Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Como categorizar e nomear vias

Post by
Por favor, antes de editar os mapas sugiro ler as classificações feitas pela propia comunidade de cada tipo de rua. É MUITO IMPORTANTE, porque isso afeta a navegação.

Como categorizar e nomear vias

POSTER_ID:74536

1

Send a message

Post by Coldry
Boa tarde senhores.

Tenho encontrado dificuldades nos momentos de ediçao que tem travado muito, esta lento demais e quando vou nomear uma rua se colocar a cidade, da um erro! e nao salva.
Alguém sabe o que esta acontecendo ou encontrando o mesmo problema?

Obrigado.

Tedde
Coldry
Posts: 12
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by ab5urd0
dantondorati wrote:No começo eu sofri um bocado com isso, mas porque não tinha lido os manuais, mas evitou muita edição desnecessária. Então acho válido dar erro sem nem mesmo avisar o motivo.
Angelo_1903 wrote:A tendência é que permaneça desta forma? Ou será gerado uma mensagem de erro explicativa?
Eu também passei por essa dificuldade no início, até aprender que era preciso apagar os números antes.
Mas hoje, se eu selecionar uma via com números e apertar "delete" o WME pergunta:

"Este segmento que você está prestes a remover possui números de casa, tem certeza?"

Se a via não tiver números ele apaga sem perguntar nada.
Não notei desde quando está assim, mas então já houve alteração no WME quanto a isso?
ab5urd0
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 135
Has thanked: 77 times
Been thanked: 58 times
Send a message

Post by ab5urd0
gfariass wrote: São casos distintos, um você está nomeando o segmento que ele não permite devido a numeração e o outro está deletando, por isso da mensagem.
Verdade gfarias, você tem razão! Eu comentei somente sobre o fato de excluir a via naquela situação que o disse o Angelo_1903, embora hoje, isso seja possível após exibição da mensagem.
Angelo_1903 wrote: Quando a via já está nomeada e marca-se NENHUM, sim, dá erro. E nem excluí-la é possível.
O WME permitia em alguma versão passada apagar o nome da via e salvar (sem dar erro), deixando os números? Parece que nem sempre foi assim...

VIA C/ NOME E Nº > MUDAR NOME P/ NENHUM > ERRO AO SALVAR > DELETE > MENSAGEM ANTES

VIA C/ NOME E Nº > MUDAR P/ OUTRO NOME > SALVAR OK

VIA C/ NOME E Nº > APAGAR TODOS Nºs > MUDAR NOME P/ NENHUM > SALVAR OK > DELETE > SEM MENSAGEM


Abraço.
ab5urd0
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 135
Has thanked: 77 times
Been thanked: 58 times
Send a message

Post by ab5urd0
MadMaxBRA wrote:Enfim bug. Editando há um bom tempo me deparei com esta situação. Aquilo que já disse.. pense um editor novo, que não lê o manual.. e não faz oq estamos fazendo.. usar o fórum.. resultado: remove e refaz a via ao invés de apenas remover o nome. Perde-se histórico da via. Sem contar o novo segmento sem cidade..sem ativar as juncoes.. tudo vermelho no validator..rs. O erro não pode ser visto como normal.
Eu concordo com você que a exibição do motivo do erro seria algo coerente e até desejável, mas acho pouco eficiente para evitar que um editor novo, que não lê o manual e não participa do fórum apague e refaça a via (provavelmente nem sabe como apagar os números). Na minha opinião, editores assim vão continuar fazendo o mais rápido e errado, independente de mensagem, até porque eles não sabem o que estão prejudicando.

Abraço.
ab5urd0
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 135
Has thanked: 77 times
Been thanked: 58 times
Send a message

Post by ab5urd0
OlavoAG wrote:Pessoal, algum motivo pra este segmento desviar a rota no pedágio? Era algum teste? Podemos voltar ao normal? Temos até UR no local sobre isso: https://www.waze.com/pt-BR/editor/?zoom ... 15&env=row
Olavo, veja pelo Street View que este pedágio tem cobrança diferenciada dependendo da via escolhida, a faixa do meio é só para quem tem um dos meios de cobrança automática.
Da forma como está a MC, não há instrução alguma e o usuário escolhe que lado seguir conforme a sinalização horizontal e vertical. Além disso, motos e caminhões são proibidos na pista do meio.
Em minha opinião deixaria assim.
ab5urd0
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 135
Has thanked: 77 times
Been thanked: 58 times
Send a message

Post by adrianojbr
quinhobooz,

tenho visto que tem feito um ótimo trabalho em suas edições. todavia, a respeito do caso apontado, tenho algumas observações a fazer:

1. ressaltando o que o canetafina sugeriu, o padrão a ser usado para nomear rodovias é UF-000, sem o "Rod." na frente;

2. de acordo com o plano rodoviário estadual de sc, a sc-412 não passa em porto belo, mas em Entr. BR-101 (para Itajaí) - Ilhota - Entr. Acesso Gaspar - Contorno Rodoviário Gaspar (Entr. SC-
108 para Brusque). para ilustrar, há ainda o mapa a seguir:
https://lh4.googleusercontent.com/-n8fv ... 20belo.jpg
de acordo com o mapa acima, esse trecho é uma rodovia municipal pavimentada.

você citou como fonte o ibge. se estiver falando dos mapas do ibge, eles são bastante úteis mas não estão muito atualizados.

por esses motivos, esse trecho deve ser categorizado como principal (primary street) e nomeado como Av. Gov. Celso Ramos.
quinhobooz wrote:Dúvida,

Em Porto Belo/SC, a Rod. SC-412 passa pelo centro da cidade. Devo colocar Primary no centro da cidade? ou posso colocar tudo como Minor Highway?

Detalhe, segundo IBGE, ela tem nome de Rod. SC-412 e Av. Gov. Celso Ramos como secundário..

Abaixo link

https://world.waze.com/editor/pt_BR/#?z ... =158385850
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
por não ter obtido resposta até o presente momento, procedi hoje às alterações indicadas. caso haja discordância, voltamos a conversar.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
canetafina wrote:
camposenascimento wrote: Fala Guto beleza? Esta explicação de se colocar na via lateral "pista lateral" no final se aplica para este caso aqui?: https://www.waze.com/editor/?env=row&lo ... =157413732 Valeu, Abcs.
Opa

Sim, aplica a este caso. Acrescente ao nome da pista paralela o "Pista Lateral". Entretanto, cada caso um caso, de modo geral é isto, se tem uma paralela com o mesmo nome, vc precisa diferenciá-la da principal. Em alguns casos, se faz necessário que a pista principal receba um "Pista Central" ou um "Pista Expressa", etc. Porque digo isto, tem situações em que há conversões que podem ser feitas para principal ou sua lateral partindo do mesmo acesso, com isto é adequado que o motorista receba a instrução, por exemplo, "Vire na Av. Tal - Pista Central" ou, dependendo, "Vire na Av. Tal - Pista Lateral", com isto ele consegue diferenciar com mais certeza. Veja um exemplo aqui.
Um outro caso é a situação do "Pista Direita" e "Pista Esquerda", em alguns casos, também, se faz necessário para ter a instrução adequada ao convergir partindo de um mesmo acesso, veja um exemplo. Neste exemplo se ele virar e não pegar a pista correta vai para o lado oposto da rota. Nomeando como está, ele recebe a instrução antecipada ao virar na R. do Lavradio de qual pista pegar.
No primeiro caso, não insira o numero das casas na principal e sim na sua lateral, pois é ela que dará o acesso ao endereço.

Abraço.
nesses casos, não seria melhor colocar o "pista lateral da" ou "via marginal da" antes do nome da via?

digo isso, para dar mais ênfase na instrução, pois já acontece comigo de ouvir o "vire na br-470 - pista lateral" muito em cima do lugar de virar, e acabei virando na br-470 e pegando um engarrafamento monstro.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
nem sempre eu uso o waze com a tela ligada ou fica olhando para ela (por causa do trânsito).

o local foi esse aqui
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
outros usos para o nome alternativo são:

1. ruas com algarismos arábicos ou romanos no nome: coloca-se o número no nome principal, por economia de espaço e por extenso no alternativo;
2. ruas que são conhecidas por um nome famoso que não é o oficial: coloca-se o nome oficial no principal, e no alternativo o nome pelo qual ela é conhecida (muito comum nos casos de av. beira-mar, av. beira-rio...); e
3. ruas que a ortografia pode confundir: de novo, coloca-se o nome oficial no principal, e as possíveis confusões no alternativo. esse eu percebi, especialmente, em blumenau que há a "rua lauro mueller". nome comum em ruas de cidades de sc, mas normalmente se escreve "lauro müller". pesquisando no waze por "rua lauro muller", são trazidos vários resultados em outras cidades, mas nenhum em blumenau.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message