Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Post Reply
Forum rules
Waze Blog EN/Blog PT/Facebook/G+
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
Logomarca, imagens, vídeos
Parcerias do Waze, Connected Citizens e Emissoras

Brasil fora da América Latina (LATAM)

Post by antigerme
Sim, sim, título bem chamativo aka "Waze foi proibido no Brasil" :lol: :lol:

Prezados,

Surgiu a oportunidade (visão do copo meio cheio) do Brasil ser separado do resto da América Latina. Agora vocês me perguntam:

E o que temos a ver com isso AG?

Bem, o Brasil agora é bem crescidinho e com uma mega comunidade. Com a separação o tempo/$$ investido em levar os brasileiros para a reunião LATAM, pode ser inteiramente convertido para mais reuniões/encontros/cafés brasileiros.

Ainda não me convenceu AG, como assim mais encontros brasileiros?

Atualmente temos 1 encontro nacional e uns 2 cafés anuais. Agora imagine encontro nacional, encontro nordeste, encontro da República Rio Grandense e vizinhos, encontro norte, café Salvador/Rio/Aracaju. Não acham melhor para maior integração da comunidade termos vários encontros? ;)

E o que acha o resto do LATAM?

Não vamos nos separar dos nosso hermanos, só não iremos mais participar de reuniões LATAM. Simples!

Uhum... tá, agora me diga, isso é invenção sua AG? tem algum país já com essa dinâmica?

Não! Não! Pelo amor! Não é invenção. Os EUA seguem esta mesma dinâmica e são separados da América do Norte, eles tem vários reuniões regionais.

A decisão é de vocês! (por favor, isso não é votação, apenas deixem suas opiniões) :roll:

https://drupalcdn.kickante.com.br/style ... planet.jpg

O que acham? Continuamos no LATAM ou nos separamos?
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Has thanked: 1678 times
Been thanked: 8082 times

POSTER_ID:2214139

1

Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by Inactive user -1644833286-
Olá!

Sou a favor de mais encontros nacionais, o que no meu ponto de vista, vai fortalecer a Comunidade Brasileira, ainda mais.

Assim como os encontros regionais, que já são uma realidade e plausíveis da participação de editores de todos os níveis e com pouquíssima influência (onde me incluo); penso que se ampliar a participação desses editores em nível nacional, seria muito interessante.

Por fim, acredito que quanto mais nos encontramos em nossas regiões, mais facilmente vamos nos entender. De que adianta trocar uma ideia com um editor que talvez nunca mais vou ver na vida...

Abraço!
--
Osmar
Inactive user -1644833286-
Area Manager
Area Manager
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 246 times
Send a message

Post by abnerw13
Oi pessoal!

Eu participei de um LATAM...(Buenos Aires) posso dizer que é super interessante, pois além de ter um número maior de staff's no encontro também podemos interagir com editores de outros países. Eu tive o prazer de conhecer um champ paraguaio super gente fina, e trocar algumas figurinhas sobre nossa fronteira. :D
Sem falar que houve uma dinâmica bem interessante(CCP) entre as comunidades e tal. (com algumas dificuldades mais foi legal também).

Como o Mike disse vejo que todos tem a perder...porém acho que os países vizinhos perdem mais com nossa saída do LATAM. AG e Edulg(que é quase mexicano de tanto que eles gostaram do Edulg :mrgreen: ) ajudam bastante com scripts e tal.

Mas acredito que essa representação que o Brasil faz no LATAM aconteça dos Encontros Globais com o Carlos e AG + Champs como Alex colocou.

Sou a favor DO BRASIL NÃO MAIS PARTICIPAR NO LATAM.

Porém acho legal estruturar previamente como seriam esses encontros/reuniões/cafés regionais antes de bater o martelo sobre não participar mais do LATAM :?

Pelo menos um panorama geral...
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Has thanked: 173 times
Been thanked: 322 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by alexnrocha
Acho uma excelente proposta essa de termos mais encontros brasileiros, e vejo mais vantagens do que desvantagens. Por que?

Quanto a participação da comunidade brasileira no LATAM, isso se dá de outras formas também como em outros encontros de GCs e de outros grupos de projetos, ou seja, a interação não estará totalmente "desvinculada" como alguns imaginam e estão a chamando de "separação" ou "fora" LATAM. Vejo diferente este quesito.

A vantagem maior está na oportunidade de termos mais encontros dentro do nosso próprio país fortalecendo mais nossa comunidade e dando oportunidade para que mais pessoas participem e se engajem mais.
alexnrocha
Has thanked: 511 times
Been thanked: 1024 times
Send a message

Post by alexnrocha
caltedde wrote:Tirando o AG e Carlos que sao coordenadores.

Quantos GCs ou Champs brasileiros foram nesses encontros que voce fala Alex?
E onde?
Caltdde, esses encontros de projetos começaram ano passado, se não me engano. Essa informação não é compartilhada conosco e os convites são realizados pelo Waze baseado em critérios próprios que eles usam para enviar os convites. Assim foi com o evento Beta que ocorrerá em Outubro próximo e o de Tradução que ocorreu em Março deste ano, são 2 exemplos recentes ;)
alexnrocha
Has thanked: 511 times
Been thanked: 1024 times
Send a message

Post by Amarildo_taxi_sampa
denysdgcf wrote:Não tenho como opinar sobre uma reunião LATAM.
Participei somente de um encontro nacional...e foi espetacular!
Pensando na comunidade: a possibilidade de mais encontros nacionais e um número maior de participantes, seria maravilhoso!
Assino em baixo, faço de suas palavras as minhas....

Abs a tds

Enviado via Moto E direto de meu tx_trampo, tendo que matar um leão todo dia ultimamente...vida duraaaaaaaa...
Amarildo_taxi_sampa
Map Raider
Map Raider
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1055 times
Send a message
Amarildo
Novo na edição de Mapas? Veja:Galeria de Links Importantes!
Gostou? De um jóinha lá em cima!

Post by Angelo_1903
Essa proposta com certeza não foi de acordar um belo dia e dizer: "Ah! Quero o Brasil fora da LATAM"
Muito provavelmente é algo que já vem sendo tratado entre os coordinators e o Adrian, o Waze, enfim.

A minha opinião, de quem nunca participou de um LATAM, é que a realidade do trânsito dos países são diferentes. Prefiro 1000 vezes focar nos problemas do Brasil do que no dos países vizinhos.

Mas deve-se levar em consideração as opiniões de quem já participou tanto do encontro nacional, quanto do LATAM. Pois são editores que trazem uma bagagem maior de experiência.
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Has thanked: 958 times
Been thanked: 1057 times
Send a message

Post by antigerme
hebermc wrote:Acho excelente a idéia, FORA LATAM!

Hahahahahahahaha
Fora LATAM! :O
resmota wrote:Eu entendo que a troca de ideias e integração com outras comunidades é muito produtiva, mas confesso que percebo no idioma um grande impedimento para que isso seja realmente aplicado.

Sinceramente? Não sei dizer o que seria melhor :/
A dinâmica é a mesma do nosso encontro nacional, mas é fechada só para os Champs.

Ah... o Adrian também levantou o "idioma como barreira". Bem, alguns brasileiros no encontro se mostram como "bichos do mato" e não tentam se socializar. No último LATAM tentei ao máximo quebrar o clube do bolinha brasileiro sempre puxando um ou outro para as rodinhas LATAM, muitas vezes sem sucesso pois o puxado tinha vergonha de não conseguir se comunicar.

Nesses encontros basta ter vontade de se comunicar que todos irão se esforçar ao máximo para ajudar, idioma não é barreira.

Agora realmente seria mais fácil para o resto do LATAM, "culpa" brasileira a reunião é em inglês e não em espanhol. Se o Brasil for desanexado do LATAM eles poderão tocar 100% espanhol.

Agora só uma curiosidade. Na primeira reunião LATAM alguns Champs de outros países protestaram para a reunião ser em espanhol, até aí tudo bem, mas o problema que eles amarraram a desculpa em "se fala mais espanhol na América Latina do que português - claro, falaram isso baseado em "nada". Quando os brasileiros levantaram que eles estavam errados ficaram quietos e aceitaram reunião em inglês - sim, na América Latina o número de pessoas que fala português é maior dos que falam espanhol, quem manda o Brasil ser assim tão grande.
CleitonCasarotto wrote:Tenho minhas duvidas. Ainda não conheço a dinâmica de um Latam então fica difícil avaliar se seria bom ou não nossa ausência. Outra questão, a não participação seria convertida integralmente em $$ apoio para os encontros brasileiros? Isso é certeza?
Acredite, EU serei o maior prejudicado se vocês toparem.

Ajudo o LATAM com scripts, ideias, estatísticas e, muitas vezes, até com conversar com o Staff. Toda vez que ajudo me prometem cerveja, tequilas e tudo que é bebida diferente - brincadeira tradicional. O Brasil saindo do LATAM vou ter que começar a pagar pelas bebidas. :D
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."

Post by antigerme
dud1s wrote:Pela questão de ocorrer mais encontros nacionais eu acho bem legal. Pelos regionais nem tanto, pois a gente faz de qualquer jeito.
Depois desse que participaremos agora poderei opinar melhor, pois nunca vivenciei um encontro Latam.
:D

Abraço
Eduardo
Mas está que é a grande cartada. Agora poderemos ter patrocínio oficial do Waze, sair da clandestinidade para algo apoiado oficialmente. :)

Desculpe falar de $$, mas a proposta do Brasil separado do LATAM não é redução de custos, na verdade até irá aumentar, tudo se resume à foco.

Basicamente os Champs que serão os mais atingidos pela proposta, mas pensando na comunidade brasileira inteira, me parece muito melhor.

Agora por favor, não deixem de expor suas opiniões, literalmente o Waze está lendo cada post deste tópico. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Send a message
Looking for a job

Post by antigerme
Pessoal,

Muito obrigado pela opinião de vocês, (poder é de vocês).

Agora só para esclarecer alguns pontos levantados. O sair do LATAM (minha bandeira) não irá diminuir quantidade de staff, irá aumentar a quantidade dos Staffs na reunião brasileira, é quase o Brasil virar um continente à parte. :)

Hoje só os EUA são separados do resto do mundo e, agora surgiu nossa oportunidade do que me parece uma evolução. Só em termos independência já é uma grande evolução, mostra a importância da nossa comunidade.

Agora um desabafo. Sei que os "maiores prejudicados" serão os Champs que ainda não participaram de reuniões LATAM, mas nada impede destes serem convidados por outras comunidades, basta "mostrar serviço" - o edulg mesmo é garantido.

Basicamente é ganharmos independência e mostrarmos que merecemos ela.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Send a message
Looking for a job