Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by adrianojbr
a recomendação é colocar o nome oficial no principal e nomes pelos quais a via é conhecida no alternativo. caso não descubra qual é o oficial, coloque como Estr. no principal e Linha no alternativo.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando Tapatalk
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
esse é o problema. são ruas diferentes com o mesmo nome. como o waze busca ruas também pelo nome alternativo, vai gerar uma confusão para qual bairro é o correto.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
com base na discussão no tópico Lista de abreviações para o TTS, adicionei, na wiki, as seguintes abreviaturas, que estão na planilha de expansão (a do antigerme):
Ac. --> Acesso
Cam. --> Caminho
Prom. --> Promotor
Serv. --> Servidão

aproveito para levantar a discussão se não seria o caso de corrigir o termo "abreviações" para "abreviaturas", haja vista a diferença dos seus significados, conforme: http://www.etimologista.com/2010/06/sai ... iacao.html ?
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
substituí todas as ocorrências de abreviação (plural inclusive) para abreviatura, à exceção da referência a um tópico do fórum.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
lfgrim wrote:(...) Aí que surge minha primeira dúvida, se seria conveniente colocar prefixo em avenidas que fazem a ligação dessas rodovias e subí-las de categoria (algo parecido com o que o Google Maps faz), creio que para isso também seria interessante um contato com o AM da cidade.
é isso mesmo que deve ser feito. para entender melhor, leia o tópico do o jegue e o bloqueio de rotas no waze.

sempre é bom conversar. avise o AM da região para evitar confusão futura.
lfgrim wrote:Quanto a questão da estradinha classificada como via expressa, infelizmente não tenho permissão para editar nesta área, (acho,inclusive, que ninguém tem, porque senão ela já teria sido editada) também há ali próximo uma estrada municipal classificada como Major, que deveria ser Mih até o distrito de Anhumas, que também não tenho permissão para editar :( .
alguém consegue editar, nem que seja um CM.
lfgrim wrote:Aí surge minha segunda dúvida: Seria possível pedir permissão nesses trechos? Ali eu já dirigi e conheço (porém não com o Waze). Aliás fiz uma viagem para Minas, e depois para a Bahia, e ficou uma picotada de trechos liberadas para edição, apenas onde a TIM dava rede. Existem alguns trechos errados por onde passei e gostaria de editar mas não tenho permissão, pois meu celular estava sem sinal da TIM!... Abri 3 reports nesses trechos, um deles foi editado, os outros dois até hj nada..
só sendo AM. se tiver interesse, leia mais na wiki.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
a partir desse comentário no tópico sobre o WME Validator - Localização para BR, resolvi editar a wiki do seguinte modo:
1) da seção Highways (Rodovias) retirei o texto
Rodovias e rampas, fora do perímetro urbano, não têm nome de cidade. Como os relatórios de tráfego não são segmentados é melhor obter mensagens de alertas "''ALERTA CIDADE_A''", "''ALERTA '''Próximo a''' CIDADE_A''" ou "''ALERTA '''entre''' CIDADE_A '''e''' CIDADE_B''" do que apenas "''ALERTA CIDADE_A''". Não esquecer de remover junções desnecessárias.
2) e passei para a seção geral Categorizando: dando à sua via nome e tipo corretos, da seguinte forma:
Todos os tipos de vias, fora do perímetro urbano, não têm nome de cidade (marcar "nenhum" para o nome da cidade). Como os relatórios de tráfego não são segmentados é melhor obter mensagens de alertas "ALERTA CIDADE_A", "ALERTA Próximo a CIDADE_A" ou "ALERTA entre CIDADE_A e CIDADE_B" do que apenas "ALERTA CIDADE_A". Não esquecer de remover junções desnecessárias.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
Paulosta,

aplique a mesma regra que está na wiki para esses casos:
As rodovias devem ser nomeadas com o prefixo do estado (ou BR para as rodovias federais) seguido de um traço e o número da rodovia. Nos casos em que o nome da rodovia é mais notório que seu número, aquele deve ser adicionado, por exemplo "SP-280 Rod. Castello Branco" ao invés de "SP-280".
no caso que você cita, o nome da avenida é o nome pelo qual a rodovia é conhecido. então ficaria assim: UF-000 Av. Conhecida.

só para esclarecer minha dúvida agora rsrs: os posts contraditórios, aos quais você se refere, são aqui do fórum?

no fórum é normal ter discussão, opiniões diferentes. a wiki condensa o que é regra do waze ou consenso no fórum (para aquilo que pode ser convencionado).
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
eu fiquei com algumas dúvidas, depois dessa discussão:
1ª) o tts está expandindo abreviaturas sem ponto? "CJ" não é diferente de "Cj."?
eu fiz alguns testes com o "R". coloquei no meio do nome de uma via "R." e "R"; no primeiro caso a raquel dizia: "rua joão rua da silva"; já no segundo acaso, dizia: "rua joão erre da silva". não fiz o teste com "cj", mas achei que a regra valia para as outras abreviaturas

2ª) no caso das vias do bairro cidade jardim, o "CJ" seria uma sigla para o nome do bairro? então não há problema em retirar o ponto do final de CJ (considerando que seja positivo a resposta à primeira pergunta), e não há necessidade de colocar conjunto no alternativo.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
em primeiro lugar, sem dúvida, vale o que diz a prefeitura.

depois, por confiança, coloco os correios. e, por último, o ibge.

claro que, quando disponível, o street view ajuda muito também para ver as placas de identificação de ruas.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
a wiki está correta. são consideradas somente as categorias mais altas, justamente para evitar a quebra de rota. não vejo onde a regra atual leva a prejudicar rotas. tens um exemplo?
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message