https://storage.googleapis.com/wazeoped ... /bf/Br.png Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.
Post by Fepol
FabioFrmg wrote:
Olha, mudei o mapa para o layout editor de mapa e realmente melhorou bastante no modo diurno, porém o modo noturno esta triste demais.

Depois de mais alguns dias usando exaustivamente a nova versão e observando outras reclamações aqui no Forum (inglês) e outras redes sociais pude enumerar os principais problemas da versão do Waze 4.

São eles:

1- Perdeu detalhes importantes de acabamento no mapa, pontos de interesse, nomes de ruas, corredores de ônibus, cercas, enfim...
Como venho sempre dizendo, interface bonita e limpa nem sempre significa melhor e mais funcional. Quando opta-se por uma simplificação para deixar o aplicativo mais leve e rápido é preciso sempre ter em mente a finalidade do aplicativo e dosar o corte nas informações de forma que não comprometa sua usabilidade.

2- As interações entre as telas estão sem lógica. Transições de tela exageradas causam perda de tempo. A justificativa de deixar o aplicativo mais leve e rápido não pode comprometer a usabilidade mais uma vez. Perdeu botões de acesso rápido, transparências que facilitavam a visualização, etc...

3- O gerenciamento de favoritos e preços de combustíveis estão completamente bugados.
A função de deslizar para a direita a entrada no histórico recente para exibir o botão de lixo remove entrada dos favoritos permanentes. Não tem lógica.
E a verdadeira remoção do histórico recente esta muito escondida necessitando de ao menos umas 4 telas até chegar na opção.
Sério... Nem um garoto de 12 anos de idade conseguiria fazer algo tão amador.

4- A linha roxa de rota esta gorda/grossa demais e impede ver as marcações de trânsito ao longo da rota. As ruas também engrossaram demais.
A noite a linha roxa é substituída por uma linha azul e passa a nítida impressão de estarmos conduzindo dentro de um rio. A lógica de geografia mandou lembranças... :evil:

5- Sumiu a opção de ver todos os alertas nas proximidades sem que o usuário defina uma rota o que era fundamental para quem navega sem traçar uma rota especifica.

6- Os ícones são grandes demais onde não precisa e pequenos onde devem ser maiores no mapa. São diversos erros conceituais de design que atrapalham bastante o entendimento das informações.

7- O botão na janela popup para reportar que um alerta não existe é indecifrável.
Eu particularmente só o descobri porque já era usuário do Waze na versão antiga e usei a lógica. Mas, usuários novos sem ler um manual de explicação nunca conseguirão entender que aquela função existe ou para que serve aquele botão ao lado do símbolo de positivo.

8 - O popup de alerta de radar é exibido na "cor verde" o que remete a algo equivocadamente positivo e ocupa quase toda tela atrapalhando a visualização do mapa na navegação.

No mundo inteiro alertas são na cor amarela ou vermelha.

9 - O gerenciamento para telas em diferentes resoluções e suas proporções esta horrível. Parece que foi programado por estagiários.
Usar o Waze na posição horizontal se tornou impossível.

10- O aplicativo trava aleatoriamente o tempo todo ao realizar transições entre os alertas ou ao perder o sinal do satélite.

11- Falta contraste nas telas. Tudo é muito escuro ou na mesma cor (cinza escuro ou branco) o que confunde o usuário, especialmente ao dirigir usando visão periférica.

12- O alerta de velocidade no velocímetro ainda precisa ser muito melhorado. Diversas vias com velocidade de 50km/h exibem alertas de 40km/h e outras somente a 60km/h. Esta uma bagunça total a definição das velocidades nas vias com o velocímetro.

E finalmente de positivo mesmo até agora só o novo Menu com botões de alerta em tela cheia que facilita selecionar as opções por quem esta dirigindo e precisa reportar um alerta.

Ao meu ver parece que o Waze 4 foi disponibilizado para o público precocemente quando ainda deveria ter permanecido um bom tempo em versão Beta para que as correções fossem realizadas.

Ao pesquisar em redes sociais, poucas vezes se viu tantas críticas a um novo design. Isso me lembra a interface Metro do Windows 8 que sofreu uma enxurrada de críticas e acabou obrigando a Microsoft a recuar e voltar atrás no Windows 10.
Fabio, vc pode sugerir mudanças no aplicativo aqui
5- Sumiu a opção de ver todos os alertas nas proximidades sem que o usuário defina uma rota o que era fundamental para quem navega sem traçar uma rota especifica.
:? :roll: :?: , mas também pode ser sugerido no canal correto ;)
10- O aplicativo trava aleatoriamente o tempo todo ao realizar transições entre os alertas ou ao perder o sinal do satélite.
Vc deve reportar em https://support.google.com/waze/answer/6090951?hl=en
12- O alerta de velocidade no velocímetro ainda precisa ser muito melhorado. Diversas vias com velocidade de 50km/h exibem alertas de 40km/h e outras somente a 60km/h. Esta uma bagunça total a definição das velocidades nas vias com o velocímetro.
Aqui depende do conhecimento local dos editores como vc, para corrigir as velocidades das vias cadastradas erradas...

Mas como sabemos todos temos opiniões diferentes. Eu já uso a Versão 4.0 há algum tempo (iOS) e não observei dessa maneira (da forma que vc citou: principais problemas da versão ) a mudança no layout, lógico que tenho minhas opiniões sobre o aspecto (por exemplo: concordo com vc sobre os esquemas de cor, mas tb já me acostumei e não vi necessidade de sugerir mudança no uservoice..) mas também não quero que o app mude só porque não gostei de uma coisa ou outra, tenho certeza que você vai se acostumar com as mudanças também ;)

De toda forma, mande suas sugestões que quanto mais wazers votarem nelas, as chances delas virem para a versão produção podem ser grandes 8-) , talvez até já tenha alguma sugestão que te atenda, daí vc vota nela.

Ah, e não deixe de corrigir as vias que vc encontrou com a velocidade errada, ou pelo menos reporte o erro para que algum editor da sua área corrija.

Abraço e boas edições!!!
Fepol
Country Manager
Country Manager
Posts: 862
Has thanked: 855 times
Been thanked: 266 times
Send a message
Felipe Politano Beraldo de Almeida
Rapid Response Team
https://s.waze.tools/c4s.pnghttps://s.waze.tools/s0100.pnghttps://s.waze.tools/beta.png
AM- São Sebastião-SP / Ilhabela-SP
São José dos Campo/SP

Post by francispb
Angelo_1903 wrote:
Marino-Amadio wrote:Parece bacana, mas acho que teriam que dar uma melhorada no sistema do windows phone. Tem muitas ferramentas que não funciona, ou funciona de maneira deficitária. Por ex. não e possível visualizar mensagens recebidas, durante a navegação dificilmente ouve-se a voz, o sistema so fica calculando rota....etc. Mas de um modo geral da pra se virar.....
O Waze foi descontinuado para o Windows Phone.
Não sabia.

Valeu.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
francispb
Posts: 8
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by fred-porto
rsrs... pessoal, vcs perceberam a última frase do comercial? "Um novo waze, em breve para iphone"

óbvio que, por ter um hardware único, é mais fácil programar pra iOS... pelo jeito, o android virá depois... inclusive o layout da nova versão caiu muito bem para o sistema da Apple.. não achei parecido com o Material Design do google...
fred-porto
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1264
Has thanked: 195 times
Been thanked: 468 times
Send a message
https://world.waze.com/wiki/images/3/3c ... 00k_6c.png
_______________________________________________________________
Gerente de área de João Pessoa e do Estado da PB.
CM Brazil


Post by gregwkk
Muito bom! E vem melhorado desde então!
gregwkk
Posts: 8
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by hudsonangeli
Gostei do que vi. Vamos aguardar na prática o desempenho no Smartphone. Quando sai o update?
hudsonangeli
Posts: 374
Has thanked: 247 times
Been thanked: 136 times
Send a message
HudsonAngeli
AM da Grande Vitória e Sul do ES
State Manager (ES)
Links Importantes
https://s.waze.tools/s0050.pnghttps://s.waze.tools/c4.png

Post by hudsonangeli
Angelo_1903 wrote:Estávamos conversando no Slack sobre os mapas sumirem. Já aconteceu duas vezes esta semana e ontem peguei uma UR de um usuário relatando o mesmo após a atualização. Mais alguém?
Comigo não, mas peguei uma UR há duas semanas com reclamação nesse sentido.
hudsonangeli
Posts: 374
Has thanked: 247 times
Been thanked: 136 times
Send a message
HudsonAngeli
AM da Grande Vitória e Sul do ES
State Manager (ES)
Links Importantes
https://s.waze.tools/s0050.pnghttps://s.waze.tools/c4.png

Post by jhowlive
b-lins wrote:
NagelSchmitt wrote:Pessoal, como faço para editar o nome de um Favorito ou apaga-lo? Tentei de varias fomas e não consegui.
Na opção editar, só da a opção de mover de posição na lista.

Obrigado Pessoal


(Waze 4.0 iOS 9.1)
Também não consegui.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
- Abra a listagem dos favoritos (não clique em editar)
- Arraste o favorito para a direita, você verá uma lixeira e um botão de mais informações
- Só clicar na lixeira para apagar
jhowlive
Posts: 20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 22 times
Send a message

Post by jorgewanderley
Logo após atualizar o Waze para a versão 4.0, não apareceu o mapa, somente minha localização e avisos. Foi corrigido após reiniciar o aplicativo. Ficou muito boa a atualização, mais leve, dinâmica e com melhoras visuais significativas.

OBS: Uso Iphone 6 - IOS 9.5
jorgewanderley
Beta tester
Beta tester
Posts: 56
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times
Send a message
JORGE WANDERLEY

EDITOR DESDE 2013
MAIS DE 50 MIL EDIÇÕES E 215 MIL PONTOS
AM EM 5 CIDADES DA BAHIA

UTILIZANDO WAZE NAS PLATAFORMAS ANDROID ONE / XIAOMI MI A2 LITE; E NO IOS/ IPHONE XR

Post by jorgewanderley
radmog wrote:Uma coisa que gostaria de saber se já existe na nova versão é uma forma de deixar o favoritos ordenado, pois na antiga não tem.

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
Sim, na nova versão tem essa possibilidade. Dentro da parte "favoritos" vai em editar e pode mudar a ordem que quiser. Não é ordenamento automático, é personalizado, clica e arrasta.
jorgewanderley
Beta tester
Beta tester
Posts: 56
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times
Send a message
JORGE WANDERLEY

EDITOR DESDE 2013
MAIS DE 50 MIL EDIÇÕES E 215 MIL PONTOS
AM EM 5 CIDADES DA BAHIA

UTILIZANDO WAZE NAS PLATAFORMAS ANDROID ONE / XIAOMI MI A2 LITE; E NO IOS/ IPHONE XR