Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Via Anhanguera e Via Rondon

Post by
Olá.

Por gentileza, uma dúvida paira no ar e gostaria de consultar o pessoal que circula pela "Via Anhanguera" e "Via Rondon" quanto a categorização e nomeclatura destas vias.

Fadel, Vlad, Eduardo, Fernando... como voces acham que estes trechos deveriam ficar?


Via Anhanguera
- O nome oficial e também popular na região é realmente Via Anhanguera ou Rodovia Anhanguera.

Como deve ser sua categorizaçao? Categoria de Minor Highway nos trechos urbanos e Major nos trechos nao urbanos?

SP-330 Rod. Anhanguera -> https://world.waze.com/editor/?zoom=4&l ... TTTTTTTTFT


Via Rondon
- O nome oficial e também popular na região é Via Rondon ou Rodovia Rondon?

Como deve ser sua categorizaçao? Categoria de Minor Highway nos trechos urbanos e Major nos trechos nao urbanos?

SP-300 Rod. Mal. Rondon -> https://world.waze.com/editor/?zoom=2&l ... TTTFTTTTFT






Abraço,
Carlos.

POSTER_ID:1025273

1

Send a message

Post by antigerme
Não conheço Campinas e nem Jundiaí mas aqui vai meu palpite.

Como ainda não resolveram o problema das Major sugarem todas as rotas e utilizarem apenas o tipo da via quando não há histórico, sugiro ampliar a área "livre de Major".
São Paulo, Brazil - Google Maps.jpg
(205.74 KiB) Downloaded 2098 times
Não há problema reduzir os tipos das vias, só enxergo vantagem na situação atual, dar pesos iguais e se basear unicamente na velocidade real da via. Temos que esquecer o orgulho das "grandes rodovias" e pensar como obter melhores rotas reais, nada de rotas baseadas em tipos.

Nomes:
- prefiro que seja usado o nome oficial, nada de Google Maps ou outra fonte externa não oficial. Pega o que tem do DER e usa. http://www.der.sp.gov.br/website/Documentos/mapas.aspx
- não esquecer de padronizar o nome para receber os escudos. http://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=299&t=51065

Pelo amor de deus, "toll road" apenas no segmento que contem a cabine de pedágio. Imagine a pessoa querendo ir para um ponto no meio da rodovia e ser impedida pois toda a rodovia foi marcada como "toll road". Marcar como "toll road" é como ter uma cabine de pedágio em toda entrada da rodovia. :mrgreen:

Não sou AM da região mas estas são minhas opiniões. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Tem que fazer pensando em rotas e fugas dos engarrafamentos, deixar para o Waze decidir qual a melhor rota real e não forçar uma melhor rota artificialmente.

Não há necessidade de reduzir as rodovias de Minor para Primary, vai descaracterizer o tipo rodovia e o problema são com Major e Freeway.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
edulmartins wrote:Concordo, mas pensei em ser mais abrangente, pois onde as freeway são paralelas as outras rodovias elas sugam as rotas para ela. Minha sugestão seria não termos freeways em São Paulo, pois acredito que a concepção de Freeway do waze seja diferente da nossa realidade no Brasil.

Acredito que teriamos raras exceções que poderiam ser freeway como por exemplo o RodoAnel de SP Mario Covas.
Uma imagem vale mais que mil palavras. Olhem o que está por vir.
wme_beta.jpg
Esta imagem ajuda na classificação? :mrgreen:
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by Beaguinho
Estou tendo problema de rota na Dutra vs Carvalho Pinto justamente por causa da categoria estar diferente (em parte da Dutra), onde o Waze traça rota pela via (Freeway) sendo que por lá são 10Km mais longe se eu fosse pela outra via (Major Highway).

Tenho pouca experiência para falar sobre esses vias em questão, mas pelo pouco de experiência que eu tenho, se for para não distinguir rota entre essas vias elas deverão estar na mesma categoria, e o que eu vejo hoje é a Anhanguera com MjH e a Bandeirantes como Freeway, o que vai fazer o Waze dar prioridade para a Bandeirantes, mesmo que a rota seja pior para o usuário.
Beaguinho
Posts: 6
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by canetafina
edulmartins wrote: Minha opinião é que deveríamos rebaixar estas vias em um nível de freeway para Major e Major para Minor e deixar a o waze trabalhar com as informações de trafego e velocidade.
Na verdade todas as rodovias em trecho urbano devem ser reduzidas a MiH e é o caso ali.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
edulmartins wrote: Concordo, mas pensei em ser mais abrangente, pois onde as freeway são paralelas as outras rodovias elas sugam as rotas para ela. Minha sugestão seria não termos freeways em São Paulo, pois acredito que a concepção de Freeway do waze seja diferente da nossa realidade no Brasil.

Acredito que teriamos raras exceções que poderiam ser freeway como por exemplo o RodoAnel de SP Mario Covas.

Obrigado,

Eduardo
"Verdadeiras" Freeways no Brasil, são raríssimas.
Hoje, como o algorítimo calcula as rotas, não há exceções para existir categorização Freeways em trecho urbano, bem como as MaH. Mesmo reduzindo a F para MaH ainda vai ter problema de sugação.
Nossa, estou percorrendo o trecho e, que salada de categorias de rodovias. :) Tem local que se ve todas as categorizações juntas.
Não seria o caso deixar tudo como MiH, tanto a central como as laterais? A pista central tem acessos à lateral (é obvio). Portanto, se tiver com categorização maior que MiH vai continuar sugando. Tem um trecho que está como MiH, que o mais adequado seria uma SR.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
edulmartins wrote: Opa! Com certeza vai ajudar!!! Mas entendo que estamos com outro problema além da falta de padrão na categorização que é o peso das vias maiores no definição da rotas, onde as freeways em regiões urbanas sugam o trafego para elas.

Qual seria a alternativa nestes casos minizarmos os impactos da categorização e podermos aproveitar melhor a roterização em tempo real?

Pelo que entendi não haveria prejuízo em rebaixar a Rod. Bandeirantes por exemplo para Major.

Obrigado,

Eduardo
Opa

Esqueci de dizer, antes de alterar qualquer categorização destas rodovias, é bom entrar em contato com os AMs do local que são o thiagob76 e o mauriciomartins82, pois deve ter o consenso deles.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
Beaguinho wrote:Estou tendo problema de rota na Dutra vs Carvalho Pinto justamente por causa da categoria estar diferente (em parte da Dutra), onde o Waze traça rota pela via (Freeway) sendo que por lá são 10Km mais longe se eu fosse pela outra via (Major Highway).
Dependendo da distância da rota, o Waze só não vai traçar pela Freeway se ela estiver parada, daí poderá traçar pela MaH se estiver andando, mesmo que lenta, mas não vai dar opção para outra via abaixo desta categorização. Complica.

Beaguinho wrote: Tenho pouca experiência para falar sobre esses vias em questão, mas pelo pouco de experiência que eu tenho, se for para não distinguir rota entre essas vias elas deverão estar na mesma categoria, e o que eu vejo hoje é a Anhanguera com MjH e a Bandeirantes como Freeway, o que vai fazer o Waze dar prioridade para a Bandeirantes, mesmo que a rota seja pior para o usuário.
Na pratica, o recomendado é deixar tudo como MiH, mas tem AMs super ativos no local. Portanto, eles que têm que decidir por isto, mesmo pq, se alterar tem que deixar com lock. Pode ser que tenha alguma questão que não está em análise por nós.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
thiagob76 wrote: Podem tocar oq for decidido pois não conheço a região.
Quanto a camada de "Area Managers" eu apareço no Brasil todo praticamente :D :D :D
Abraço,
Por isto que deixei meu AM só no RJ. ;)

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by edulmartins
Carlos,

Com relação aos nomes acredito que o melhor seria utilizar como "Rodovia" pois é assim que está no Google Maps, MapLink e até mesmo nos sites da concessionárias de rodovias (Autoban)

Rod. Anhanguera: http://goo.gl/maps/CV1Fh
Rod. Mal. Rondon: http://goo.gl/maps/ruFlA

Faz muito tempo que não ouço as pessoas utilizarem "Via" para falar das duas rodovias e nas TVs locais (EPTV e TV TEM) sempre ouço utilizarem "Rodovia".

Na categorização concordo que devemos utilizar MiH nos trechos urbanos e MaH nos não urbanos.

No caso especifico no trecho da Rod. Anhanguera entre Campinas e Jundiaí sugiro adortarmos somente MiH, porque caso contrário acredito que vai ficar "uma salada" de tipos devido as cidades serem muito próximas umas das outras.

Ótima ideia esta discussão.

Obrigado

Eduardo
edulmartins
Posts: 35
Has thanked: 15 times
Been thanked: 1 time
Send a message