Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by RPeMS
danielborges93 wrote:Podemos utilizar abreviações (sim, sei que o link é para nomeclatura de vias) em nomes de lugares? Como fica a questão da busca? Da mesma forma que é para vias, também é expansível para lugares?

Estou utilizando a estratégia de utilizar tais abreviações no nome principal para conservar o espaço da tela do smartphone, mas obrigatoriamente coloco o nome por extenso como nome alternativo para ter a certeza que a busca vai pegar o lugar em uma busca.
Oi Daniel,

Sim, o mecanismo de busca também considera as abreviaturas para places e não há impeditivo de utilizar.

Abs,


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
RPeMS
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 568
Has thanked: 232 times
Been thanked: 199 times
Send a message
Rafael - Rio de Janeiro
Country Manager-BR, State Manager-RJ/ES

Comentário foi útil? Pode dar um "joinha" ali em cima!? :)
[Links Importantes]

https://s.waze.tools/c5s.pngimages/ranks/Expert_Badge.png images/ranks/CountryManager_Badge.png

Post by RPeMS
resmota wrote:
antigerme wrote:
danielborges93 wrote:Podemos utilizar abreviações (sim, sei que o link é para nomeclatura de vias) em nomes de lugares? Como fica a questão da busca? Da mesma forma que é para vias, também é expansível para lugares?

Estou utilizando a estratégia de utilizar tais abreviações no nome principal para conservar o espaço da tela do smartphone, mas obrigatoriamente coloco o nome por extenso como nome alternativo para ter a certeza que a busca vai pegar o lugar em uma busca.
Estas que tem na Wiki pode usar sem medo. Agora acredite, até hoje faço a mesma coisa, abrevio e lanço por extenso no alternativo - vai que a coisa toda capota. :)
OXE

Vc fala pra não repetir no alternativo e depois fala q faz? Andou bebendo? (Ai q pergunta besta, lógico q vc andou bebendo...)

Se o mecanismo de busca identifica abreviações, não haveria necessidade de incluir no alternativo. Certo?!

Abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
RPeMS
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 568
Has thanked: 232 times
Been thanked: 199 times
Send a message
Last edited by RPeMS on Fri Nov 18, 2016 4:05 pm, edited 1 time in total.
Rafael - Rio de Janeiro
Country Manager-BR, State Manager-RJ/ES

Comentário foi útil? Pode dar um "joinha" ali em cima!? :)
[Links Importantes]

https://s.waze.tools/c5s.pngimages/ranks/Expert_Badge.png images/ranks/CountryManager_Badge.png

Post by RPeMS
Nelson_Ramos wrote::lol: :lol: Isto porquê foi coment do AG, se fosse outro pobre editor estaria chovendo comentários, tipo "Não é assim que se faz", "Não faça isto", "Ai, Ai, Ai!!!".

Tá faltando fé!!!
https://s14.postimg.org/sq88s1vjl/falta_f.png
:lol: :lol:
[emoji23][emoji23]

Nelson, meu comentário foi mais para externar uma reflexão. André é de boa. [WHITE SMILING FACE]️️


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
RPeMS
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 568
Has thanked: 232 times
Been thanked: 199 times
Send a message
Rafael - Rio de Janeiro
Country Manager-BR, State Manager-RJ/ES

Comentário foi útil? Pode dar um "joinha" ali em cima!? :)
[Links Importantes]

https://s.waze.tools/c5s.pngimages/ranks/Expert_Badge.png images/ranks/CountryManager_Badge.png

Post by scarlogarcia
Me tire uma duvida senhor antiséptico.

O usuario fez tudo direitinho. Tirou bela foto, colocou endereço, telefone, website e até telefone do papagaio. Mas faltou o danado do acento. Que pena, vou ter que deletar/recusar o place dele e criar sem a foto e todo o resto para trocar o "itau" por "itaú"

antigerme wrote: Alguns exemplos de nomes para recusa:

[*]Grafia/acentuação errada - Colegio Santa Barbara (cadê o acento de colégio?), Itau;
So por ter uma foto bacana não deveria ser aceito o place?
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Vocês não estão achando estas propostas muito radicais não. Tem que separar o que é critério para usuário é critério para editor. Minimizar os julgamentos subjetivos como o "não aprovar Places bons".

Por que o que está bom pra você pode nao estar bom para fulano.

Deixar de aprovar um local porque falta um acento só visando não deixar o usuário confiável é um armengue para contornar os valores atuais do Waze que controlam a dinâmica do tornar-se confiável e não confiável.

Pergunto de novo: vocês realmente acham que isto está bom e não vai gerar uma onda de radicalização/ intolerância e recusa de Places para não deixar o usuário confiável?

O foco não pode ser o status de confiabilidade do usuários e editores.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Você não fica com peninha. Você vai lá e corrige você mesmo em vez de ficar esperando chegar tudo pronto e perfeito onde você só precisa clicar no botaozinho se aceita ou rejeita.

Ah, mas vai deixar o usuário ou editor confiável...sério que isto vai ser parâmetros agora?

Você está para lançar orientações radicais e não estou de acordo com isto.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by SSB-CAR
AG, Acho interessante esse recomeço para podermos ter informações mais precisas em nossos mapas! conte comigo!
antigerme wrote:Pessoal,

A partir de 20 de setembro de 2016 09:43, todos os usuários com níveis 1 e 2 que estavam como confiáveis (não precisa de moderação) para Locais foram transformados em não-confiáveis novamente.

Agora temos a oportunidade de um recomeço, fazer as coisas com cuidado e zelo para subirmos a qualidade dos nossos mapas. Podemos tocar este recomeço corretamente para ficarmos sossegados no futuro?

https://www.waze.com/assets-editor/imag ... 1f73ac.gif

Orientações Gerais

Temos que recusar PU (Place Update) pelo menor erro encontrado. Se aprovar um PU errado estará transformando este mau usuário/editor em confiável - usuários confiáveis não precisam mais passar por moderação e também podem moderar outros PU - e assim perpetuando o erro como uma bola de neve.

Pense bem, um mau usuário/editor podendo criar/atualizar/moderar outros places, o que deve acontecer? Ainda não entenderam? Olhe Sampa que vocês entenderão.

Alguns exemplos de nomes para recusa:
  • Conter apenas nome genérico - Farmácia, Centro Automotivo, Supermercado;
  • Grafia/acentuação errada - Colegio Santa Barbara (cadê o acento de colégio?), Itau;
  • Capitalização errada - Max Colchões bom sono, Casa Das Redes, carnes flórida (cadê a capitalação de cada palavra?), BURGUER KING (dá para parar de gritar?);
  • Conter nomes de bairro, cidade, rua se estes realmente não fizeram parte do nome. O nome é para conter apenas o nome e nada mais. Nada de bairro, nada de cidade, nada que não seja apenas o nome do empreendimento
Foto é da fachada do prédio, não a logomarca, não o outdoor, não "de bandinha/lado", não foto torta, não.

Pensem em uma bela foto de fachada que o "dono" do estabelecimento faria, pensou? Bem, qualquer coisa diferente diferente disso é foto ruim e deve ter o PU recusado.

Alguns exemplos de fotos para recusa:
  • Foto irrelevante, inadequada, baixa qualidade (todas estas são opções de relatos de fotos erradas de PU que podem ser feitas pelo app);
  • Já possui imagem semelhante;
  • Mostrando nitidamente e legível rosto ou placa veicular;
Mais exemplos para recusa (aperte em show)
Não é para ter pena para recusar PU, ao recusar o usuário recebe uma mensagem de como fazer bons relatos de PU - melhores práticas. Ao recusar estamos ensinando como fazer PU corretamente, limpamos o lixo e ganhamos em qualidade. Abaixo o link e um CTRL+C/V da mensagem que é enviada para o usuário (aperte em show)

https://support.google.com/waze/answer/ ... 4&hl=pt-BR
Melhores práticas para fotos

Siga as orientações abaixo para adicionar locais no mapa do Waze e, por favor, saiba que cada imagem enviada passa por um processo de aprovação da comunidade.

Se você tem perguntas específicas sobre orientações da comunidade para fotos ou suas preferências, verifique o seu fórum da comunidade local ou a Página wiki da comunidade.

Orientações para aprovação de fotos dos locais
1. Imagens devem ser nítidas. Imagens tremidas, escuras e sobrepostas provavelmente não serão aprovadas.
2. As imagens deverão mostrar apenas o local associado e não vários locais numa mesma imagem (i.e. - mesma imagem enviada para vários locais de um centro comercial).
3. Quanto mais informação, melhor! A prioridade é mostrar aos Wazers como é o local por fora. Imagens do interior, de comidas de um restaurante, horários das aulas de uma academia podem ser aprovadas pela comunidade se elas agregam valor ao local.

Uma imagem NÃO será aprovada pela sua comunidade se:
1. Estiver borrada, escura ou sobreposta.
2. Placas do carros completamente legíveis.
3. Mostrar nitidamente o rosto de alguém.
4. Mostrar ruas indeterminadas ou vários locais que não se associam ao local específico.
5. Já tiver uma imagem semelhante aprovada.
6. Apresentar conteúdo inapropriado.
Podemos contar com todos para este recomeço?

Por favor, dúvidas, sugestões e qualquer outra informação, publique neste tópico para enriquecermos o FAQ.


FUQ - Frequently Uttered Questions

E enfio onde o Local do tipo Residencia (casa)?
O tipo residencial é apenas para casas, não para condomínio, prédio, trabalho, apenas casa. O residencial é para quando a pessoa buscar "Rua + N" ter foto da fachada da casa.

Quantos PU aprovados são necessários para um usuário/editor virar confiável?
3, sim, 3. São necessários 3 PU aprovados para um usuário/editor virar confiável e 12 recusados para ser bloqueado automaticamente. Sim, apenas 3 PU - qualquer tipo, sendo PU tá valendo - e um usuário/editor poder fazer a "bagunça" que quiser com Locais.

E as outras informações?
O App obriga apenas que os Locais tenham foto, nome e categoria. Faltar endereço não é motivo para recusar PU. Ah... PU feito via WME não tem foto. :roll:

O local ainda não existe no mapa mas o PU tem "problemas" para ser aceito, o que faço?
Apenas recuse o PU, como de praxe, e crie o local normalmente pelo WME. Agora jamais, jamais aprove PU ruins.

O que fazer com Locais duplicados?
Só não aceitar novos PU se o local já existe e, copiar o nomes relatados para os nomes alternativos do Local já existente.

Dúvida comum de editor na hora de criar place pelo WME. Banco Itaú ou Itaú?
O que tem na fachada do Local, "Banco Itaú" ou "Itaú"? Tem apenas "Itaú" então é "Itaú".

Dúvida comum de editor na hora de criar place pelo WME. Shopping Iguatemi ou Iguatemi?
O que tem na fachada do Local, "Shopping Iguatemi" ou "Iguatemi"? Tem "Shopping Iguatemi" então é "Shopping Iguatemi".

A pessoa relata "Banco Itaú" no lugar de apenas "Itaú, o que fazer?
As duas anteriores são para editores na hora de criarem places, usuário não sabe desses macetes e "Banco Itaú" continua correto. Neste caso basta aprovar e renomear.

Poxa! a pessoa fez um PU tão legal mas só a foto ou o nome não estava legal. O que acha de aprovar para depois corrigir?
Fala sério! Aí você vai transformar este "coitadinho" que você teve pena em confiável. Imagine todas as fotos ou nomes feitos por ele só um "pouquinho" errado em todo o mapa, qualidade vai para o chão. Recusa!
SSB-CAR
Area Manager
Area Manager
Posts: 24
Been thanked: 5 times
Send a message

Post by StanisBR
Vejam que, com estas três "criações" do nosso amigo editor, ele passou a ser confiável.
Isso que dá o Waze não dar suporte a bairros. Os caras são criativos e dá um jeitinho de colocar o bairro no Waze.
Por favor, deem um jeito nestes três places por mim. Não tenho área nestes locais, mas eles me chamaram a atenção quando abri o Painel, ainda mais que estavam juntos no painel e criados pelo mesmo editor.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... 73.9947208

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... 23.8208942

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... 90.9440467
StanisBR
State Manager
State Manager
Posts: 286
Has thanked: 95 times
Been thanked: 52 times
Send a message

Post by StanisBR
antigerme wrote:Só aproveitando que já se passou um mês - quando fechar 6 meses eu vou perguntar novamente - pesquisa qualitativa:

Seguindo a ideia do post inicial, como estão percebendo a qualidade dos PUs relatados pelos usuários? Parece que melhoraram, pioraram ou ainda não estão sentindo diferença?

Pergunto pois recusando um PU a pessoa recebe automaticamente um bom manual de como fazer corretamente e os abusados são bloqueados depois de 12 recusas.
É isso aí, chega de bulir com o meu parmera. [emoji6]

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
StanisBR
State Manager
State Manager
Posts: 286
Has thanked: 95 times
Been thanked: 52 times
Send a message

Post by StanisBR
Idem ao taxi_sampa. Qualidade continua a mesma. Não deu para perceber diferença alguma, ainda.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
StanisBR
State Manager
State Manager
Posts: 286
Has thanked: 95 times
Been thanked: 52 times
Send a message