Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

São Paulo Capital (dúvidas, pedidos de update e etc..)

Post by pfa1982
Olá, São paulo está crescendo em num de usuários, com isso decidi criar este tópico pra centralizar esclarecimentos e pedidos, e qdo possivel um A.M. irá dar uma atenção.

E gostaria de pedir a todos que nao dirijam com a função de criar novas ruas ligadas (trator) onde ja está mapeado, alem de ficar todo sujo o mapa, acaba atrapalhando uma área ja editada.

Por favor, esclareçam mais os pedidos de update, se for turn not allowed podiamos padronizar de que rua pra q rua, por Ex. santo amaro/morumbi, pode abreviar ao maximo que lendo os nomes pelo cartouche ja da pra ter uma ideia, mas sem nomes fica quase impossivel.

General error sem descrição somente quem criou irá saber o erro, portanto se vc nao edita, nao crie general error em branco.

Ao editar Cuidado nas junções de ruas com av. de dois sentido separadas.

Cuidado na hora de editar nas regiões onde ainda nao tem rua sempre fica em branco a cidade, se estiver com preguiça de escrever São Paulo, escreva são paulo minusculo e espere a opçao automatica, mas nao saia criando 5 cidades com mesmo nome ex. São Paulo, sao paulo Sao Paulo e por ai vai.

No forum tem algumas padronizações pra editar, apesar de ter mudado com o tempo, e eu mesmo ja editei sem abreviar e as vezes sem o logradouro pq antigamente tinha uma opção road/ avenue... hj em dia o recomendavel é sempre escrever R. ou Av. ou seja abreviar o logradouro. E não custa Nada usar maiuscula na primeira letra.

O num. de a.m. está aumentando e qto mais gente editando melhor, vamos ser exemplo pro Brasil e incentivar a galera de outras cidades!!
Vamo q vamo SP, a cidade é grande, toda ajuda é bem vinda!
pfa1982
Posts: 59

POSTER_ID:60089

1

Send a message

Post by fpancheri
adriansinger wrote:
fpancheri wrote:
Adrian,

Não é que elas estavam lock e mudaram. O problema é que o default é unlock e todos os novatos (eu inclusive) criaram as ruas sem o cuidado de dar o lock.
Agora comprendi. Então a gente vai considerar essa opção.

Por enquanto, você pode pôr a idéia no uservoice para que a comunidade vote por ela:

https://waze.uservoice.com/admin/forums ... om-website
Valeu, Adrian. É sempre bom contar com sua ajuda. :-)
fpancheri
Posts: 33
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by mauricioiwata
Na verdade, pelo que li no FAQ e no Wiki do Waze a alteração de sentido acontece automaticamente baseado na quantidade de usuários que passa pela rua e isto acontece também em trechos locked, pois prevalece a informação captada pelo client.

Muito provavelmente este problema acontece pela imprecisão do GPS de alguns smartphones, existem alguns que não possuem um chip de GPS nativo e usam o A-GPS que têm uma precisão menor e acabam fazendo com que os usuários andem na contra-mão no client. Talvez aumentar um pouco a distância entre as vias possa ajudar, mas não tenho certeza....

Mauricio Iwata
mauricioiwata
Posts: 10
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by mauricioiwata
Adrian, não é isso que é informado no Wiki

http://www.waze.com/wiki/index.php/FAQ# ... rtouche.3F

What is a locked road in Cartouche?
As of 25-Aug-2010 per Dror
The lock feature - right now - does the following:
Disables any automated geometry changes - i.e. GPS tracks will no longer drag the road towards some average of all GPS tracks on a segment. Manual editing - in the cartouche - is still possible.
Disables any automated driving direction change - i.e. if you set the road as one way, even if someone drives the opposite way, it will remain one way. (This has some unlocking to it - if a lot of people drive the opposite way, or only the opposite way, eventually it will unlock)
Sets the routing to 'obey' the connectivity on the segment. That is, if a turn is not allowed (on the cartouche), usually the routing algorithm will give such a turn a penalty of x points and will try to avoid it, as much as possible. If the segment is locked, the penalty to make a turn against what is defined in the cartouche grows a lot, and the chances of getting a turn instruction that is against what has been defined is almost non existent.
Also asked was if this feature effect the permissions for anyone to edit a segment, and the answer was no.
mauricioiwata
Posts: 10
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by mauricioiwata
Adrian, também estou incomodado com um problema na região de São Bernardo do Campo, próximo à São Paulo, diversas ruas, junções, etc.... desapareceram ou foram totalmente deletadas por alguém.

Provavelmente vou ter de refazer a região, mas estou curioso em saber se foi um problema do mapa ou se foi desatenção de um usuário.

segue o Permalink de uma parte da área afetada.

http://world.waze.com/cartouche/?zoom=4 ... FFFFFFTTTT

Obrigado

Mauricio Iwata
mauricioiwata
Posts: 10
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by pfa1982
Dei uma olhada nessas vias, gabriel monteiro, faria lima e 9 de julho estão tristes, fiquei 2h arrumando e nem cheguei perto do necessario.
Reparei que tem muito request de turn not allowed em vias de duplo sentido separadas e q acabam ficando duas vias de duplo sentido.
Pra resolver isso, quem puder ajudar em deixar locked as vias de duplo sentido separadas será de grande ajuda, e repare q o voltar a deixar ela com um sentido as vezes o sentido dela muda. dai é so reverter o sentido.
pfa1982
Posts: 59
Send a message

Post by pfa1982
Carolina amaral, vi q vc respondeu um update meu, antigamente como geralmente eu q respondia os updates eu colocava so pra me lembrar, no caso coloquei osasco cotia, significa q ali tem a placa q indica a divisa de cidades, pq saber onde estao as divisas pelo cartouche é dureza, dai sempre q passo por uma placa indicando divisa eu mando pra facilitar a ediçao.
pfa1982
Posts: 59
Send a message

Post by pfa1982
Acho q tem a ver com o pessoal andando com a função de criar novas ruas onde ja está criado, tenho arrumado isso tambem e sei q só acontece nas ruas q nao estão locked, só nao sei pq saem tanto do lugar se os pontos de gps ficam agrupados perto da localização antiga.
Tenho dado locked em toda rua q edito, tem muitas junções se misturando e dão uma certa canseira arrumar, portanto dou locked logo pra evitar dor d cabeça.

Percebi q as principais causas de update por incorrect junctions nao está relacionada ao fato da rua ter permissoes de curva a mais, e sim pq uma via de 2 sentidos separadas estão ficando 2 vias de 2 sentidos.
pfa1982
Posts: 59
Send a message

Post by pfa1982
vitorluna wrote:Então Adrian, esses são alguns exemplos de junções que ficam saindo do lugar.

Existem muita em São Paulo que a todo instante estão se movendo e juntando avenidas umas sobre as outras, ruas que ficam tortas e que mudam de direção sozinhas, etc.

No primeiro link, um dos problemas que está ocorrendo muito, é o que está no "retorno". Nesse caso, a junção aparentemente se moveu fazendo com que a rua ficasse torta. É o que está ocorrendo muito aqui em São Paulo.

No segundo link temos uma mistura de junções que se movem e avenidas ou ruas que mudam de direção sozinhas. Veja como está o cruzamento das Avenidas do Estado e Tiradentes. As junções simplesmente se moveram e deixaram o cruzamento torto. Repare também que a Avenida Tiradentes simplesmente mudou a mão de direção de mão única (na faixa da esquerda) para mão dupla.

A todo instantes arrumo esses erros e eles voltam.

obs: toda vez sou o último a dar uma atualizada nessas ruas. Ninguém mexeu nelas.

Abraços!
e a funçao locked, ja testou? tenta dar locked em todas as envolvidas na junção.
pfa1982
Posts: 59
Send a message

Post by pfa1982
fpancheri wrote:Não é sobre SP, mas o que li aqui me deixou preocupado. Fiz Guarujá com imenso capricho, mas não dei lock em nenhuma rua. Elas vão deslocar?

Começo a perceber isso em Santos, que eu fiz bastante. Algumas junções estavam bem estranhas no mapa. Achei que tinha sido falta de atenção minha, mas pelo jeito não foi isso.

heheheh dá uma dor no coração, sei como é!! No começo ficava put.. achando q alguem modificou, depois reparei q nao eram modificadas por ninguem.
Moema tava quadriculadinha perfeitamente e hj ta tudo um ziguezague, tenho um monte de ajustes pra fazer em sampa e to sem tempo q arrumar vou ter q deixar essas coisas pra depois
pfa1982
Posts: 59
Send a message