn more points driving a new road then adding a road using the map editor
- Aerial images can be out of date
- Before you start using the aerial images for making maps in a new area you must check whether the aerial images are accurately positioned by comparing the recording of a known road against the aerial image display. Otherwise all the roads you add on the map may be offset from their true locations and GPS routing will not work
Tradução livre:
" - Voce pode achar mais facil criar ruas baseado nas imagens aéreas se elas estiverem presentes na area do seu mapa em uma qualidade suficiente.
- Note que voce pode obter mais pontos dirigindo por uma rua do que adicionando pelo editor de mapa.
- Imagens aéreas podem estar desatualizadas. N.T.: Com certeza estão, então CUIDADO.
- antes de voce começar a usar as imagens aéreas para criar os mapas em uma nova área voce precisa verificar se as imagens aéreas estão precisamente posicionadas, comparando a gravação de uma rua conhecida com a imagem aérea mostrada. Senão todas as rual que voce adicionar no mapa poderão estar deslocadas da sua posição verdadeira e o roteamento pelo GPS não irá funcionar"



Pra corroborar:
Combine the approaches

If you are on holiday in an area, you might record new roads while driving, record a road when taking a stroll down a country lane, and then add extra side roads on your return home using the map editor
Tradução livre:

"Combine as estrategias

Se voce estiver de férias in uma área, voce pode gravar novas ruas equanto está dirigindo, enquanto está passando por um país, e então adicionar a via paralela de retorno usando o editor de mapa."

O que aconteceu é que no chile as imagens aéreas disponibilizadas são de uma escala de 1000 (mil) que são inviaveis para se traçar as ruas. Com isto o pessoal usou as imagens do Google que são proibidas.
Isto pode ocorrer no brasil também, já que é possivel que algumas áreas não há imagens com resolução de 100(cem) que eu acredito que seja a resolução mínima para se traçar alguma rua. Outra coisa é que as imagens são bem antigas e deve se ter muito cuidado com isto.

Uma coisa que eu estou fazendo é: Pedir para me tornar area manager de uma pequena área, no caso meu bairro. Como eu passo par algumas ruas eu tracei elas pelo cliente. Com isto eu peguei a referencia para saber se as imagens do cartouche estão na escala correta e no offset correto.
Agora eu estou usando as imagens do cartouche para traçar as ruas. Quando acabar irei solicitar me tornar area manager do bairro vizinho, dar umas voltas por lá em um final de semana e depois traçar as ruas a assim sucessivamente.


Lembrem-se, se na sua área não há imagens não use imagens não licenciadas como as do Google.
cabral_bh
Posts: 8
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by fpancheri
Gente,

Se for depender só de passar pelas ruas para ter um mapa decente Waze não irá decolar nunca. O que mais desanima é chegar numa cidade e receber um mapa em branco - ou se muito parcial - que é a situação hoje na maioria do território brasileiro.

Imagine ter de andar por todas as ruas de uma cidade como São Paulo? Simplesmente impossível mesmo com uma boa massa de usuários. Acho que tenho quase um ano de Waze. Neste período, vi muita gente usando imagens do satélite e se dedicando horas por dia no mapa da cidade e São Paulo. E ele ainda está imcompleto.

Trabalhei bastante nos mapas de Santos e Guarujá. Se tinha 1% da cidade em traços vermelhos (gerados pelo celular) era muito.

A melhor orientação é que está na Wiki:

1. Veja se a rota gerada pelo celular condiz com a imagem do satélite;
2. Use as vias geradas pelo GPS como referência e dê preferência a elas, mas não se limite só por isso;

Acrescento mais duas dicas minhas:

3. Prefira áreas que você conheça e já tenha percorrido com o carro. Se você é "da vizinhança" fica muito fácil saber que uma imagem de satélite está defasada.

4. Teve o trabalho de fazer um mapa? Saia da cadeira, pegue o carro e percorra algum trecho do mapa que você criou. Além de divertido, é a única maneira de verificar que está funcionando.
fpancheri
Posts: 33
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by Profion
Como faço para desenhar o mapa pelo cartouche?? tentei adicionar uma avenida, porém quando coloquei para salvar apareceu que não tenho permissão.

desde já, obrigado pela ajuda.
Profion
Posts: 11
Send a message

Post by Profion
alguém tem de me autorizar?
Profion
Posts: 11
Send a message

Post by Profion
estou em natal-rn e pelo que notei existem poucas ruas/avenidas mapeadas.
já olhei no wiki a classificação dos tipos de mapeamento e acredito já conhecer o cartouch para iniciar o trabalho.
eu não ando de carro freqüentemente, porém conheço "MUITAS" ruas da minha cidade e minha frustração com todos os outros softwares com mapas é saber que cerca de quase 20% das ruas da cidade possuem o nome trocado, fluxos de mão única sendo sinalizado como dupla e coisas do tipo.
tenho grande habilidade de reconhecimento de áreas por fotos aéreas e eu poderia em pouco tempo mapear rapidamente alguns bairros pelo cartouch, o que não será possível eu andando de ônibus ou de carona, já que os caminhos são praticamente os mesmos e as trocas de faixa provocam um deslocamento no mapa, dando a impressão que a via é sinuosa quando na verdade é uma linha reta.
Profion
Posts: 11
Send a message

Post by Profion
dúvida: como descobrir quem é o manager area daqui? acho que tem poucos usuários aqui na cidade, já mobilizei mais 2 amigos que possuem iphone e android para me ajudarem com o mapeamento das ruas (isso antes de eu conhecer o cartouch que pode me facilitar a vida).
Profion
Posts: 11
Send a message

Post by Profion
Quanto a informação de proibição de criar ruas sem ter passado por ela eu já estava ciente.
neste momento desenhei 2 avenidas por quais eu passei esses dias (e fiz o mapeamento), porém devido a imprecisão do GPS, as ruas ficaram tortas e deslocadas, então "refiz" a rua pelo cartouch.
acredito que sou o primeiro AM da cidade.

primeira dúvida: como adicionar curva com restrição?
ex.: duas vias Minor Highway passam uma pela outra, somente. Somente de uma para a outra a conversão (curva) é permitida, o inverso não. isso se deve a divisão da via em 2 Ways e por isso preciso dessa restrição.

desde já, obrigado.
Profion
Posts: 11
Send a message

Post by Profion
http://world.waze.com/cartouche/?zoom=9 ... =100778734

nesse quadrado, as vias só podem ir direto ou virar a direita....
por favor, verifiquem se qualifiquei corretamente o via.

a via é level 0.
Profion
Posts: 11
Send a message

Post by Profion
acho que entendi!
:)

dá uma olhada se fiz corretamente, por favor.
desde já, obrigado.

http://world.waze.com/cartouche/?zoom=6 ... =101488665
Profion
Posts: 11
Send a message