Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by jennerjcruz
Tchelow wrote: Por favor! Não altere as marginais!
Tivemos uma reunião sábado para determinar padrões de classificação e vamos divulgar assim que terminar de compilar os dados. O pessoal de São Paulo está trabalhando muito para conseguir corrigir estes erros relatados por ti (e que são válidos), mas as marginais, neste momento, passam por alguns testes e isto entra em nossa conversa.
Posso contar contigo?

Obrigado,
Pode sim contar comigo. Não mudarei a classificação das Marginais. Eu evito tocar muito no mapa de SP, pois sei que há mais gente cuidando dele.

As marginais têm problemas, porém, e alguns erros são grandes demais para deixar passar. Assim, ontem de noite coloquei a nova pista sobre o Rio Tamanduateí sentido Leste, que está pronta faz mais de ano, mas que ainda estava falando no mapa (talvez porque não aparece na imagem de satélite mais próxima do Bing). Tomei o cuidado de manter a classificação atual das pistas, no que foi possível.

Notei o uso de service roads nas Marginais de SP. As pistas locais das Marginais de SP não devem ser service roads. Service roads são ruas comuns que permitem o acesso às propriedades que margeiam vias expressas, com velocidade média de 25km/h (quando não houver dados históricos ou atuais), e que são penalizadas no roteamento para percursos mais longos. Aqui em SJC há um bom exemplo de service roads nas margens da avenida Jorge Zarur. A avenida tem acessos controlados, 80km/h sem cruzamentos em nível, e vias auxiliares lentas para acesso aos imóveis que margeiam a avenida (e não para escoamento do trânsito). Estas vias laterais são service roads. As pistas laterais das Marginais de SP não o são. São minor highways.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Tchelow wrote:Concordo e discordo.
As centrais devem ser MH e as laterais PS, pois recebem todo o tráfego e não tem velocidade suficiente.
Darei uma olhada nisso assim que sobrar um tempo aqui.

Abraços,
MH é major ou minor?

As pistas locais das Marginais de SP ainda são muito mais rápidas e importantes do que quaisquer outras vias da cidade. Acho que devem ser minor highways, mas classifica-las como primary streets também é aceitável.

A pista central (nova) eu deixaria como minor highway e a pista expressa como major highway.

Por sinal, eu deixaria a Rubem Berta e a 23 de Maio como minor highway.

Mais uma coisa: usar ramps apenas na entrada e saída de major highways e freeways. Nunca usar ramps em primary streets e vias mais lentas.

Abraços,

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
antigerme wrote:Colocaria a principal e central como Minor e a lateral como Service.

Não esquecer de usar Ramps, tipo diferente, nos acessos entre central <-> principal para o Waze não ficar brincando de zig-zag desnecessariamente.

De quem foi a ideia de separar a via em SP? Para trânsito isso realmente melhora?
Antigerme, Boa tarde!
Service não... para todos os efeitos, service é como Rua comum. Vai ser excluída da navegação em percursos grandes. Apesar de serem chamadas de vias locais, as vias locais das Marginais de SP são grandes avenidas de alta velocidade (70km/h).
E ramps devem ser usadas apenas em major highways e freeways.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Insisto. O uso de service roads nas pistas locais das marginais de SP não está correto...

Motivo: nós queremos que o Waze use as pistas locais para tráfego em deslocamentos maiores. Pelo código fonte, service roads são equiparadas a streets comuns. Em deslocamentos maiores, service roads serão penalizadas de forma que será aplicada penalidade tanto para entrar, quanto para sair das Marginais. Na verdade falta a SP o oposto: uma rede melhor conectada e mais abrangente de primary streets e vias expressas.

E me desculpem, transformar as rodovias Imigrantes e Anchieta em vias de menor expressão também está errado. Em lugar disso, o correto é criar primary streets nos trajetos em que se deseja que o Waze gere mais rotas. É o mesmo caso de SP. Basta criar primary streets devidamente conectadas entre si e com as vias expressas.

Quanto ao uso de rampas, elas se referem apenas a vias com acesso controlado, isto é, freeways e major highways. Para outros tipos de vias, usar conexões com tipos iguais aos das vias sendo conectadas. Pelo menos é o que diz o wiki americano.

Parece que nunca vamos sair dessa discussão...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Mais um detalhe: frontage road nada tem a ver com as pistas locais das Marginais de SP. Frontage road é uma coletora de tráfego local de baixa velocidade, com importância local. Nada a ver com as pistas locais da Marginal do Tietê. Não se enganem com os nomes.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Olá...
Em lugar de trabalhar, fico cuidando de Waze de graça... rs...

Vi sua edição.

1. Coloque a via lateral, chamada de via local, como primary street e não como service Road. Isso é importante. Acredite em mim.

2. Eu mudaria a pista expressa para major highway devido às características da via de acesso controlado, vazão e velocidade. Não importa se há congestionamentos na hora de pico. Congestionamento há na Europa, nos EUA etc.

3. Eu só uso ramps com major highways e freeways, por recomendação da wiki americana.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Como eu disse em outro tópico, e colocando o assunto no tópico certo...

Associar o tipo de via a velocidade média em horário de pico não é válido.

Fosse assim, todas as freeway de Los Angeles e New York deveriam ser classificadas como minor highway também. Em julho demorei horas para entrar em New York por uma freeway e não me parece que alguém teria a ideia de mudar o mapa do GPS e dos guias rodoviários para minor highway. Por sinal, nos EUA há uma definição legal do que seja freeway e haver congestionamento nunca foi um critério de classificação.

Nossa classificação não afeta o Waze no que tange a velocidade média da via, pois os dados de velocidade são substituídos por dados reais a medida em que usamos as vias.

Mas nossa classificação é importante em três aspectos:
1. Penalização / exclusão de vias na navegação por questões internas de sistema.
2. Visualização das vias no mapa com zoom mais afastado.
3. Informar corretamente o usuário do mapa, de forma que ele possa associar de forma intuitiva o que ele vê no mapa com o que ele vê na realidade.

É totalmente não intuitivo e contra o que se faz no mundo todo rebaixar uma via de dez faixas só porque ela tem congestionamentos na hora de pico. Tome alguém analisando o mapa sem conhecer a região e sem ver imagens do local. A pessoa será levada a pensar que a via é uma pequena rodovia, ou ainda uma via expressa sem controle de entrada e saída, com cruzamentos em nível etc.

Essa falta de uniformidade no mapa brasileiro passa uma péssima impressão ao usuário. Além do que dificulta o trabalho de edição.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Anti germe,

Se todos considerarem que em cidade só se usa até minor highway, tudo bem. No entanto, eu gostaria de ver exemplos disso em outros países. Você pode me passar ?

Por favor me mostre onde está no código fonte (versão 2.x pelo menos) ou em algum texto wiki que service roads são primary streets para penalização. Pelo que me lembro, service roads são tratadas como streets comuns no que tange a penalização. Quanto a suposição de velocidade, service roads possuem velocidade média de 25km/h, como streets comuns.

A pista local da Marginal do Tietê em SP nada tem a ver com service road, no sentido que os americanos usam o termo...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
Pós graduado em engenharia de controle, ITA
Pós graduado em administração, FGV
Desenvolvedor de software bancário, de processamento de imagens e em nuvem (C++, C#, ASP.Net, HTML, MS-SQL)
Empresário em construção civil (SJC)
Autor e desenvolvedor de metodologia para relatórios de impacto de trânsito (SJC)
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
mauriciomartins82 wrote:Vocês não tem noção do quanto é engraçado ver vcs 2 (Jenner e André) querendo que um aceite o ponto de vista do outro... Tá parecendo briga de criança pra mostrar quem tem o melhor brinquedo!

Jenner vc fica o tempo todo comparando nossas estradas com as americanas ou européias. Coloca uma coisa em sua cabeça, você está no BRASIL, lugar onde tudo é levado nas coxas... Temos que adaptar o Waze de acordo com a nossa realidade, como o próprio CEO nos disse na reunião de SP (como eu queria que você tivesse participado).

André tô contigo e não abro! Temos que procurar atender a realidade das nossas vias!!!


Abraço

Mauricio Martins
Graduando em Engenharia Mecatrônica pela FTC
Formado no 3o ano no Colégio Drummond
Formado na alfabetização na escola Universo do Guri
:mrgreen:
Maurício,

Não adianta vc querer criar uma categorização para Brasil diferente do que é feito no resto do planeta porque o software, tanto lá como cá, é o mesmo.

Se o Waze aqui fosse um software diferente, seria outra história.

Não entendo essa mania tupiniquim de criar jabuticabas, isto é, coisas (porcarias) que só existem no Brasil. Vcs se lembram da tomada de telefone quadrada da Embratel? É esse tipo de bobagem que vcs querem? O usuário comum vai saber distinguir um mapa zoneado de um bem organizado. A bagunça é um grave entrave aqui no Brasil para a difusão do Waze.

Peço a todos que entrem no EDITOR AMERICANO e procurem por New York, NY. Vejam Manhattan. Lá sim vcs verão edição de ruas bem feita. Por que é tão difícil de fazer algo assim aqui????

Vejam o uso correto de Freeway, Major Highway, Minor Highway, Primary Street e Street... Freeways cruzando NYC!!!! E não vão me dizer que elas não congestionam em hora de pico, ou que lá o Waze manda todas as rotas para a Freeway, porque isso não é verdade. Vejam a rede de Primary Streets bem conectada e balanceada... E mais, procurem por Service Roads: vcs não vão praticamente achar, porque são casos muito particulares...
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
antigerme wrote:Jenner,
jennerjcruz wrote:Se todos considerarem que em cidade só se usa até minor highway, tudo bem. No entanto, eu gostaria de ver exemplos disso em outros países. Você pode me passar?
Wiki.
Não está na Wiki e não é verdade que nenhuma freeway cruza área urbana. Veja o mapa de NYC, Los Angeles, Miami...
antigerme wrote:
jennerjcruz wrote:Por favor me mostre onde está no código fonte (versão 2.x pelo menos) ou em algum texto wiki que service roads são primary streets para penalização. Pelo que me lembro, service roads são tratadas como streets comuns no que tange a penalização. Quanto a suposição de velocidade, service roads possuem velocidade média de 25km/h, como streets comuns.
Wiki.
Não que eu queira discordar de sua palavra, mas se vc conhece tão bem a Wiki, onde está??? É que não está esta informação lá. Porque Service Road é outra coisa e vc não sabe, desconhece etc. E se faz de experiente... Ah, pelo amor de Deus...
antigerme wrote: Jenner, você tem que perceber que a Wiki é feita pela comunidade baseada em fragmentos de informação vindas do suporte e muitas observações e experimentos.

O Wiki existe para que estas discussões não mais existam. Diversas discussões já se passaram e não vale mais a pena continuar voltando a discutir a mesma coisa. Se não acredita no que está lá, faça experimentos e nos traga exemplos concretos. ;)
...
Ouça os mais experientes. Sua abordagem para querer mudar tudo não está funcionando.
Não quero mudar nada. Ao contrário. Quero que se pare de inventar maluquices e se passe a categorizar as vias seguindo as regras de categorização que estão no Wiki. Eu acredito no que está lá e o problema é que vc não segue o que está lá e fica iventando suas próprias regras. Por isso que lhe pedi para vc me mostrar a fonte de suas afirmações. Mas acredito que vc não tem como me mostrar a fonte de suas informações, por se tratarem de invenções suas...
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message