Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by Jefresongil
maikelsimoes wrote:Minha cidade é cortada pela BR-116, que no trecho urbano recebe um nome de rua a cada trecho. Entretanto, as vias paralelas a BR recebem o mesmo. Como reproduzir isso de forma correta no Waze? Coloco as vias laterais com o nome do trecho urbano da BR? Deixo sem nome?
Eu já vi algumas assim. Com nome da BR na pista central, e nas laterais o nome da Rua e se necessário um BR-116 (marginal) no Alternativo

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
Me lembro de poucos dias atrás ter sido mostrado postos em Fórum em que esta forma de BR + nome ter sido redefinida. Um no principal e outro no Alternativo. Afinal é o velho problemas de nomes muito longos aparecerem nas telas pequenas.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
caltedde wrote:Eu tiraria isso de construcoes de um lado ou de outro.

Trilha de Pedestre: caminhos por onde não passam veículos mas passam pessoas.

Concordo que nao precisa ser pavimentado........
Conheço inúmeras trilhas de pedestre que não são pavimentadas.
E afinal, não faz diferença. Se é a trilha pra Pedestre nem interessa se é pavimentada ou não. O que importa é que ela não é trafegavel. Ou estou errado?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
mikenit wrote:Os nomes das rampas não aparecem no mapa no App. No entanto esse nomes são falados pelo TTS da mesma forma que qualquer outro. Então, costumo dizer que as rampas são ventrílocos da Alexandra. Ela fala, mas não aparece no App. Foram feitas para conter instruções de acesso, como nome.

Está na WiKI:
  • Um exemplo típico são os acessos de entrada a uma rodovia. Existe sinalização vertical indicando saída com numeração, devem ser tratados como rampas e nomeadas de acordo.
A regra mais importante para nomenclatura em rampa é usar como nome a instrução mais adequada e real. E, Sempre, a instrução mais adequada e real é copiar o que está escrito na placa de sinalização de trânsito que referencia esta rampa, quando existir uma placa, claro.

Desta forma se, por exemplo, o motorista vê na placa de trânsito a seta para direita apontando para o Rio de Janeiro, e ele ouve "-Saia a direita para acesso Rio de Janeiro", temos o melhor dos mundos, onde o motorista não vai ter dúvida alguma de sua manobra e nem vai precisar olhar para a tela. Esse é o objetivo final: a melhor instrução para o motorista;
Neste caso, o nome desta rampa deve ser "Ac. Rio de Janeiro";
O StreetView é nosso melhor aliado na hora de procurar essas placas de sinalização e, onde elas existem, não tenha dúvida, use-as!

Sobre a rampa da sua pergunta:
rampa01.png
Então, o nome desta rampa deve ser "Ac. Litoral, Aeroporto, Serra";

Para o motorista, nosso cliente final, não faz sentido nenhum ver uma uma placa de sinalização indicando "Rio de Janeiro" e ele ouvir "Saia a direita para RJ-999 Rodovia dos coquinhos..."
Se ele não é da área, em geral não tem a menor ideia do que significa o prefixo e o nome da rodovia e se ela leva mesmo para o RIo. Vai olhar para a tela e perder segundos importantes na atenção ao transito ou, até, perder a saída.
Se ele é da área, qualquer coisa serviria. [emoji38]

Se a rampa, ou qualquer outro trecho, não tem nome, waze usa o nome do próximo trecho com nome na rota, para a instrução.

Então, proponho nos unirmos na campanha contra o analfabetismo: "ensine a Alessandra a ler..." ...as placas de sinalização ! :mrgreen:

Já ganhei um UR agradecendo assim "Perfeição na instrução. Como o GPS lê o que está na placa?" kkk
O cara achou que realmente era ao vivo a leitura da placa ! [emoji38]
Perguntei como ele achava que poderia ser feita essa leitura. Ele disse que o celular dele ficava preso no parabrisa, com a câmera para a frente! [emoji38][emoji38][emoji38]
Devia ter guardado p/ o bar...

Façam testes, fica muito bacana;

Ah, sim: somente rampa de mão única pode ter nome. Trecho de Rampas de mão dupla não podem ter nome. Sabem porque?
Porque sendo feita para conter uma instrução no nome, como poderia uma Rampa ter a mesma instrução de acesso nos dois sentidos? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :ugeek:
Assim, isso também é uma "prova" de que Rampas tem como uma de suas funções, conterem instruções ao motorista.
Eu sempre segui as orientações de deixar as rampas sem nome, mas esta explicação do Vidal, e bastante convincente.[emoji1]

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
biglins wrote:
Jefresongil wrote:Eu sempre segui as orientações de deixar as rampas sem nome, mas esta explicação do Vidal, e bastante convincente.[emoji1]

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Esta discussão sobre rampas já foi levada aos desenvolvedores via Centercode. Foi pleiteado que o Waze faça a indicação de sentido nativamente no aplicativo sem que façamos "jeitinhos" nos nomes das rampas. Muitos de nós já votamos e está sob análise. Se for necessária uma campanha no Uservoice daremos ampla divulgação...[emoji6]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bota o link desta votação aqui Braz.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
thiagoeriksson wrote:Pessoal...


SUrgiu uma dúvida quando vou categorizar as vias...

Em uma cidade que edito Estava trocando a Rua por R. e um cidadão me reclamou como se fosse errado.

ENtão posso ou não posso editar a Rua alterando para R.?
Na wiki fala pra abreviarmos...
Sugira a este editor que reclamou que leia a Wiki com as abreviaturas validas.
Esta é corretíssima.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
E cabe acrescentar que a versão que está em Beta Teste teve seu layout alterado de forma que a abreviatura se tornará ainda mais importante face ao tamanho das telas. Houve uma expansão nos tamanhos para facilitar a visibilidade.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
mikenit wrote:
antigerme wrote:
Jefresongil wrote:E cabe acrescentar que a versão que está em Beta Teste teve seu layout alterado de forma que a abreviatura se tornará ainda mais importante face ao tamanho das telas. Houve uma expansão nos tamanhos para facilitar a visibilidade.
E tem gente querendo colocar nomes desse calibre, "Saída 237 B: Retorno / Ac. R. São Caetano do Sul / R. Alziro Pinheiro Magalhães", não vai mais ter espaço na tela para ver o mapa. :roll:
AG, para de ser do contra só por ser!
Mesmo que alguém sem senso fizesse isso, não ia aparecer no mapa: nomes de rampas não aparecem no mapa do APP.
Mas Vidal, precisa ter bom senso. Dias atrás encontrei uma rampa que citava sentido para um local a 150km da rampa e totalmente inexpressivo.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
Isto acontece com frequência no salvamento. Mas se você tem área no local só tem 3 coisas a fazer.
1. F5 pra atualizar
2. Verificar, pois mesmo dando erro, algumas vezes a operação foi salva.
3. Se não salvou, tentar novamente.


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message

Post by Jefresongil
Mas foi um "ops" bem esquisito.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
Jefresongil
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1839
Has thanked: 2274 times
Been thanked: 732 times
Send a message