Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

tipos de estrada

Post by Fmoliveira
Não concordo com a tradução do wiki sobre os tipos de estrada para "service road".

A wikipedia explica melhor o que os americanos entendem como service road:
http://en.wikipedia.org/wiki/Frontage_road

Parece muito com as ruas laterais que nós temos nas rodovias, como a Av. Getúlio Vargas ao lado da BR-116 aqui em Canoas-RS.

No wiki do waze diz que elas são as vias coletoras.

As vias coletoras são estradas com velocidade máxima em 40km/h, que servem para ligar levar das ruas residenciais (que tem limite em 30km/h) até as arteriais (que são ruas de 60km/h).

Eu estou com muita dúvida se devo marcar apenas as arteriais como primary street, ou se devo marcar as coletoras também. Isso tem impacto no algoritmo de roteamento no waze, que tende a não usar as ruas menores do que primary street a partir de uma certa distância.
Fmoliveira
Posts: 27

POSTER_ID:2574524

1

Send a message

Post by antigerme
Tirei a parte que "tentava" amarrar com via coletora do CTB. Ficou melhor agora? :D

O link que você passou da wikipedia já estava até como referencia nas "vantagens da SR".
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by Fmoliveira
Eu peguei o mapa oficial da minha cidade, e lá eu tenho listado quais ruas são oficialmente reconhecidas como coletoras e arteriais.

Gostaria de saber se existe um consenso de quais dessas devem ser marcadas como "primary street", e quais devem ser deixadas como "street".
Fmoliveira
Posts: 27
Send a message

Post by Fmoliveira
Está melhor sim. Agora resta a dúvida sobre como eu classifico as ruas coletoras. Eu encontrei o mapa oficial que a prefeitura da minha cidade disponibiliza, que eu posso usar pra fazer esta classificação.

http://antigo.canoas.rs.gov.br/Site/Pub ... IERARQ.pdf

(Ok, a url diz antigo, mas não existe uma no site atual).

O meu entendimento atual é de deixar elas como "street", e marcar as arteriais pra cima como primary street.
Fmoliveira
Posts: 27
Send a message

Post by Fmoliveira
Oi tchelow, eu quero ter certeza que você está me entendendo antes de alterar.

Se você olhar o mapa, lá nós temos:
* ruas comunzinhas (30km/h) em branco
* ruas coletoras (40km/h) em laranja
* ruas arteriais (60km/h) em rosa

A BR-116 está em rosa, não é um arterial, é uma rodovia.

Se eu entendi o wiki, apenas a BR-116 deve ser marcada como highway e as outras arteriais (em rosa) como primary street.

As coletoras o wiki não deixa claro o suficiente. Eu gostaria de saber se existe um consenso na comunidade, e poder melhorar o mapa das ruas no meu caminho.
Fmoliveira
Posts: 27
Send a message

Post by Fmoliveira
Entendi. Pelo que eu vi até agora é melhor deixar as coletoras como primary street, para elas não serem ignoradas em viagens com mais de 15km. Porque é comum a BR-116 ficar com velocidade média de 20km/h.
Fmoliveira
Posts: 27
Send a message

Post by jennerjcruz
Fmoliveira wrote:Não concordo com a tradução do wiki sobre os tipos de estrada para "service road".

A wikipedia explica melhor o que os americanos entendem como service road:
http://en.wikipedia.org/wiki/Frontage_road

Parece muito com as ruas laterais que nós temos nas rodovias, como a Av. Getúlio Vargas ao lado da BR-116 aqui em Canoas-RS.

No wiki do waze diz que elas são as vias coletoras.

As vias coletoras são estradas com velocidade máxima em 40km/h, que servem para ligar levar das ruas residenciais (que tem limite em 30km/h) até as arteriais (que são ruas de 60km/h).

Eu estou com muita dúvida se devo marcar apenas as arteriais como primary street, ou se devo marcar as coletoras também. Isso tem impacto no algoritmo de roteamento no waze, que tende a não usar as ruas menores do que primary street a partir de uma certa distância.
Achei fantasticamente oportuna sua colocação. Faz dias que venho falando a mesma coisa sobre SERVICE ROADS! Na tentativa de explicar SERVICE ROADS, a página brasileira ficou pior que a original americana. Parabéns.

Na minha opinião, lendo o wiki em inglês e o código fonte, na qualidade de engenheiro e desenvolvedor de software etc., acho que se deve fazer uma teia de PRIMARY STREETS que permita o escoamento do trânsito entre bairros. As PRIMARY STREETS devem ser conectadas entre si, de forma que o trânsito possa fluir por essa rede assim construída. A grosso modo, toda via que não seja local deve ser PRIMARY STREET. Então, respondendo a sua pergunta, vias coletoras podem e devem ser PRIMARY STREETS, dependendo de estudo caso a caso.

Enviado de Galaxy SIII!
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
O código fonte do Waze nos diz que velocidade média é dada a cada tipo de via, quando não há dados históricos e nem informação em tempo real. As velocidades médias estão no arquivo navigate_cost.c (o Waze usa metros/segundo internamente...):
switch (cfcc) {
case ROADMAP_ROAD_FREEWAY:
m_s = (float)(100 / 3.6);
break;
case ROADMAP_ROAD_PRIMARY:
m_s = (float)(75 / 3.6);
break;
case ROADMAP_ROAD_SECONDARY:
case ROADMAP_ROAD_RAMP:
m_s = (float)(65 / 3.6);
break;
case ROADMAP_ROAD_MAIN:
m_s = (float)(30 / 3.6);
break;
default:
m_s = (float)(20 / 3.6);
break;
}
Pelo código acima, as velocidades médias por tipo de via, na ausência de dados históricos e de informação em tempo real, é:
1. FREEWAY: 100km/h
2. MAJOR HIGHWAY: 75km/h
3. MINOR HIGHWAY: 65km/h
4. RAMP: 65km/h
5. PRIMARY STREET: 35km/h (parece lento, mas velocidade média urbana é assim mesmo...)
6. STREET: 20km/h

Importante: não confundir velocidade média com velocidade máxima...

Enviado de Galaxy SIII!
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by Tchelow
Fmoliveira wrote:O meu entendimento atual é de deixar elas como "street", e marcar as arteriais pra cima como primary street.
Pelo mapa eles parecem ser PS. As arteriais, como por exemplo a BR-116, poderia marcar como MH.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Foi mais ou menos isso que entendi mesmo, mas não conheço a região pra dizer com certeza.
Estas outras em rosa, se não tiver muitos faróis e vias atravessando, pode ser categorizada como minor highway. Se tiver as Services Roads como coletora de tráfego, também pode ser MH.

As categorizações tem sido uma discussão constante, porém, na reunião com o Uri e o Chen, eles deixaram claro que poderíamos categorizar do jeito que melhor funcionasse na região, desde que todos da região tivessem o mesmo conceito. Desde então fizemos alguns testes em alguns locais, como algumas vias de São Paulo para ver como fica o comportamento do Waze, pois não adianta ter tudo certinho e ele não conseguir te tirar do trânsito.
Minha sugestão é: faça um teste nas vias que deseja padronizar e, após a atualização do aplicativo, faça um teste pra ver se ele consegue te encaminhar para fora do trânsito. Se conseguir, ótimo, caso contrário tu pode tentar diminuir a categoria da via (e a consequente penalidade) para que ele te direcione para fora.

Deu pra dar uma luz aí?

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!