Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by finesko
Caros,

Arrisquei-me a editar o Wiki sobre as malditas mini-rotatórias. Vejam o que acham do "testículo" (um pequeno texto, não pensem besteira :lol: :lol: ):
Mini-rotatórias

Segundo a CET de SP, em sua Nota Técnica 78 de 1981 (NT 078/82), "a mini rotatória é um círculo, com raio não inferior a um metro, pintado no centro de um cruzamento. Tem como função principal diminuir o número de conflitos existentes em interseções com baixa intensidade de tráfego e elevado índice de acidentes, reduzindo a velocidade das aproximações e ordenando as conversões. Esse dispositivo teve suas primeiras experiências desenvolvidas na Inglaterra, em interseções onde a definição de preferencial feita por sinalização horizontal e vertical, ou até mesmo semafórica, não atingia o efeito de segurança desejado."

Geralmente encontram-se em cruzamentos de quatro vias perpendiculares com esquinas retas, não seguindo o contorno circular. Nestes casos, é recomendado que não sejam utilizadas as rotatórias do Waze.

De uma forma geral, o uso de rotatórias no mapa do Waze onde existem mini-rotatórias nas vias causa confusão e excesso de instruções ao motorista.

Quando não deve ser usada uma rotatória no mapa do Waze:
- No entroncamento de 4 vias perpendiculares;
- Quando a rotatória for de pequeno diâmetro;
- Quando o cruzamento não tem um contorno circular;
- Quando houver uma via principal cruzando pelo centro da rotatória. Neste caso, devem ser usadas vias simples para o contorno.

Quando deve ser usada uma rotatória:
- Quando o tamanho da rotatória é grande a ponto de causar erros de localização de GPS por achar que o veículo está fora da via;
- Quando o cruzamento for muito irregular e um simples cruzamento causaria confusão ao condutor.
O wiki está aqui https://www.waze.com/wiki/Manual_de_edi ... .C3.B3rias, mais bem formatado.

Palpites e opiniões são benvindas na minha primeira tentativa no Wiki.

Só faltaram as imagens. Como coloco imagens no Wiki?

Abraço,
John
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
olavog wrote:Esse Finesko tá gozadinho, ne?
Por favor, não pense besteira :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol:
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
antigerme wrote: Só não gostei dos 2 itens em negrito.

1 - O Waze tem a instrução TTS para vias perpendiculares, ele fala: "na rotatória, siga direto", na "rotatória saia a esquerda". :P
2 - Tem muita rotatória desengonçada mas com toda a sinalização de rotatória.
Bons pontos!

Essa melhora das instruções do Waze são realmente boas, para falar siga direto ou vire à esquerda. O problema é quando você anda por ruas longas com uma rotatória em cada esquina. É um verdadeiro porre. Minha idéia com isso é que, em ruas de bairro não devem ser marcadas as rotatórias.

Um bom exemplo é a Marechal Deodoro em São Paulo: https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... TTTTFTTTTT. Todas essas esquinas não deviam ser rotatórias.

Então como podemos definir isso: "Entroncamento de 4 vias pequenas, de uma só faixa em cada direção, perpendiculares"?

Seu segunto ponto também é bom. Estou pensando novamente em caracterizar o que é uma mini-rotatória. Novamente pelo permalink acima, pode-se ver que as ruas ao redor são retas como qualquer cruzamento normal. É diferente disso: https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... TTTTFTTTTT, onde as calçadas também são redondas. Sacou?

Acho que concordamos que mini-rotatórias devem ser banidas dos mapas, não? A questão é como definir bem o que é uma mini rotatória. Certo?
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Caros,

7m acho pouco ainda como regra geral. Vejam o exemplo.

A maioria das mini rotatórias tem entre 6 e 8 m de diâmetro. Mas mesmo assim, se for ruazinha de bairro, 4 perpendiculares, acho melhor e mais claro não falar nada.

Já pensei nos problemas dos retornos. Até por isso deixei essa aqui: https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... TTTTFTTTTT porque muita gente usa para voltar à Av. Morumbi.

E se a regra for 10 metros, com direito a excessões?

John
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
Attachments
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Caros,

Acho que são dois pontos aqui. Um ponto é o lado técnico do Waze não gostar de trechos muito curtos. O outro é um lado da experiência do motorista. Estou mais olhando esse ponto do motorista.

Essas mini-rotatórias são muito chatas. Em Sampa, pelo menos, tem várias ruas de bairro com rotatórias em cada esquina e é muito chato o constante "siga em frente". Além de chto, é inútil. Basta um "vire à direita ou esquerda" quando precisar.Via de regra, nenhuma rotatória com menos de 10m precisa ser sinalizada como tal. Rotatórias como do Arco do Triumfo em Paris até podem ser rotatórias, mas essas bolotas que usam aqui não.

Sou a favor de eliminar rotatórias com menos de 10 metros, a não ser que a situação exija por clareza.

Com menos de 10 metros, o Waze não dá erro quando se usa um cruzamento simples. Pelo contrário: já vi muito erro onde havia uma rotatória no mapa mas o Waze achou que o cara foi pela contra-mão, de tão pequena que era a rotatória.

Convenci alguém??
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
antigerme wrote: Mas o TTS fala a mesma coisa.
Sendo mais claro... o TTS fala "siga em frente" em uma rotatória mas nada em um cruzamento simples. Meu ponto é que em mini-rotatórias não precisa falar nada mesmo, como se fosse cruzamento simples. Só precisa avisar se for sair para um dos lados.
antigerme wrote: Eu voto em não matar rotas.
Quantas rotas estaremos matando? Só aquelas em que o cara estiver indo na direção errada e precisar dar meia volta justamente onde há uma mini-rotatória? Vou chutar que isso deve acontecer umas 3 vezes por ano? :lol: O resto continua igual.
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Ai ai... estou em minoria...

Então como ficamos? Mínimo de 7 metros?
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Por mim tá batido. Mais alguém? Dou-lhe uma, dou-lhe duas...
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Boa! Gostei.
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór