Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Ediçao de Rodovias

Post by
Gostaria de discutir com todos sobre como temos classificados as nossas rodovias.


1) As rodovias devem estar sempre como algum tipo de Highway? Qual categorizaçao geral das rodovias?
Penso que nao há uma regra, apesar das rodovias serem categorizadas, em geral, como Major Highways. Em alguns casos elas sao Minor Highway ou pertencem até mesmo a outra categoria.
Temos debatido quanto a sua categorizaçao dentro de cidades. Estamos experimentando deixar todas rodovias como Primary Streets (quando possivel) quando elas adentram a uma cidade. Ou seja, por exemplo, uma rodovia pode iniciar como uma Freeway e, em outro trecho, a mesma rodovia pode ser uma Minor Highway e, em seguida, uma Primary Street ao entrar em uma cidade.


2) Como devemos atribuir o nome da rodovia? Em algumas cidades ela é conhecida por seu nome popular, em outra cidade por seu nome oficial. Esta rodovia deve apresentar nomes diferentes ou deve apresentar mesmo nome (e outras informaçoes) a fim de facilitar ediçao de longos trechos de rodovia?


3) Qual endereço devemos atribuir a rodovia e qual tipo de vantagem pode ser esperado?
Quando criamos uma estrada temos que atribuir país, estado, cidade... Uma rodovia pode cruzar diversas cidades. Portanto, ela deve ficar "sem cidade" ou devemos atribuir uma cidade para esta rodovia? Buscar BR-020 pode nos retornar qual tipo de resultado? "BR-020 Brasília" ou "BR-020 Fortaleza" ou "BR-020 Formosa".. de acordo com nossa proximidade. Isto é relevante?


Há algum outros aspecto sobre ediçao de rodovias que deveriamos abordar aqui?


Apreciaria ver a experiencia (de ediçao e leitura) e ponto de vista de voces compartilhados aqui.


Abraço

POSTER_ID:1025273

1

Send a message

Post by abnerw13
CleitonCasarotto wrote:Amigos estou com uma duvida, se alguem puder ajudar...
As areas por onde passamos ficam disponiveis para ediçao por tempo limitado? algumas areas que passei a algum tempo atras, sumiram da minha area de ediçao.

Cleiton

Fala Cleiton..tudo tranquilo..me parece que as áreas editáveis e os pontos por rota...estão de certa forma congelados.. :( ...Esse fds fui para Fazenda Rio Grande(RM aqui de Curitiba) que é uma área que estava fora dos meus limites..porém ainda não atualizou no WME. É só esperar um pouco, tivemos melhorias significativas no WME, e é normal esse atraso em função dessas mudanças....(Veja as mudanças AQUI).
Abraços ;)
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by abnerw13
CleitonCasarotto wrote:Estou com um problema em um trecho de estrada que tinha lock 3. Alguem criou por cima um outro segmento lock 1 major highway e nao consigo exclui-lo pois da erro quando vou salvar.

https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... TTTTTTTTTT
Fala Cleiton..eu não autorização de edição...mas foi um IGN que fez essa caca? :o :o

Por favor...posta este problema na thread la do PR
viewtopic.php?f=1000&t=29443&start=480

Fica mais fácil para gente ajudar. ;)

Abraços
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:MINOR HIGHWAY não. Posso estar enganado, mas para o Waze MINOR HIGHWAY está abaixo de PRIMARY STREET. Tenho que arrumar um tempo para ler mais do código fonte... Então, se a rodovia entra na cidade, recebe trânsito local e passa a ter cruzamentos em nível baixo limite de velocidade, a rodovia passa a ser PRIMARY STREET neste trecho.
A MINOR está acima da PRIMARY.

Agora parte da rodovia que entra na cidade e baixar sua classificação é o caso dos nossos testes.

Aqui na BA estou testando na BA-099
https://world.waze.com/editor/?zoom=3&l ... TTTFTTTTFT
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:Vou parar de falar besteira... rs...
Na minha cabecinha inocente, eu imaginava que MINOR HIGHWAY fosse menos importante e mais lenta que PRIMARY STREET. Bem que Antigerme e outros me avisaram do contrário...
UAheuhaeuhaeuaheuahea :lol:

Eu te disse! Eu te disse! Eu te disse! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Dê uma olhada maior que você vai encontrar alguns vestígios sobre penalização. :D
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:Disse sim. Coloco a mão à palmatória. Tenho tendência a ser cético... rs... Agora me diga: gostou de saber das velocidades médias por tipo de via? Aposto que você não sabia..
Como todo ser humano, só acredita vendo!

Sobre a velocidade média depois de uma olhada mais abaixo que você vê que tem outra função que a altera e parece algo sobre penalização.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
1) As rodovias devem estar sempre como algum tipo de Highway? Qual categorizaçao geral das rodovias?
Penso que nao há uma regra, apesar das rodovias serem categorizadas, em geral, como Major Highways. Em alguns casos elas sao Minor Highway ou pertencem até mesmo a outra categoria.
Temos debatido quanto a sua categorizaçao dentro de cidades. Estamos experimentando deixar todas rodovias como Primary Streets (quando possivel) quando elas adentram a uma cidade. Ou seja, por exemplo, uma rodovia pode iniciar como uma Freeway e, em outro trecho, a mesma rodovia pode ser uma Minor Highway e, em seguida, uma Primary Street ao entrar em uma cidade.
Penso que toda rodovia deve ser algum tipo de Highway:
- Minor para rodovias simples, pista simples
- Major, no mínimo 2 pistas
- Freeway uma Major de acesso totalmente controlado e sem paradas.
2) Como devemos atribuir o nome da rodovia? Em algumas cidades ela é conhecida por seu nome popular, em outra cidade por seu nome oficial. Esta rodovia deve apresentar nomes diferentes ou deve apresentar mesmo nome (e outras informaçoes) a fim de facilitar ediçao de longos trechos de rodovia?
Coloquei no Wiki, e é claro que é sugestão, utilizar "UF/BR-NUMERO Nome", tentando criar um padrão para caso um dia seja implementado os escudos para representar as rodovias brasileiras.

Nos EUA ficou bem bacana, ele pega pelo nome, o BR/UF de lá para saber o tipo de escudo, a numeração após coloca dentro do escudo e existindo nome ele mostra na via.
3) Qual endereço devemos atribuir a rodovia e qual tipo de vantagem pode ser esperado?
Quando criamos uma estrada temos que atribuir país, estado, cidade... Uma rodovia pode cruzar diversas cidades. Portanto, ela deve ficar "sem cidade" ou devemos atribuir uma cidade para esta rodovia? Buscar BR-020 pode nos retornar qual tipo de resultado? "BR-020 Brasília" ou "BR-020 Fortaleza" ou "BR-020 Formosa".. de acordo com nossa proximidade. Isto é relevante?
Parte da opinião está no ponto 2.

Sobre colocar nome da cidade nas rodovias fica bem interessante quando se coloca apenas no perímetro urbano e deixando o resto sem cidade (no city). Quando tem nome da cidade o alerta fica "alerta cidadeA" e deixando sem o Waze emite de acordo com a área, "alerta PRÓXIMO cidadeA", "alerta ENTRE cidadeA e cidadeB", fica realmente bem segmentado.

Ah... também tem o problema de quando coloca o nome da cidade na rodovia e o Waze desloca o nome da cidade totalmente para fora do perímetro urbano.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:
antigerme wrote:Sobre a velocidade média depois de uma olhada mais abaixo que você vê que tem outra função que a altera e parece algo sobre penalização.
Sim, a velocidade é alterada se houver informação associada ao segmento de via. Aí o aplicativo pega a informação de velocidade, histórica ou em tempo real, do servidor.

As penalidades se sobrepõem ao cálculo de velocidade, para se obter o tempo de percurso. Conforme as opções de navegação do usuário e a distância entre chegada e partida, vias são praticamente excluídas do cálculo de rota pela adição de tempos de penalidade associadas a elas (até 3600 segundos, 1 hora). Há também adicionais de tempo de percurso associado a junções. Por isso, toda junção em nível deve ser corretamente representada. As penalidades, por serem tempos artificiais, são excluídas do tempo de percurso mostrado ao usuário...

Quando você estuda as penalidades no Waze, fica claro que a malha urbana em cidades grandes como SP deve ter uma rede de vias acima de STREET que permita a navegação pela cidade sem o uso do tipo STREET. Essa rede deve estar toda interconectada para funcionar corretamente. A fração de vias acima de STREET, sugiro que seja em torno de 15% (chute).
Lá vai outro, "eu te disse! eu te disse! eu te disse!" :lol: :lol:

Perco a amizade mas não perco a piada. :D

Sobre esta % acho muito relativo, depende de cada cidade. Está gostando do que está vendo no mutirão SP?
jennerjcruz wrote:Jenner, engenheiro ITA/AER-87
Boa!! já via que vai adotar "A assinatura".

Só uma dica, coloca aqui http://world.waze.com/forum/ucp.php?i=p ... =signature
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
scarlogarcia wrote:
Fmoliveira wrote:Um colega acima mencionou que não há privilégio para highways. Há sim, segundo o "quick help" do waze, pesquise por "penalty". Vai aparecer este trecho aqui no fim:

Long Distances:
0-15 km - All road types are allows for routing.
15-20 km - All road types except Streets.
20-30 km - All road types except Streets and Primary streets.
30-200 km - Only Minor, Major, and Freeways.
more than 200 km - only Freeways.
http://world.waze.com/forum/viewtopic.p ... 87#p235487

Tem implicito nestas informaçoes algo que eu tentava abordar aqui tambem. Se voce vai andar 200 Km na Dinamarca ou outro país pequeno, voce vai percorrer todo o país. No Brasil, se voce vai de Brasilia a Goiania (que nao sao distantes) voce anda 200 Km. No entanto, as rodovias que temos para este tipo de viagem sao, geralmente, Major ou Minor Highway (menos em alguns trechos de Sao Paulo). Está aqui o cuidado de nao atribuir Freeways para rodovias brasileiras como o novo Basemap fez.
+1 :D

Este basemap realmente bagunçou muito.

Eu vi que no DNIT tem o mapa das rodovias e informando o porte dela. Mutirão de rodovias?
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
edulg wrote:
Tchelow wrote:Caramba! Um CM com 3 mensagens no forum? :o Pode vir aqui sempre bater cartão pra poder ajudar a galera! :lol:
É que até pouco tempo eu não havia sequer entrado no forum, pois até então minhas dúvidas estava sendo respondidas pela wiki. :S

Mas agora instalei o Tapatalk e posso acompanhar o forum mais ativamente!
\o/

Aeee!!! :D

Toda ajuda é muito bem vinda.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by CleitonCasarotto
Amigos estou com uma duvida, se alguem puder ajudar...
As areas por onde passamos ficam disponiveis para ediçao por tempo limitado? algumas areas que passei a algum tempo atras, sumiram da minha area de ediçao.

Cleiton
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2667
Has thanked: 234 times
Been thanked: 1259 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."