Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by canetafina
Djonathandebus wrote:Como faço para acrescentar o nome da rua onde moro no mapa uma vez que nele a rua esta sem nome?
Seja bem-vindo ao fórum! :)

Utilizando como base a Wiki, em Perguntas Frequentes:
Faça o login no WME e localize a área que queira editar. Detalhe, vc deve ter dirigido pelo local para que fique disponível a edição. Selecione o segmento e, no lado esquerdo, ajuste a categoria da via, seu nome, cidade e direção. Vc deve confirmar sua conectividade com outras vias para permitir ao Waze utilizar esta rua corretamente para o roteamento. No mínimo, vc deveria confirmar as direções da via e conecta-la a outra via.

Importante: antes de editar o segmento, dê uma lida aqui também. :)
Acesse, também, este post, pois irá ajudá-lo nas edições.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Last edited by canetafina on Thu Apr 11, 2013 11:27 pm, edited 1 time in total.
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote:Aos mais experientes, alguma maneira de simplificar essa conexão de vias aqui ? tentei deixar o mais simples e funcional possível, queria comentários dos mais experientes ae.
https://world.waze.com/editor/?lon=-67. ... =198502671
Opa

O simples tem que ser funcional. Fica complicado explicar como mapear de uma forma funcional, mas dê uma olhada e veja se atende. Guiei-me pelos GPS point, a rota ali estava quebrada, por conta da simplicidade. A ramp ali, poderia ser street.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
amfadel wrote:Esse é um caso de que a ramp deveria ser street. Não-conector. heheheh Não? rs
Pois é, também acho, mas isso ainda está em discussão. :D
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote: Certo, entendi, mas agora fiquei na dúvida, por que usou Ramp ? pelo que entendi de Ramps lendo a wiki, aqui na cidade não existe nenhuma, não é melhor deixar como Street como o amfadel disse?
Sim, pode deixar como "Street", consideremos conectada diretamente, de qualquer modo a instrução será "Saia...". Se essa street (Est. do Amapa) fosse uma MiH, seria recomendado por como ramp.

P.S.: A rampa foi por conta disto: "Também são utilizadas quando qualquer via da categoria Streets (Primary Street, Street ou Service Road) ou Parking Roads se conecta a uma rodovia (categoria Highways). Em ambos os casos a utilização independe do nível entre as duas vias, ou seja, conexões em nível nos casos acima são caracterizadas como rampas. Não é necessária a existência de uma rampa física (desnível entre vias)."
Entretanto, isto ainda está sendo discutido.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
dnlld wrote:https://world.waze.com/editor/?zoom=6&l ... =197950437

Essa via, ando sempre por ela, ela está duplicada desde que comecei usar o waze, mas agora com um pouco mais de experiência, eu tenho vontade de "desduplicar" ela, já que o que distancia uma via da outra, é um pedaço de concreto de uns 40 ou 50cm, e no aplicativo do celular, fica aquela via grossa e estranha, pois não tem distancia suficiente pra aparecer as duas vias.

O que acham ? é correto eu fazer isso, ou deixa assim mesmo ?
Opa

O que acontece Renato.
Creio que quando foi feito o mapeamento desta rodovia , provavelmente, o editor a categorizou como MaH devido a seguinte característica para ser duplicada, informado na wiki: "Seja uma rodovia federal ou estadual de pista dupla, usando os tipos Major Highway ou Freeway". Entretanto, depois foi categorizada para MiH por passar por um pequeno trecho urbano. Apesar de ser categorizada como MiH, o porte dela é de MaH.
Há uma outra recomendação na wiki que é: "Procure evitar vias que ficam saltando entre divididas e unidas. Por exemplo, se a maioria da via é claramente dividida e somente poucas partes poderiam ser consideradas uma via única de mão dupla, considere mantê-la toda dividida. O contrário também vale." Portanto o trecho que informou, poderia até fica como "desduplicado", porém, o editor da época optou deixar tudo dividido, talvez seguindo a recomendação.
Outra coisa, a simplicidade prevalece, desde que não atrapalhe a funcionalidade.
Vc deve verificar o seguinte, se existem erros reportados por usuários com a seguintes reclamações: ícone do carro ficar pulando entre as vias e instruções incorretas ou confusas devido "complexividade desnecessária nas mesmas e em seus cruzamentos". Daí faria, imediatamente, a "desduplicação".
O processo, tanto de unir como de desunir, é complicado e sujeito a erros de edição, por isso é importante pensar muito antes de realizar tal edição.
Portanto, se esta funcionando tudo de acordo, deixe para "desduplicar" quando toda região estiver devidamente mapeada, mas é claro, tem que haver um consenso entre os editores, mas no caso com o único AM da região.
Uma outra coisa que podemos levar em consideração é que quando o novo algorítimo estiver em produção, provavelmente, não precisaremos mais classificar as F e MaH como MiH em trecho urbano, para compensar o problema de "sugação", daí esse trecho poderá ser categorizado como MaH, atendendo o consenso informado na wiki sobre duplicar por ser rodovia de pista dupla nos dois sentidos.
No final das contas, cada caso um caso. :)

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
odrande wrote:Uma dúvida. O waze traça rota de preferencia, pra uma Primary, do que Street, claro, tirando o transito, correto? Então posso qualificar uma Primary, aquela rua de uma via soh ( nao eh avenida ) que passa mtos carros e eh sempre a preferencial, correto?

Ela n pode ser tratada como uma Street, pq ao meu ver, várias Streets não são preferenciais, acarretando uma rota nao mais veloz, correto?

Eu vi isso hoje, traçando uma rota da academia pra minha casa. Em vez de continuar reto, e pegar uma rua rapida, mas dentro da cidade, com apenas uma via ( nao eh avenida ), que eh classifcada como Street no map editor, fez eu pegar outra rua "Street" que nem preferencial era. ( Tinha que parar toda esquina).

Sera que consegui explicar direito? Entenderam? hehehehe, Uma semana de edicao e ja to lapidando minha cidade kkkkk :lol: Meu mestre eh o alexrocha, que inclusive me aconselhou perguntar tudo sempre por aki, pq pode ser a duvida de outras pessoas :) ( mas acho q ele disse isso, mais pra eu nao ficar enchendo o saco dele toda hora ) hahahahahahahahhaha
Opa

Mande o permalink onde estão as duas streets para verificar se tem algum erro de edição, entre outras coisas.
De modo geral, deve ser analisado se esta "street preferencial" é de um porte/importância para que possa subir na categorização. Vale a informação da wiki sobre PS: "Estas são as principais ruas ou avenidas em áreas urbanas e suburbanas, de uso intenso, normalmente liga bairros e formam a malha principal de circulação da cidade." Entretanto, algumas das vezes, tem que verificar caso a caso. Temos que ter cuidado em categorizar corretamente, baseando-se no algorítimo de roteamento, ou seja, de como o waze calcula as rotas, tendo como informação os dados históricos/reais e não em criar rotas artificias, alterando categorização.
As vezes, por questões internas do sistema, o waze calculou que a "street preferencial" estava mais lenta, devido a uma consulta, digamos equivocada aos dados históricos/reais e, concluiu que uma outra street seria uma opção, isso as vezes acontece. Sugiro deixar como está, teste mais vezes e verifique se o waze sempre o tira desta "street preferencial".

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
oobservador wrote:Amigos, Bom dia!

Estou com uma dúvida chata. Quando não sabemos se uma conversão é proibida ou permitida e não existe histórico no waze quanto a isso, é melhor deixarmos a conversão autorizada ou não?

Obrigado!
Opa

Depende, tem UR ou MP?
Com isto, vc pode extrair informações sobre a conversão se é ou não permitida. Não é recomendado alterar permissões sem conhecimento do local ou sem informações de GPS points ou UR/MP.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
oobservador wrote:Fala Guto!

Na realidade eu estou criando alguns bairros do zero em algumas cidades do interior do Ceará, então, realmente, não nem MP e nem UR. :/

O meu procedimento, até agora, era deixar todas as conversões permitidas. Isso é errado?
Opa

Ah tá. Cidade do interior, mapeadas do zero, sem dados, recomenda-se deixar permitidas as conversões.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
alexnrocha wrote:
canetafina wrote: Ah tá. Cidade do interior, mapeadas do zero, sem dados, recomenda-se deixar permitidas as conversões.
Você fala hard ou soft? Estou deixando soft
quando não conheço a área, não existe registro de pontos de GPS ou os segmentos são do baseline.
Deixo soft quando a cidade do interior já está mapeada pelo basemap, mas não é possível ainda definir as direções. Normalmente, cidades só com basemap, faço acertos na geometria somente. Agora, se foi mapeada por outro editor, mas está "largada", tento verificar as permissões pelo GPS points, não conseguindo, deixo soft.
Quando é do zero, libero as permissões, pois só mapeio quando tem imagens de satélite nítidas, nas quais posso avaliar, visualmente, o tipo de rua, a capacidade, etc. Geralmente, as cidades do interior, as ruas são de mão duplas. Claro que não é regra, na dúvida, neste caso, deixo soft também.
No final das contas, cada caso é um caso, mas nunca mexo em permissões de segmentos, em cidades que já tem o mínimo de assistência por um editor, pois se não tenho certeza, não altero.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
olavog wrote:Em Ribeirão Preto há duas MaH que adentram a cidade.

A primeira https://world.waze.com/editor/?zoom=2&l ... TTTTTTTTFT é oficialmente uma estrada estadual, apesar do nome AVENIDA dos Bandeirantes, e pega pouco tráfego local. Então eu deixaria como MaH mesmo.
Opa

Sim, neste caso está, adequadamente, categorizada. Entretanto, na nomenclatura está faltando o prefixo. Na verdade, naquela área todas os trechos de rodovias têm algum tipo de problema, principalmente, na nomenclatura. Ah, têm estradas de terra categorizadas como "MiH". Acho que tem que dar uma geral ali.
Já a segunda https://world.waze.com/editor/?zoom=3&l ... TTTTTTTTFT apesar de não ser uma rodovia oficial, tem o nome VIA e se comporta como tal (tem ruas laterais, acessos inclinados tipo rampas de freeways). Pega tráfego local (Shopping, hipermercado...) mas flui muito bem por ser bem larga. É o caso de mudar para MiH por ser trecho urbano? Sei que no geral esta é a indicação e que também está em discussão. Como sou novo aqui, queria saber opiniões sobre este caso :)
Valeu!
Bom, esta MaH, não sendo rodovia, poderia até ser categorizada como PS sem problema, ao invés de MiH, pois como está, suga o tráfego para ela.
O Trevo Waldo Adalberto Da Silveira está categorizado como MiH, indevidamente, como é um retorno de MaHs, deveria ser MaH.
Sei não, mas aquelas MaH, poderiam ser MiH, pois tem acessos suficientes para sugar o tráfego naquele trecho urbano. Não pude avaliar direito, pois o WME está lento. Acho que carece de uma avaliação mais aprimorada.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto