Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by antigerme
alantiagofelipe wrote:Bem, eu vou continuar esta conversa neste post que parece que está mais aquecido ;)

http://world.waze.com/forum/viewtopic.php?f=60&t=16827
Está mesmo!! :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by cristianofurtadoba
Morgade,

Acho que esta havendo um grande equivoco na situação. vamos la, aqui somos todos adultos pais de familias e ninguem é vandalo. Eu entrei aqui ja faz mais de dois meses e praticamente passo todos os meus dias gastando a minha banda, o meu tempo que é super precioso, minha internet ajudando no waze por ser militante de softwar elivre a 13 anos. Eu tentei marcar várias vezes reuniões entre os managers daqui de salvador e em nenhum momento isso aconteceu. Como você, eu sou pai de familia muito ocupado porem eu me sinto na obrigação de ver coisas feitas em GPL crescerem. Bom o André Felicio não é nenhum vandalo, nenhum vagabundo, e foi convidado por mim para mapear a area de lauro de freitas. Eu tentei auxilia-lo baseado no que o cris (frances) tem me passado. Se o Andre errou é normal porque em nenhum momento foi treinado para fazer. Ele tem perguntado para mim e outros admins e simplesmente somente eu tenho o respondido e inclusive falado com ele por telefone. Somente deixando uma coisa clara, eu tenho 3 gps no meu aparelho NDRVE e SIG (PAGOS) e o Waze gratuito. Eu deixo de utilizar os gps que paguei para ajudar aqui. O Andre segue a mesma linha passando horas e horas se dedicando ao waze. Então peço que você retire a palavra vandalo pois é muito pesado para ser utilizado com um ser humando que so quiz ajudar. Caso ele tenha errado ajude não critique e o waze é comunitário não foi feito somente para você caso queira largar o problema é seu pois outros virão para ajudar. Pense na atitude que teve certo? A sim eu sou engenheiro, pai de um filho, sou palestrante, ministro cursos, dou aula em faculdades... Por que disse tudo isso? Por que tanto o Andre, eu e outros que ajudam ao waze não são vagabundos. Bom Dia. Se quizer marcar um dia do seu tempo para sentar com o andre, eu e outros que ajudam ao waze marque meu celular é esse 87822230.
cristianofurtadoba
Posts: 56
Send a message

Post by cristianofurtadoba
Peço que faca uma area e mande para os managers. ja sera de grande ajuda para todos nós e inclusive os que vão chegando para ajudar. Creio que estamos todos ajudando é pró de nós mesmos.
cristianofurtadoba
Posts: 56
Send a message

Post by cristianofurtadoba
Morgade,

vamos esperar os outros 3 darem a sua opinião e inclsuive criarmos uma area com esses informacoes. no wiki mesmo.
cristianofurtadoba
Posts: 56
Send a message

Post by cristianofurtadoba
Vejo somente que é questão de acertos. Como disse todos nós queremos a vida longa para o waze. O seu lucasslf e o meu trabalho esta ruim é??? kkkkkkk veja la a cidade baixa como esta. Praticamente totalmente catalogada. Ja passei inclsuive para suburbana, comércio e san martins. Dê uma olhada. Abraços.
cristianofurtadoba
Posts: 56
Send a message

Post by fabionaka
Justamente li o post inteiro com a discussão e fique me perguntando pq não usam o código de transito brasileiro com as definiçoes de vias dali em vez de ficar discutindo se uma é freeway ou não :D

fico preocupado somente com a padronização da nomeclatura de cidades, ja que sou AM mas por ex. brasília esta uma bagunça.
fabionaka
Posts: 3
Send a message
Fábio Nakatani
Area Manager: Brasília - DF / Luziânia - GO

Post by hebermc
MarcL20 wrote:O problema é que precisamos encontrar um meio de converter o código brasileiro para o sistema Waze. Querendo ou não, o sistema Waze é internacional e não sabemos como ele calcula as rotas, em relação a prioridades pela definição.
Esse é o ponto fundamental, precisamos conversar com os desenvolvedores do Waze para saber como cada tipo de rua vai afetar a escolha de roteamento.
hebermc
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1651
Has thanked: 340 times
Been thanked: 582 times
Send a message

Post by leolyra
cristianofurtadoba wrote:Morgade,

Acho que esta havendo um grande equivoco na situação. vamos la, aqui somos todos adultos pais de familias e ninguem é vandalo. Eu entrei aqui ja faz mais de dois meses e praticamente passo todos os meus dias gastando a minha banda, o meu tempo que é super precioso, minha internet ajudando no waze por ser militante de softwar elivre a 13 anos. Eu tentei marcar várias vezes reuniões entre os managers daqui de salvador e em nenhum momento isso aconteceu. Como você, eu sou pai de familia muito ocupado porem eu me sinto na obrigação de ver coisas feitas em GPL crescerem. Bom o André Felicio não é nenhum vandalo, nenhum vagabundo, e foi convidado por mim para mapear a area de lauro de freitas. Eu tentei auxilia-lo baseado no que o cris (frances) tem me passado. Se o Andre errou é normal porque em nenhum momento foi treinado para fazer. Ele tem perguntado para mim e outros admins e simplesmente somente eu tenho o respondido e inclusive falado com ele por telefone. Somente deixando uma coisa clara, eu tenho 3 gps no meu aparelho NDRVE e SIG (PAGOS) e o Waze gratuito. Eu deixo de utilizar os gps que paguei para ajudar aqui. O Andre segue a mesma linha passando horas e horas se dedicando ao waze. Então peço que você retire a palavra vandalo pois é muito pesado para ser utilizado com um ser humando que so quiz ajudar. Caso ele tenha errado ajude não critique e o waze é comunitário não foi feito somente para você caso queira largar o problema é seu pois outros virão para ajudar. Pense na atitude que teve certo? A sim eu sou engenheiro, pai de um filho, sou palestrante, ministro cursos, dou aula em faculdades... Por que disse tudo isso? Por que tanto o Andre, eu e outros que ajudam ao waze não são vagabundos. Bom Dia. Se quizer marcar um dia do seu tempo para sentar com o andre, eu e outros que ajudam ao waze marque meu celular é esse 87822230.
cristianofurtadoba,

Concordo com sua sugestão de marcar uma reunião dos area managers de Salvador para unificar e padronizar conhecimento. pode contar comigo.
leolyra
Posts: 7
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by lucasslf
Não é questão de vagabundagem nem vandalismo, nem de quanto filhos temos ou com o que trabalhamos. Eu, por exemplo, sou analista de sistemas e trabalho com sistemas de informações geográficas, mas não acho que isso importe em nada. Acho que não devemos levar para o lado pessoal. Mas também, não é legal sair alterando um monte de ruas que já estão estáveis, sem consultar outras pessoas nem olhar outras cidades. Fazendo isso, vc está mexendo em horas de trabalho de outras pessoas que também são voluntárias e gastaram seu tempo pessoal fazendo isso. E sei que Morgade é muito criterioso nas suas edições, pois o conheço pessoalmente.
Das alterações, a única que eu concordo completamente é que a paralela, apesar dos semáforos e entradas na esquerda, poderia ser uma Major Highway... Para se basear, é legal olhar o mapa de outras cidades do Brasil...
A quantidade de pistas não indica se é uma Rua ou Highway ou Freeway... O principal para entender a classificação é saber que Highways são vias expressas. Uma Primary Street pode ser uma via rápida, também, com muitas faixas e muito movimentada, como a ACM. Porém, a ACM não é expressa, pois tem diversos cruzamentos e semáforos, os pontos de ônibus não tem recuo etc. A Magalhães Neto até poderia ser uma Minor Highway porém, eu pessoalmente acho uma via muito curta pra ser considerada uma via expressa.
Daí, uma vez que consideramentos que uma via é expressa, a classificação de Minor, Major ou Freeway é que se deve ao número de pistas, porém, outros fatores devem ser considerados tbm.
A Av. Manoel Dias da Silva não tem como ser uma Major Highway tendo um cruzamento com semáforo a cada 100 metros. Nem Minor. Não dá. Mesmo tendo 4 pistas. Em SP, por exemplo, nem a marginal tietê é Major Highway. No Rio, a perimetral, por exemplo, que é elevada, com velocidade máxima de 90Km/h, só acessada por rampas, sem cruzamento ou semáforo, está como Minor Highway. A Av. Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, tem diversas pistas, mas não pode ser considerada uma Highway, o trânsito é lento, tem vários cruzamentos e semáforos também. A orla, com boa vontade, poderia até ser considerada uma Minor, de repente, porém, ela é uma via com diversos semáforos, então, não acho uma boa idéia. A única Highway de verdade que temos em Salvador é a Luís Eduardo Magalhães e, mesmo assim, bem tosquinha, não tem via marginal, tem retornos que saem na esquerda e por aí vai.
Temos que lembrar também, que o navegador do waze, traça as rotas dando preferência para Highways... isso é importante na hora de classificar as vias.
Acho que o Antigerme vem fazendo um trabalho excepcional em Lauro de Freitas etc. Muito bom mesmo. Mas, pessoal, quando forem alterar algo que já está feito e não apresenta map problems, sugiro que postem aqui no fórum para discussão e opiniões. Com certeza é chateante encontrar tudo o que vc fez alterado, ainda mais quando vc não concorda com as alterações. O fórum serve pra discutir isso!
Abraços a todos e vamos colaborar que, com certeza, dá tudo certo.
lucasslf
Posts: 11
Send a message

Post by lucasslf
Bom... não concordo que a ACM seja via expressa. Talvez até pudesse ser classificada como Minor Highway, mas não concordo. A questão não é a realidade da Bahia X EUA, nem versus lugar nenhum. A questão é a padronização de acordo com as definições e de acordo com outras cidades do Brasil. Não é porque a Bahia é pobre que uma via que não é expressa deve ser considerada que é só por que chega perto de ser. Pra mim, via expressa tem que ter uma série de requisitos que a ACM talvez só tenha no trecho entre a Bonocô e o Iguatemi. Porém no trecho do Itaigara não tem. Tavez a ACM e a Juracy Magalhães, de repente, poderia ser Minor Highway. Talvez seja uma flexibilização interessante pro roteamento. Mas não acho que podemos considerar vias expressas... Pense, a marginal tietê é uma Minor Highway, nenhumas dessas vias (Juracy ou ACM) podem ser comparadas com ela. Inclusive, eu sempre achei, e até já tinha discutido isso com Morgade, que a D. Joao VI deveria ser rua normal, nem primary. A Manoel Dias, a Oswaldo Cruz e a Orla, pra mim, não chegam nem perto de serem expressas... não dá.
Outra coisa, não concordo que qualquer estrada é Freeway. Freeway é uma rodovia de acesso controlado e a BR mesmo, não é assim. A BR tem até travessia de pedestre e acessos direto na pista da esquerda. A highway 1, por ex., atravessa a California de norte a sul, em boa parte com apenas uma pista e em outras com 3 pistas e, no Waze, está como Minor Highway.... é uma estrada com mais de 1000 Km, mas não é Freeway. Olhem isso: http://en.wikipedia.org/wiki/Controlled-access_highway é bem interessante. A rodovia Anchieta também, não está como Freeway no Waze, já a Bandeirantes, que é de 120Km/h, isolada, acessada apenas por rampas, sem cruzamentos está acertadamente como Freeway...
Vamos refletir e tentar olhar os outros lugares. SSA é uma cidade apertada, não tem vias expressas, assim como San Francisco, por exemplo, é só olhar lá, quase não tem highway na cidade...
lucasslf
Posts: 11
Send a message