Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Radares no Brasil

Post by
Olá pessoal,

Radares é um assunto recorrente em nosso fórum e muitas dúvidas surgem pela ausência de uma documentação de referência.

Acabamos de disponibilizar em nossa wiki, o artigo sobre Radares no Brasil.

Qualquer dúvida, erro ou ajuste necessário, vamos tentar concentrar as discussões neste tópico.

Abraços e boas edições ;)

ATUALIZAÇÕES:

1) Lista oficial dos radares da cidade de São Paulo (sugestão do site da CET/SP por DanDeRogatis) ;)

2) Addons que auxiliam na manutenção dos radares: UROverview (URO) e WME Delete Cameras

3) Site do Inmetro com os aparelhos verificados

POSTER_ID:8164620

1

Send a message
Last edited by alexnrocha on Fri Aug 02, 2013 10:44 pm, edited 3 times in total.

Post by Inactive user -1644833286-
Olá!

Deve ser devido a distância ser menor de 500m.
Também tem o detalhe que se estiver abaixo do limite da velocidade, só aparece o alerta visual.

Abraço!
Inactive user -1644833286-
Posts: 663
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 248 times
Send a message

Post by abnerw13
antigerme wrote:
olavog wrote:Já vi em algumas estradas em SP radares reportados (e confirmados) em locais onde, na verdade, há postos da Polícia Rodoviária. Hoje vi um UR dizendo que em um desses pontos não há radar.

Realmente não há radar, mas na minha opinião acho válido deixar como se houvesse, afinal de contas, vc não vai querer passar a 200 por hora ao lado de uma base da polícia, né? rs O que acham?
Radar é radar. Acho que não vale a pena ficar criando jeitinho.
Também acho...radar é radar.. ;) ..esses dias viajando um wazer na minha frente reportou policia visivel em um posto da Polícia Rodoviária... e o policial estava parando..hehehe, ou seja já existe outro meio para informar!!! Além do pessoal colocar o posto policial como Landmark..hehehe
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
olavog wrote:
antigerme wrote:
olavog wrote:Espero então que não haja mais aquele papo de colocar os radares de avanço de velocidade a 0km/h só para alertar todos os motoristas ;) Radar é radar, e velocidade é velocidade.
Putz! Sério! já lançaram esta ideia alguma vez?
Opa: viewtopic.php?f=300&t=49576&p=444179&hi ... Fh#p444179

viewtopic.php?f=331&t=37284&p=435213&hi ... Fh#p435213

:D :D Por isso que encontrei uns radares aprovados por aqui com velocidade 0 Km/h..e acabei corrigindo..era para isso. :? ...!!! Sem contar usuarios que reportam radar a cada esquina com semaforo...os mais ousados ainda reportam que ali TEM SAMÁFORO!!! :lol:
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
olavog wrote:Eu costumo ser extremamente sincero, quando não gosto de algo eu falo mesmo, rs, ainda mais no mundo virtual onde não se percebe entonação e jeito de falar. Então o que eu tinha escrito era aquilo mesmo, está tudo bem, eu entendi. :P Coloquei a situação dos radares para dar um exemplo de um jeitinho que eu não concordava.

Continuando a discussão (como discussão saudável mesmo rs). Colocar uma landmark no posto da polícia, vai aparecer no app? Pergunto porque muitos pedágios não aparecem e há vários usuários reportando que em tal lugar há pedágio. E acho mais importante sabermos de um posto de polícia do que de pedágio, pois este último é bem sinalizado na estrada alguns kms antes.

Olá Olavo! Tranquilo...aqui na BR 376, BR 277 que ligam curitiba a outras cidades..o pessoal já criou os ladmarks nos postos policiais. Existe um tamanho mínimo do landmark para aparecer no app se eu não me engano (Não sei qual é.. :D :D , mas ja vi o pessoal discutindo em um tópico no forum, se for muito pqno não aparece). Essa é uma forma de garantir informação. Com relação os pedágios acredito que o problema esteja relacionado ao tamanho tbem, posso estar enganado ;)
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Attachments
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
tuliothales wrote:Uma funcionalidade muito comum em outros GPSs é a exibição na tela da velocidade máxima permitida pelo radar. Algo útil e muito óbvio. Espero que seja adicionada o quanto antes no app.

Uma dúvida, então os avisos sonoros só serão emitidos se o cara estiver 10km acima da velocidade permitida pelo radar? Não entendi muito bem acima Guto... valew abraço

Fala Tulio ;) !..eu entendi que se vc aprova o radar com velocidade 60Km/h...se o usuário estiver a 50Km/h o app já avisa....a presença de radar.

Abraços
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
wargollo wrote:Bom, aproveitando o tópico, deixe perguntar...

Qual o critério p/ se apagar alguns radares das cidades???
Pergunto isso pq alguns radares aqui da Zona Leste de SP vem sendo apagados sistematicamente...
Radares a muito tempo consolidados na Radial Leste, Av. Aricanduva e região. Sei pq ando todo dia nesses lugares e conheço os lugares dos radares, mas p/ quem não conhece é complicado...
Olá wargollo..tranquilo :D ....os radares ficam bloqueados no nível do editor que aprovou ou editou por último....porém como o waze é inteligente...se um número X de wazer passar pelo radar e informar "não existe" o radar torna-se desaprovado.

("Tocando na opção Não existe. O ranking de edição do editor que aprovou o radar é usado para determinar quantos relatos de Não existe são necessários para remover um radar a partir do aplicativo.") :?
Fonte : https://www.waze.com/wiki/Radares_no_Brasil

Talvez seja isso..eles não somem apenas desaprovam.. Nem no WME eles aparecem como desaprovados?
Abraços
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
adrianojbr wrote:por achar relevante, trago para cá a discussão que começou aqui:

a repeito nos radares de semáforo, lê-se na wiki:
Radar de Semáforo

Também é um equipamento fixo que além de detectar o avanço de sinal vermelho pode também aferir velocidade máxima permitida. São de fácil identificação, pois estão fixados próximos de um semáforo.
essa expressão "além de... pode também" me passou a ideia de adição, as duas características deveriam estar presentes. acho que ficaria mais claro assim:
Radar de Semáforo

Também é um equipamento fixo que pode detectar o avanço de sinal vermelho ou aferir velocidade máxima permitida. É de fácil identificação, pois está fixado próximo a um semáforo.
o "ou" nesse caso inclusivo, pois uma ocorrência não exclui necessariamente a outra.

há concordância para que seja efetuada a mudança na wiki ou não precisa?
Fala Adriano...eu concordo com a correção da wiki..realmente o pode também "&&' deve ser trocado pelo OU "||"...

Fica mais claro..para mim pelo menos ;)
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
antigerme wrote:
adrianojbr wrote:apesar de controvérsias linguísticas a respeito do emprego do e/ou, a wiki tem que ser mais clara e direta possível. por isso, concordo contigo, Guto.
Em informática é mais simples estas operações lógicas AND, OR, XOR, NOT. O português deixa a pessoa na dúvida entre os OR e XOR. :lol:
:lol: :lol: ai AG..bateu saudade de lógica, tabela verdade.. :lol: :lol: :mrgreen:
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
Fala anjim ;)
Me intromentendo um pouco... :D :D
Mas deixa eu entender...em alguns horários a pista onde trafega o ônibus é liberada para carro é isto? e durantes esta liberação o limite de velocidade é 50Km/h? e depois volta a ser 60Km/h certo!
Bom..como sabemos não aparece a velocidade máx permitida no app...a velocidade indicada na aprovação do radar é apenas para que o usuário seja avisado caso ele esteja acima da velocidade permitida.
Eu colocaria 50Km/h...pois existe um errinho de 10Km/h....e também aplicaria mais restritivo neste caso.
OBS: Falando isso para o mesmo radar. Na mesma via...configurado para mudar de velocidade permitida (50 ->60 e 60->50)em horários definidos. Particularmente nunca vi assim. :? ...mas seria isso mesmo? :? :?:

Desculpe se estou fazendo confusão! ;)

Abraços
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
anjim wrote:Bem é basicamente o que o wargollo falou mesmo. Surgiu a dúvida após eu vir do shopping... fiquei pensando como daria pra contornar essa situação.
Honestamente falando, acho que num futuro o waze deveria ter um alerta personalizado por faixa tipo "50km/h a direita, 60km/h a esquerda".
E agora pensando mais... como fica a situação da velocidade maxima de veiculos pesados nas rodoavias, que no geral sao menores?
Vixe... que tal criar uma forma de selecionar o seu tipo de veiculo... e na edição permitir que coloque todas as velocidades, assim no GPS alertando somente a velocidade correspondente?

rsrs... não liguem é o horário... 3 da matina e eu aqui no forum do waze... vai entender :lol:

Fala anjim...3 da matina no waze.... :lol: :lol: ..bem vindo ao grupo dos viciados :D
Cara suas colocações são pertinentes mas acho em alguns pontos dificil implementação :? . Talvez fique até viável pensar com a restrição por tipo de veículo na via que está no "forninho" como diz o AG :) , porém ainda não sei direito como funcionará.
Mas vc sabe que a comunidade pode indicar sugestões aos devs. Funciona com uma votação...na minha assinatura tem um link que te leva para o Uservoice. Inclusive temos uma sobre PM que está em votação...já votou lá? :D :D

Quanto mais votos melhor.. ;)

Abraços
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil