Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by camposenascimento
antigerme wrote:
camposenascimento wrote:Sim tenho grande interesse em organizar minha cidade natal, Marabá-PA e cidades vizinhas, no Waze, apesar de eu morar em Goiânia-GO...rsrsrsr. Estive há 3 semanas atrás na minha cidade e conheci 2 pessoas que me disseram que o Waze não prestava...tentei usar e não deu certo mesmo...quando roteava...roteava errado...tenho um amigo engenheiro da Comp. Vale do Rio Doce e ele me disse que ele e um outro companheiro de trabalho já tinham tentando usar o Waze no Pará, mas não funcionava. Ao retornar a Goiânia, fui dar uma olhada nos mapas, estavam em grande parte com as "setas" bloqueadas, sentidos errados...etc...estou desde a semana passada corrigindo o fluxo das vias, liberando as mesmas e mapeando caminhos que levam as olarias, balneários, vilas etc. Segundo a Wikipedia "Hoje Marabá é um grande entroncamento logístico, interligada por cinco rodovias ao território nacional, por via aérea, ferroviária e fluvial. O município de Marabá tem uma área de 15.092,268 km²4 . Sua expansão urbana e rural se define pelos grandes acidentes geográficos presentes em todo o território do município. A área urbana do município corresponde somente por cerca de 0,20% da área total do mesmo ou 29,97 km².62" pra você ter noção o tanto de estrada de terra que tem por lá...e nas cidades poucos bairros são asfaltados.
Desculpe o livro que escrevi, mas foi só pra justificar o "porquê" de meu interesse em mapear a região. :D
Você já é AM. Pede lá no formulário de AM que quer expandir para esta área.

Sobre deixa como rua ou terra, desculpe pela minha resposta confusa. Se a via é de terra, deixa como terra mesmo.

A opção "evitar via de terra (todas/mais longas)" no app existe para a pessoa ter a opção de escolher se quer usar vias de terra ou não.
Valeu André...muito obrigado.
camposenascimento
Posts: 130
Has thanked: 138 times
Been thanked: 24 times
Send a message

Post by camposenascimento
canetafina wrote:
rromarj wrote:Galera, procurei no fórum mas não encontrei. Uma pista lateral, classificada com Service Road, deve ter o sufixo " - pista lateral" no nome da avenida? Acredito que não mas, como sou novo, quero confirmar pra não fazer besteira! Já fiz diversas alterações mas muitas delas simples, agora quero ficar mais "profissional" no ramo mas sem sair fazendo um monte de besteiras por aí...

Segue exemplo da avenida que estou trabalhando (passo diariamente por lá):
https://world.waze.com/editor/?lon=-43. ... =155048763
Opa

Vc disse uma coisa importante, "perguntar antes de mexer". E digo mais, onde está sem problema, não se deve mexer. ;)
A lateral pode ser nomeada com o "Pista Lateral" no final, pois não é recomendado que as duas tenha o mesmo nome, sendo de mesmo sentido. A finalidade principal disto é diferenciar da central proporcionando instruções mais claras durante a navegação.
Aproveitando, a numeração das casas devem ser inseridas nesta lateral e não na central.
Não sei se observou, mas quase todas as rodovias que cortam a capital RJ tem o "Pista Lateral". Algumas "Principais", como a Av. Pres. Vargas tb tem sua "Pista Lateral". Um detalhe, as pistas do meio são nomeadas com o "Pista Central", pois gerava confusão no local.
Ainda não revisei a Aberlado Bueno, mas solicito que não altere os nomes, atente mais na atualização do mapeamento, se está de acordo, pois o local está em obras e com desvios, já que vc passa sempre pelo local, fica mais fácil corrigir isto. Passei por lá na Bienal e mais recentemente no Rock in Rio, está complicado as coisas por ali.
Outra coisa, provavelmente, a categorização da pista lateral será alterada.
Aproveite para acessar este post, tem informações úteis. ;)

Abraço.
Fala Guto beleza? Esta explicação de se colocar na via lateral "pista lateral" no final se aplica para este caso aqui?: https://www.waze.com/editor/?env=row&lo ... =157413732 Valeu, Abcs.
camposenascimento
Posts: 130
Has thanked: 138 times
Been thanked: 24 times
Send a message

Post by camposenascimento
canetafina wrote: Opa

Sim, aplica a este caso. Acrescente ao nome da pista paralela o "Pista Lateral". Entretanto, cada caso um caso, de modo geral é isto, se tem uma paralela com o mesmo nome, vc precisa diferenciá-la da principal. Em alguns casos, se faz necessário que a pista principal receba um "Pista Central" ou um "Pista Expressa", etc. Porque digo isto, tem situações em que há conversões que podem ser feitas para principal ou sua lateral partindo do mesmo acesso, com isto é adequado que o motorista receba a instrução, por exemplo, "Vire na Av. Tal - Pista Central" ou, dependendo, "Vire na Av. Tal - Pista Lateral", com isto ele consegue diferenciar com mais certeza. Veja um exemplo aqui.
Um outro caso é a situação do "Pista Direita" e "Pista Esquerda", em alguns casos, também, se faz necessário para ter a instrução adequada ao convergir partindo de um mesmo acesso, veja um exemplo. Neste exemplo se ele virar e não pegar a pista correta vai para o lado oposto da rota. Nomeando como está, ele recebe a instrução antecipada ao virar na R. do Lavradio de qual pista pegar.
No primeiro caso, não insira o numero das casas na principal e sim na sua lateral, pois é ela que dará o acesso ao endereço.

Abraço.
Guto no permalink: "Veja um exemplo aqui" ficou sobre o mapa geral de Goiânia. Mas desde já te agradeço, captei a mensagem. Vamos ficar atento a estes casos. Abcs. ;)
camposenascimento
Posts: 130
Has thanked: 138 times
Been thanked: 24 times
Send a message

Post by canetafina
alexnrocha wrote:Um enorme aprendizado essa thread. :D Não entendi muito bem a questão da Raquel pronunciar incorettamenta ou não acentos. Existe algum padrão para usar em acentuação na categorização, ou apenas no teste do sintetizador de voz dela?
As palavras devem ser acentuadas, normalmente, para que o TTS pronuncie corretamente, caso isso não ocorra, pode ser algum erro no arquivo tts (talvez alguma string com erro de grafia).
Ex.: se escrever "Tunel" sem acento, o TTS pronunciará "Tunéo".

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
marxmr wrote:Pois é. Eu coloco tudo abreviado por onde vou editando, mas um AM da cidade que nasci disse pra não abreviar nada que esse era o padrão.

Interessante que marcar estacionamento de condomínio e criar as vias internas pode!
Bom, como André falou é a "a gosto do freguês". Entretanto, com o novo recurso do waze, explicado pela Regina, onde aparecem os nomes das ruas na rota, a abreviatura seria um bom padrão para ser adotado. Portanto, converse com ele para chegarem a um consenso, considerando o novo recurso e a recomendação da wiki. O que não pode é um modificando a alteração do outro :D
Sobre outras questões, lembre-o das orientações da wiki, ela sempre está em atualização. :)

Boa sorte!

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote:Pessoal, como "saber" que a via precisa ser duplicada ? tipo, ao invés de uma Primary Street com o tributo de two way, colocar uma pista indo, e uma pista voltando ?

Tem uma Av. aqui, que ainda ta com nome de Rua, e a anos já transformaram em avenida e tal, tem alguma regra quanto a isso ?
Opa

Esse link vai te ajudar também:
http://www.waze.com/wiki/index.php/As_m ... o_dupla.3F

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote: Foda, eu pesquiso, leio o fórum, pergunto aos experts, e pelo que vi no wiki, a via de maneira alguma precisava ser duplicada no mapa, ai vem um novato, que nem MP no fórum lê (pois eu ja tinha enviado de umas coisas erradas que ele tinha feito), e duplica a via uahuaaua

ta aqui o permalink https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... =183330128 , é a Av. Antonio da Rocha Viana, ela tem apenas um palmo de concreto separando as vias, e tava bem funcional depois que eu verifiquei ela inteira, arrumando certinho as ruas paralelas, qual era proibido entrar, qual não era e tal. Ai vem o cara, duplica a parada, e nem arruma nada euaheuae.

e meu nome é Renato uahuaa, o nick é dnlld, pois sempre uso donalld, mas ja tinha registrado, ai tirei a vogais :D
Estranho, quando vejo a área do permalink, observo que não está duplicada, mas quando coloco zoom, vejo a via duplicada mas com uma via no meio com sentido duplo sem mostrar o traçado do segmento, editada no dia 13.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote: Exato, esse Jonathassilva fez a pista da esquerda (na visão de cima do mapa), e deixou a outra via como mão dupla, antes ela era uma unica via no mapa, mas mão dupla, e ele traçava umas rotas estranhas, mas era devido as permissões de ruas paralelas estavam meio loucas, ai arrumei uma por uma.

Estava funcionando tudo certo, ai agora não sei o que ele fez, pra deixar isso bugado assim auhaua
Não sei, mas a maneira como colocou aqueles segmentos, de algum jeito deu uma "bugada". Não sei, ainda, se tem haver com o WME, mas seria bom fazer a correção deixando somente a via única sentido duplo. Desse jeito, ir pro client, vai 'pipocar" erros.
Ah, acho que é o caso por um lock ali, nivel 3+.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote: Certo, antes ela tava bem certinha que eu tinha editado ela toda, uma unica via, mão dupla, permissões de entrar nas ruas paralelas toda certinhas!

O que eu faço então, deleto a duplicada, coloco novamente uma via normal, e te aviso pra dar o lock ?
Isso, corrige como falou, deletando a duplicada, voltando para o que era, uma unica via, mão dupla.
Como o editor que duplicou não se manifesta, seria bom por o lock, mas já tentou entrar em contato com o AM do local? É o jalbertoacbr.
Corrige então, qualquer coisa a gente põe o lock lá sem problema.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote:Ta tenso aqui, essa via não sei se bugou sozinha, ou o novato que fez alguma loucura nela, to tentando "desduplicar" a via conforme venho falando nos ultimos posts, e não consigo deletar a via, sempre dando aquele erro na hora de Salvar =/

Algum expert tem poderes pra me ajudar aqui ? permalink: https://world.waze.com/editor/?zoom=7&l ... =193893010
Opa

Aguarde um pouco que o editor de mapas está passando por um problema. Já estão resolvendo.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto