Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Moderação ? Controle de vandalismo ?

Post by morgade
Depois de várias semanas de trabalho cuidadoso no mapa da nossa cidade, um usuário interpretou errado a classificação das ruas e alterou os dados da cidade INTEIRA de forma totalmente errada. Semanas de trabalho bagunçadas em uma noite. :(

Gostaria de saber se o waze implementa ou vai implementar em breve algum mecanismo de moderação ou retorno de versionamento, pois caso contrário desisto imediatamente de usar o sistema.
morgade
Posts: 7

POSTER_ID:1665259

1

Send a message

Post by zeo_hound
fabionaka wrote:Justamente li o post inteiro com a discussão e fique me perguntando pq não usam o código de transito brasileiro com as definiçoes de vias dali em vez de ficar discutindo se uma é freeway ou não :D

fico preocupado somente com a padronização da nomeclatura de cidades, ja que sou AM mas por ex. brasília esta uma bagunça.
O problema é que precisamos encontrar um meio de converter o código brasileiro para o sistema Waze. Querendo ou não, o sistema Waze é internacional e não sabemos como ele calcula as rotas, em relação a prioridades pela definição.
zeo_hound
Posts: 57
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by zeo_hound
Não acho que vocês devam mudar nada em Salvador. Pelo que vejo hoje em 07/02/2012, as avenidas estao classificadas de maneira correta. Freeway, Major highway e Minor highway, são coisas que não temos em salvador. Salvador tem apenas primary street e streets. Um exemplo de Major highway é a BR-324, ou todas as BRs e Minor highway são as BAs ou as estaduais. No caso das freeways, só as conhecem quem já dirigiu em uma. Exemplos simples delas são as Linhas Amarela e Vermelha no Rio de Janeiro. São rodovias completamente diferentes da avenida Paralela, basta ver suas ligações e o seu limite de velocidade. Além do mais, não adianta colocar a Av. Paralela como Freeway ou seja lá o que for, o trânsito lá não vai andar mais rápido por causa disso.

Grato,
Marc
zeo_hound
Posts: 57
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by morgade
Como eu disse, estava muito chateado.
Demorou uma tarde pra vc classificar. Nós levamos várias semanas mapeando e classificando boa parte daquelas vias. Mas esqueçamos isso.

Quanto aos outros managers, não acho que eles estão muito ativos no momentos
morgade
Posts: 7
Send a message

Post by morgade
Eu não sei por que foi levantada inicialmente essa coisa de ataque e ofensa. Odeio flame war. Não acusei ninguém de nada. Inclusive falei antes diretamente via PM com o antigerme sobre as alterações. Criei este tópico pra saber se o Waze vai ter um mecanismo de versionamento que é padrão em toda ferramenta colaborativa e aberta. Quando a ferramenta ficar mais popular isso vai ser indispensável. Apenas usei o exemplo de uma grande alteração feita em pouco tempo. Quem já mexeu no Wikipedia sabe como funciona. Por isso o título do tópico. A coisa da classificação devia ser até outro tópico.

Quanto à classificação em si, dá uma olhada no slogan do Waze. Eu acho que não se pode tirar o "wisdom of the crowd" da equação. Sem isso, basta pegar um GPS de marca qualquer ou usar o Google Maps e o problema está resolvido. Se não existe a média de uma pista, vou pegar a rota mais lenta da primeira vez, mas aí o Waze vai "aprender" a média e não vai repetir o erro com outros.

Por isso acho um equívoco usar a capacidade de fluxo (que devia ser calculada pelos wazers) para classificar a via. A "Mario Leal" por exemplo já estava marcada antes como Highway, mas devido às suas características (via expressa, poucas paradas, poucos cruzamentos). Ficamos até na dúvida do minor/major pq mesmo com um grande fluxo e tendo três faixas, tem cruzamentos complicados, uma das faixas é muito lenta pq é usada para entrar e sair nos diversos pontos comerciais que têm durante a pista. A Paralela realmente podia até ser um major mesmo (apesar de eu evitá-la sempre pq sei o inferno que ela é nas horas de pico)

Concordo que a ACM e a Tancredo Neves são diferentes, mas nenhuma delas é uma via expressa. Usar a classificação para diferenciar acho q seria errado. As velocidades médias é que vão fazer isso. O mais importante é aumentar o mapa, para estimmular as pessoas a usarem o navegador e é assim que as rotas ficarão cada vez melhores.

Quanto à Freeway também acho q o principal não é o número de pistas, mas o fato de ter não ter nenhum cruzamento, semáforos e acesso apenas por poucas vias auxiliares (como está descrito no waze).
morgade
Posts: 7
Send a message

Post by morgade
As restrições de classificação devido a obstáculos e número de acessos estão lá no próprio Wiki do Brasil. O número de faixas é só uma referência.
Quando se classifica como primary street, já é o suficiente para influenciar rotas. Além disso, o waze vai levar em conta a velocidade média calculada pelos wazers que passam diariamente na via. Ele não precisa de subclassificações para influenciar as rotas.
morgade
Posts: 7
Send a message

Post by morgade
1) Olha a vitimização. Não falei q ninguém fez vandalismo. Só queria saber se havia algum recurso no sistema que pudesse revertê-lo. Não vou gastar meu tempo com o mapa quando a qualquer momento tudo pode ser perdido.
2) Olha a vitimização com a própria palavra vandalismo. Quem conhece uma comunidade Wiki sabe q ela tem um significado específico.
3) O número de faixas não é o critério principal para classificar vias. Isso q falei q é uma interpretação equivocada do Wiki. Existem o
também os critérios da frequência de entrada-saídas, e obstáculos de tráfego. Nunca a Paralela e outras vias menores pode ser uma major highway qd tem semáforo em vários pontos. A Freeway é uma via fisicamente isolada, sem NENHUM obstáculo e poucas saídas, existentes apenas na forma de rampas. A BR jamais seria uma Freeway. A opção de evitar Freeways é justamente para pessoas q têm receio desse tipo de via. Antes de fazer qualquer edição eu abri mapas de cidades já avançadas para ver como a classificação é feita. Não existe classificação apenas por número de faixas. Não custava nada uma alteração dessa magnitude ser discutida aqui no fórum. Desculpe, mas quando vi eu fiquei revoltado e desfiz tudo o q pude.
4) Desculpe, mas não dou meu telefone para pessoas q não conheço. Não entendo pq essa coisa de ligar e fazer encontro quando existe a comunicação virtual q é eficiente e fácil de ser revista. Eu q não tempo de marcar encontro físico.
morgade
Posts: 7
Send a message

Post by lucasslf
Caras, a gente poderia criar uma lista de discussão, então, pra trocar esses e-mails, ou algo assim. Mas já adianto que não me oponho a transformar a paralela em Major Highway...
Segue meu e-mail: lucasslf@gmail.com
lucasslf
Posts: 11
Send a message