Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Vamos divulgar o Waze!

Post by andrevieira
Pessoal, há pouco tempo conheci o Waze e comecei a utilizá-lo no Rio de Janeiro.
Gostei m-u-i-t-o da idéia, e acho que o futuro é esse.

Porém, pelo menos aqui no Rio, o mapa deixa muito a desejar...
Mas, isso me incentivou a me tornar um area manager aqui da cidade para contribuir mais.

No entanto, acho que precisamos divulgar mais o projeto!
Para nossos amigos, para a mídia!

Assim, mais pessoas usarão o Waze, e mais pessoas contribuirão com a edição online dos mapas!

Estou fazendo minha parte. Preparei um texto e enviei para vários sites hoje.
Olá, meu nome é André e gostaria de fazer uma sugestão de reportagem de tecnologia.
Espero que vocês possam ajudar a divulgar o projeto para que mais pessoas possam contribuir.
O texto abaixo foi escrito por mim com a intenção de explicar o funcionamento do programa e ajudá-los a compreendê-lo.

O Waze é um aplicativo de GPS Social para smartphones com sistema operacional Android, iOS (iPhone, iPad), Symbian e Windows Mobile.

O grande diferencial do Waze é que os usuários podem compartilhar informações sobre o trânsito em tempo real, assim como acidentes, blitz, perigo, engarrafamentos, entre outros.
Além disso, ele é um GPS veicular, ou seja, ele fornece rotas turn-by-turn (instrução por instrução) para o motorista chegar ao local desejado.

Funciona da seguinte maneira: o motorista entra no carro e deixa o programa aberto no smartphone. Conforme ele dirige, o Waze envia pela Internet informações sobre a velocidade da via em que ele está. Se a velocidade estiver baixa, ele vai "cobrindo" a via de vermelho por exemplo. Os outros usuários do Waze também podem ver essa informação na tela, e assim evitar o local.

Outra possibilidade é um acidente. Se o motorista com o Waze estiver preso em um engarrafamento, ele pode inclusive tirar uma foto do local e enviar pelo programa. Os outros "wazers" receberão essa informação na hora e visualizarão a foto.

Entretanto, os mapas são mantidos por usuários voluntários. Além disso, ele começou a ser usado a pouco tempo no Brasil. Por isso, o serviço ainda é precário, faltam várias ruas em diversas cidades, e algumas nem sequer começaram a ser mapeadas.

No entanto o Waze é inteligente. Mesmo que algumas ruas não tenham sido mapeadas, ou estejam mal desenhadas, conforme mais e mais pessoas dirigem com o Waze, o programa deduz possíveis ruas, aperfeiçoa a geometria daquelas já existentes, e corrige o sentido delas se preciso. Eu inclusive sou um administrador do Rio de Janeiro e dedico parte do meu tempo para mapear, conectar, nomear e corrigir ruas da cidade pelo site do Waze.

Ou seja, quanto mais pessoas utilizarem o Waze, mais inteligente ele fica, e mais pessoas voluntariamente se oferecem para contribuir com os mapas.

Sem contar a parte divertida do programa, que é a pontuação. Por exemplo, em ruas mapeadas nas quais ninguém dirigiu ainda, diversas pastilhas aparecem sobre elas, tipo Pacman, e o usuário que passar por ali "comerá" as pastilhas, ganhará pontos e subirá no ranking, sem falar que implicitamente estará ajudando ao Waze a saber o sentido daquela rua.
Além disso, algumas balas aparecem pela cidade com uma certa pontuação. O wazer que passar pelo local, ganhará a pontuação da bala.
Existem tabelas de pontuação com o ranking dos melhores usuários, e estão disponíveis no site e no programa. Eles ganham destaque e ícones especiais para se diferenciarem dos outros usuários.

Site oficial do Waze: http://world.waze.com/

Reportagem do Olhar Digital: http://olhardigital.uol.com.br/produtos ... martphone/

Artigo no Macworld Brasil: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/ ... r-caminho/

Artigo no blog de Rodrigo Toledo: http://www.rodrigostoledo.com/2010/01/w ... ws-mobile/

Artigo no blog Qualé Digital: http://www.qualedigital.com/blog/index. ... ps-social/

Obrigado pela atenção,
André Vieira.
Aqui estão os sites para os quais eu já enviei essa sugestão:
  • G1
  • Jornal Hoje
  • R7
  • Folha
  • Último Segundo
  • MacMagazine
  • Blog do iPhone
Vamos lá gente! Precisamos atrair mais pessoas!
Eu mesmo, se soubesse desse programa antes, já teria começado a usar e a contribuir a muito tempo.

Coloquem aqui também suas sugestões e idéias de como divulgar o projeto!

Obrigado pela atenção e vamos ao trabalho! :D
andrevieira
Posts: 8

POSTER_ID:1286507

1

Send a message

Post by adriansinger
Boa iniciativa! Só um comentário:
andrevieira wrote:Sem contar a parte divertida do programa, que é a pontuação. Por exemplo, em ruas mapeadas nas quais ninguém dirigiu ainda, diversas pastilhas aparecem sobre elas, tipo Pacman, e o usuário que passar por ali "comerá" as pastilhas, ganhará pontos e subirá no ranking, sem falar que implicitamente estará ajudando ao Waze a saber o sentido daquela rua.
Você não é representante oficial de waze e não tem que respeitar as nossas regras, mas a gente já recebeu carta de empresa de Pacman proibindo a gente o uso do termo por direitos de autor.

Abraço!
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5965
Has thanked: 450 times
Been thanked: 2111 times
Send a message
Adrián Singer
Emeritus Community Manager

adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5965
Has thanked: 450 times
Been thanked: 2111 times
Send a message
Adrián Singer
Emeritus Community Manager

Post by adriansinger
andrevieira wrote:Eeeeeee!!! O MacMagazine publicou um artigo seguindo minha sugestão!!! :D

http://macmagazine.com.br/2011/01/10/co ... ods-touch/

O artigo ficou ótimo e bem detalhado!
Que grande! muito bem!
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5965
Has thanked: 450 times
Been thanked: 2111 times
Send a message
Adrián Singer
Emeritus Community Manager

Post by adriansinger
andrevieira wrote:EEE! Mais um site, agora o G1! :D

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/ ... ativa.html

Só para lembrar, o G1 é um dos maiores e melhores sites de notícias do Brasil! Isso deve aumentar significativamente o número de usuários no país! \o/

E, embora, eu tenha falado com o autor sobre a restrição da marca Pac-man, parece que ele a utilizou mesmo assim. Espero que não gere problemas.
irado! a gente gostou muito! valeu andre!

Esperamos não gere problemas, mas agora não o problema não seria da gente mas da globo neh? ;)
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5965
Has thanked: 450 times
Been thanked: 2111 times
Send a message
Adrián Singer
Emeritus Community Manager

Post by alantiagofelipe
Um dia eu estava todo feliz quando ouvi a chamada de uma notícia no Jornal Hoje em que eles iam falar do uso do smartphone para driblar o transito ...

Sonhei que iriam falar do Waze ....

Mas não foi nada disso ... foi sobre o Twitter... mas nem citaram o nome do mesmo ... apenas falaram sobre atualizações que apareciam nesta rede social ... que eram enviadas por rádios, usuários .. etc

Foi a primeira vez que entrei em contato com o telefone da Globo e mandei um email também falando que utilizavam este aplicativo em algumas redes de tv mundo afora ...

Também cheguei a pedir para o Gizmodo ... e comentei nos comentários mas um dos usuários que respondeu não pareceu muito fã do Waze.

Espero tentar novamente assim que sair o base map.
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
antigerme, adorei a resposta que você mandou

eu bem queria ouvir um programa assim na rádio ... falando o que diz no oficial e o que diz no aplicativo

Claro que tem que saber usar o aplicativo também ... as vezes é uma aviso de congestionamento de 2 horas atrás que um usuário mandou ... ou que o aplicativo postou automaticamente porque alguém estacionou e não temos a opção de indicar isto no mesmo. Tem outra coisa também ... aquela história de ver 3 carros parados na esquina e querer postar como engarrafamento... (não sei se fazem isso pra ganhar ponto ... ou por falta de senso)

Mas isto de no horário de pico o mapa ficar cheio de balões é verdade... eu estou usando aqui em Brasília mas tenho editado mais pra SC, porque lá está faltando mais editores e eu conheço melhor que aqui.

:)
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by andrevieira
adriansinger wrote:Boa iniciativa! Só um comentário:
andrevieira wrote:Sem contar a parte divertida do programa, que é a pontuação. Por exemplo, em ruas mapeadas nas quais ninguém dirigiu ainda, diversas pastilhas aparecem sobre elas, tipo Pacman, e o usuário que passar por ali "comerá" as pastilhas, ganhará pontos e subirá no ranking, sem falar que implicitamente estará ajudando ao Waze a saber o sentido daquela rua.
Você não é representante oficial de waze e não tem que respeitar as nossas regras, mas a gente já recebeu carta de empresa de Pacman proibindo a gente o uso do termo por direitos de autor.

Abraço!
Hum, não sabia sobre sobre esse problema do Pacman. :oops:

De qualquer forma, acho que não quebrei nenhuma regra, certo?
Esse texto não foi, nem nunca será publicado em qualquer site.

Eu enviei esse texto para alguns sites como sugestão de reportagem/artigo, e expliquei com minhas palavras sobre o Waze, para que eles se interessassem.
Agora, se eles forem publicar algum artigo sobre o Waze, a própria equipe deles irá escrever.

Abraço.

EDIT: Só agora vi seu elogio antes do quote (distraído)... Obrigado!
andrevieira
Posts: 8
Send a message

Post by andrevieira
Eeeeeee!!! O MacMagazine publicou um artigo seguindo minha sugestão!!! :D

http://macmagazine.com.br/2011/01/10/co ... ods-touch/

O artigo ficou ótimo e bem detalhado!
andrevieira
Posts: 8
Send a message

Post by andrevieira
EEE! Mais um site, agora o G1! :D

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/ ... ativa.html

Só para lembrar, o G1 é um dos maiores e melhores sites de notícias do Brasil! Isso deve aumentar significativamente o número de usuários no país! \o/

E, embora, eu tenha falado com o autor sobre a restrição da marca Pac-man, parece que ele a utilizou mesmo assim. Espero que não gere problemas.
andrevieira
Posts: 8
Send a message