Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Service Roads ou Primary Streets?

Post by
Service Roads devem ser usadas na pista local das Marginais de SP? Antigerme pôs na cabeça que Service Road é um tipo de Primary Street e que deve ser usada em vias de passagem. O conceito de SR é bem conhecido nos EUA, mas desconhecido entre nós. Já expliquei diversas vezes e há farto material no Waze a respeito, incluindo o código do Waze 2.4.

Primeiro, basta olhar os mapas de cidades onde o Waze está mais avançado: Los Angeles, Miami, New York, Paris, Milano, London etc. Os mapas podem ser acessados nos links e . Vale notar que Milan tem um trânsito similar e ainda mais caótico do que São Paulo e mesmo assim eles lá classificam as vias de forma normal, sem tentar reinventar a roda. Lembrem-se: lá como cá o software é o mesmo... Notem também os usos de Freeways e Major Highways mesmo quando se adentra a áreas urbanas, nos casos em que a velocidade não é reduzida. Milano é um bom exemplo.

Segundo, Service Roads são internamente tratadas como Streets e não como Primary Streets. Usar Service Roads nas Marginais de SP irá levar o Waze a querer evitar estas pistas em trajetos mais extensos.

As pistas locais das Marginais de SP possuem alto tráfego de passagem e velocidade. Podem ser Primary Streets ou Minor Highways, mas nunca Service Roads.

Service Roads permitem entradas e saídas de propriedades e comunidades locais que margeiam vias expressas, mais frequentemente em zonas rurais e suburbanas. SR não são destinadas a tráfego de passagem / de alta vazão / de alta velocidade.

O tópico Service Roads or Primary Streets? já explica tudo. Vou pinçar algumas frases:
3.1. "It depends on whether it's being used primarily to access businesses, or if it's a through route. The former would be a Service Road. The latter would be something else." Depende (a classificação) se for usada (a via) para acessar empresas (ao lado da via expressa), ou se for uma rota de passagem. A primeira seria uma Service Road. A última seria alguma outra coisa."
3.2. "I would also say that it depends on the traffic handling capacity of the frontage road. The more volume it can handle the more likely it should be a primary instead of a service." Eu diria também que depende da capacidade de tratar tráfego da via lateral. Quanto mais volume ela puder tratar, mais provavelmente ela deva ser uma Primary (Street) em lugar de uma Service (Road).
3.3. "Service Roads 'service' the entrances to businesses and residences along a major thoroughfare. The Service Road does not have a name of its own or it has the exact same name as the major thoroughfare. If that road next to the major thoroughfare is itself a thoroughfare (even a minor one), then it is NOT a Service Road. If we totally removed a Service Road from the map, the only impact should be routing to/from a location directly on that Service Road. If it would impact more things, like people traveling cross town or accessing a freeway on ramp, then it is NOT a Service Road." Service Roads 'servem' de entrada para empresas e residências ao longo de vias de passagem de maior porte. A SR não tem um nome próprio e tem exatamente o mesmo nome da via de maior porte. Se a via lateral à via de passagem de maior porte é também de passagem (mesmo se for pequena), então ela (a via lateral) NÃO é uma SR. Se nós totalmente removermos a SR do mapa, o único impacto deve ser no roteamento de/para a localidade diretamente naquela SR. Se ela (a remoção) impactar mais coisas, como pessoas cruzando a cidade ou acessando uma freeway ou rampa, então a via NÃO é uma SR.
3.4. "The routing engine treats Service Roads as the same level as Streets. That gives strange, inefficient routing." O mecanismo de roteamento trata Service Roads no mesmo nível das Streets. Isso dá um roteamento estranho, ineficiente. NOTAS: a) Eu vi que Service Roads equivalem a Street (no que se refere a velocidade esperada) no próprio código fonte do Waze 2.4 e já mostrei em outro tópico onde isso ocorre; b) O autor da frase é o Weeezer14, country manager USA e forum moderator.
3.5. "All Service roads in my region, N. Texas, are labeled as such." Todas as Service Roads em minha região, norte do Texas, são classificadas desta forma. NOTA: veja o mapa do norte do Texas e vc notará o uso de SR para acesso a comunidades locais que margeiam vias expressas em zonas rurais e suburbanas, não para alto volume de tráfego de passagem.

POSTER_ID:9431553

1

Send a message

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:Existe uma situação similar a essa do Queens aqui em SJC, onde eu também empreguei Service Road faz uns dias. Por favor veja aqui. (Por favor mantenha minha edição, que está diferente da imagem de satélite pois a via foi estendida faz alguns meses.)
Voltei a via informada ao estado anterior, acompanhar as fotos aéreas, e ainda fiz LOCK.
Brincadeira.... Kkkkkk :lol:

Jenner,

Poderia avaliar estas duas utilizações de SR e nos dizer os pontos que estão corretos e errados? Peço que também não altere a via.

https://world.waze.com/editor/?zoom=6&l ... TTTFTTTTFT
e
https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTFTTTTFT

Update:
Tem outra SR que acho bem interessante. Poderia avaliar esta também?
https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTFTTTTFT

O que acho interessante dela que toda vez que a principal, Primary no mapa, engarrafa um pouco o Waze roteia para dentro das SR.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:Boa noite...

Não conheço bem Salvador. Devo ter estado aí uma vez em 8 anos. Conheço SP, SJC, Milano (onde estive 8 vezes no último ano...), NYC etc... Então minha análise pode estar errada, já que se baseia em imagens estáticas.

1. Sobre o link https://world.waze.com/editor/?zoom=6&l ... TTTFTTTTFT:
1.1. Uma SR me parece que existe apenas para servir ao Shopping Iguatemi. Tem sentido de direção oposto à via expressa principal, logo não deve servir para tráfego de passagem. A classificação SR está certa. Fiz o mesmo com um Hipermecado Extra aqui em SJC.
1.2. O mesmo raciocínio de 1.1 se aplica à parte da mesma via que passa pelo Mc Donalds e pelo Hipermercado Bom Preço.
1.3. Já a SR da pista oposta, que passa pelo Comercial Ramos, merece uma análise feita no local. Por sua extensão e geometria, ela pode ser utilizada para escoamento de tráfego de passagem. Se esta for a realidade da via, eu a colocaria como Primary Street. Se a via for utilizada muito principalmente para o acesso aos imóveis lindeiros, SR está bom.
1.4. Quanta favela do lado de riqueza...

2. Sobre o link https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTFTTTTFT:
2.1. Vale o mesmo raciocínio feito em 1.3: esta pista lateral tem como finalidade desafogar o trânsito da BR, servindo ao tráfego de passagem, ou tem como finalidade dar acesso às propriedades lindeiras da BR, coletando o tráfego local? Se a finalidade for a primeira ou for mista, a via deve ser Primary Street ou alguma outra coisa. Se a finalidade for apenas a segunda, a via deve ser SR.

3. Sobre o link https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTFTTTTFT:
3.1. Numa análise superficial, as laterais me parecem ser SR. No entanto, vale o raciocínio já exposto: se a pista lateral funcionar para o escoamento do tráfego de passagem, ela deixa de ser uma SR para ser alguma outra coisa.
3.2. Sobre o Waze transferir o trânsito para a lateral, isso é normal, pois a SR é uma street e street só é penalizada a partir de uma certa extensão de rota.

Seus exemplos são interessantes. Nada têm a ver com a pista local da Marginal do Tietê (PLMT). A PLMT, apesar do nome, nada tem de local. Conduz pelo menos 25% de todo o tráfego da Marginal, de um lado a outro de SP. A PLMT não se estende apenas a algumas propriedades, retornando para a pista principal. Não, a PLMT está lá de uma ponta a outra da cidade. Seu objetivo principal é escoar tráfego, desafogar a pista expressa e o acesso a imóveis lindeiros existe, mas é insignificante. Quando em SP vc vai de um bairro a outro não muito distantes, vc usa em geral a PLMT. A velocidade da PLMT é alta, 70km/h, seu fluxo de veículos é imenso. Nada tem a ver com seus exemplos...
Jenner,

Realmente adorei sua analise, poderia continuar me ajudando a lhe entender? parece que concordamos em tudo mas estamos escrevendo de formas diferentes. Se fosse escrever no Wiki sobre SR, como seria o texto, completo, sugerido?

Se possível poderia dar uma lida neste post e seus links e nos dizer o que acha?
http://world.waze.com/forum/viewtopic.p ... 40#p247054
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Valeu jenner! :)
jennerjcruz wrote:"Service Road é um tipo de via coletora (vide Código Brasileiro de Trânsito) localizada às margens de uma via arterial ou de trânsito rápido (Primary Street ou Highway), com as seguintes características:
1. Serve de acesso às propriedades às margens da via principal; e
2. Não é de tráfego rápido; e
3. Coleta e distribui trânsito local; e
4. Não é usada para tráfego de passagem; e
5. Permite que o tráfego local não obstrua o tráfego de passagem da via principal; e
6. Em geral não possui um nome próprio ou possui o nome da via principal."
Gostei dos pontos 1, 3, 5 e 6.

Fiquei na dúvida do ponto 4. Não entendi este tráfego de passagem. Seria o caso de a via não servir apenas para coletar trânsito local e sim para locomoção de um ponto a outro, como as Primary? Seria isso a ideia de passagem?

Sobre o ponto 2 eu discordo, a SR não são usadas também para obter aceleração/desaceleração para não obstruir o trânsito da via principal? Não seria melhor colocar como não tem a mesma velocidade média da via principal? Está parte de tráfego rápido acho muito subjetivo.

Estou aguardando terminarmos estas definições, e se todos concordarem, alterar o Wiki.
jennerjcruz wrote:Quem dirige em diversas partes do mundo (incluo-me na lista) logo vê que a classificação feita está errada. Pior do que isso, Service Road é equiparada a Street e não a Primary Street.
Isso posso discordar sem peso na consciência. :lol:

Você já viu que diversas pessoas relatam no fórum que parece que as SR se comportam como Primary. Peço que observe e no diga, faça alguns testes pelo livemap e app. O segredo das rotas online não está no client e sim no servidor.

Teve um post de um usuário que dei muita risada, ele afirmou que quando a pista marginal estava como SR parecia que o Waze interpretava, "você tem que passar por aqui", e quando mudou para Street o Waze parou de ter este comportamento.

Agora qual o motivo de você não acreditar no Wiki e no que estou te afirmando? Também sou CM e moderador global do fórum e também participo de algumas decisões do Waze (Champs). Pode confiar, se não acredita, por favor, faça testes e observe por você mesmo.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:Quem afirma que Service Road é o mesmo que Street e que não deve ser usada em tráfego de passagem é o consenso dos usuários em tópicos fora do Brasil. Por favor procurem o tópico "Service Roads or Primary Streets?". Já fiz diversas referências a este tópico aqui mesmo, no começo desse nosso tópico. Inclusive traduzi alguns trechos. Também procurem na Wiki americana a parte referente a "road labeling".
Esta parte é que continuo repetindo e você não está entendendo. TODO o Wiki é feito pela comunidade, qual o motivo de você só querer acreditar no Wiki EUA e não no BR? Olhe a definição no Wiki de outros países.
jennerjcruz wrote:Em particular, estou confiando na afirmação do usuário WeeeZer14, country manager USA & champ, de agosto deste ano, no tópico acima. Posso perguntar-lhe a fonte da afirmação dele.
Seria realmente muito interessante se você pudesse obter a fonte do WeeeZer14.
jennerjcruz wrote:Estou também confiando no código versão 2.4. Como essa mudança de equiparação de Street para Primary Street teria grandes repercussões no sistema, duvido que tenha havido alguma mudança.
Por termos formação parecida, exatas, concordo com o que você afirma, está no código do 2.4 para segmentos sem estatísticas, offline. O problema que este comportamento esperado, de acordo com o código do client, não acontece.

Quando te peço para testar é para você poder observar o mesmo comportamento que eu sobre as SR. O pior que não estou sozinho, outros wazers observam a mesma coisa que eu.
jennerjcruz wrote:Trânsito de passagem é aquele que não tem destino e nem início nas propriedades servidas diretamente pela via. Então, Anti Germe, você lembra daquelas vias de Salvador que você me deu para analisar? Elas são Service Roads porque o tráfego nasce ou morre nos imóveis servidos diretamente pela via, como por exemplo no Mac Donald's ou no Shopping Iguatemi. Quando a via é usada para tráfego que passa sem ter como origem ou destino os imóveis ligeiros, diz-se que a via é de passagem.

Service Roads são sempre vias de baixa velocidade, pois você não vai entrar num shopping, posto de gasolina, prédio, casa, loja ou outro imóvel com acesso direto à via em alta velocidade.
Esta parte continuo na dúvida, acho que agora a dúvida aumentou mais ainda. :D

E a parte da definição da via, usado para impedir que o tráfego local acesse diretamente e atrapalhe o trânsito da via principal?

Já estou com um rascunho, usando os pontos que você levantou, para colocar no Wiki, só que ainda estou com alguma dúvidas.
jennerjcruz wrote:Se alguém tem dificuldade em ler Inglês ou Italiano, estou a disposição.
Italiano com certeza precisarei de ajuda, inglês, no problem.
jennerjcruz wrote:Ou se alguém tem alguma fonte que desmonte minhas afirmações, também estou a disposição.

E por favor porém de falar que não acredito na Wiki. É ofensivo e um ataque pessoal tolo, pois tudo que digo é baseado em informações para as quais tenho e compartilho as referências.
Por favor, não leve para o lado pessoal, não é este o objetivo. Agora se ponha no meu lugar, a todo momento aparece um usuário que vem e questiona tudo, quer refazer tudo e desconsidera toda a evolução já existente, afirma algo que leu em algum local e traz como verdade sem testar e observar. Chega um momento que da vontade de só responder, "siga o que está escrito no Wiki". ;)

A página do Wiki "Como categorizar e nomear vias" fui eu que escrevi, e você ainda vem afirmar, em outros posts, que EU que não estou seguindo o que está escrito lá. Escrevi inicialmente pegando várias informações de vários locais e depois pincelei com a experiência adquirida, depois de muito uso e mapeamento de vias. A Wiki INT também teve participação minha, pena que ela foi descontinuada e hoje cada país que define sua melhor forma de categorização de vias.

A Wiki existe para que estas discussões, que já existiram anteriormente. não voltem a acontecer. Todos falam, "coloca no Wiki o que já fui discutido e acertado que estes novatos não voltarem a discutir tudo novamente", isso não acontece, sempre aparece um novato que quer refazer tudo.

Quando você traz algo de encontro com algo que já pacificado, trago com base em experiência do Waze, testes e observação.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:Antigerme,

Li sua resposta só agora...

Vasculhei toda a Wiki, todo os foruns e TODA a comunidade mundial tem a mesma opinião minha: Service Roads são como Streets comuns.

Waze Champs dos USA, UK, Holanda, Espanha...

Wikis dos USA, Itália, Singapura etc. Só o Wiki da Malásia equipara Service Road a Primary Street.

Vc está sozinho nessa. E vc sabe que o software usado aqui é o mesmo usado lá. Então não tem como se dizer que no Brasil, porque só aqui existem jabuticabas, o Waze é possuído pela pomba gira e passa a tratar Service Road como Primary Street.
Uaheuahaeu, gostei!

Não é isso Jenner, o caso que nos EUA tem uma definição oficial do governo para as Services, Highways, Primary e lá ele aplicam o que existe de oficial.

No chat acho que conseguimos nos entender melhor. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Já nos entendemos no chat.

A confusão sobre o problema das Highway dentro das cidades era em relação a nomenclatura. O Jenner me esclareceu que "área urbana"/"perimetro urbano" é nomenclatura oficial e é definido por cada município.

Gostei da sugestão dele sobre como acrescentar o texto no Wiki, no local de "área urbana"/"perímetro urbano", usar "Rodovia onde haja tráfego urbano". O que acham?

Assim que nos entendermos sobre as SR jogo aqui no fórum. :D

Conversa por chat é muito mais produtiva e rápida. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Só para não perder o costume de discordar de você. :mrgreen:
jennerjcruz wrote:2. Utilização de Service Road apenas em casos específicos já explicados exaustivamente aqui: service roads são vias que permitem acesso aos imóveis ao longo de vias expressas, mas não são vias de passagem. Se forem vias de passagem, devem ser street ou primary etc.
Esta parte das SR ainda não entendi. Tomara que seja que nem as Highways de tráfego urbano, meu problema de ignorância sobre a nomenclatura "área urbana". :P

UPDATE:
Descobri o motivo da confusão, veja o CTB sobre "via urbana". CTRL+C, CTRL+V
Via urbana - ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.

O pior que eu que tinha colocado no WIKI os tipos de vias de acordo com o CTB e não estava lembrando. http://www.waze.com/wiki/index.php/Como ... _com_o_CTB

Não acha melhor nos apegarmos ao CTB: é nacional, é sobre trânsito, todos estudam para tirar CNH; do que as legislações do município? "Vias Urbanas" do que "Vias de tráfego urbano", minha preocupação é em ter algo de maior entendimento pelos wazers. Qualquer coisa guarda para o próximo chat (round). :lol:
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by EulerAlves
Pois aqui em BH Services Roads comportou com prioridade maior que Primary Streets.
A pista central e marginais da Av Nossa Senhora do Carmo estavam como Primary e algumas ruas laterais (paralelas) de acesso ou retorno como Service.
Ao passar por lá a rota ficou saltando da marginal Primary para as laterais Service em todas as ocasiões, e voltando para a Primary.
Não vai dar para mostrar aqui pois já mudei todas Service para street.
Mas na prática, aqui, a Service associada com uma Primary significou: você tem que passar aqui.
EulerAlves
Posts: 76
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by EulerAlves
Fui eu que escrevi o "você tem que passar aqui". Foi o que eu verifiquei na prática, no Android.

Em uma via com canteiro central, toda Primary Streets, havia alças laterais, com o objetivo de armazenar a fila para retorno.

Tanto na ida quanto na volta, o Waze montou uma rota que saiu da PS para as alças SR todas as 3 ou 4 vezes, e retornava logo em frente para a PS principal. Eu ainda não sabia que eram SR e quando cheguei em casa eu tinha certeza que ia encontrar desconexões ou ligações proibidas. Para minha surpresa tudo que encontrei foram SR.

Se esta não for uma anomalia temporária, não escrevam na Wiki que SR é menor que street ou são ruas de acesso. Vai gerar um grande estrago.

E urgentemente, esclareçam na Wiki que ramp só existe com Highway. Tá todo mundo aqui colocando ramp em tudo que é pequeno, feito retorno de avenidas com canteiro central, ligações de avenidas centrais para marginais.

Outra coisa que precisa aparecer na Wiki, se já estiver definido, é que prioritariamente, em área urbana pesada, uma Highway precisa ser "demovida". Aqui em BH as BR's urbanas (verdadeiros avenidões cheios de pontos de ônibus e intercessões) estão piscando no mapa: mudo tudo para Minor e PS numa semana e na seguinte (sempre quando vai fechar um período de update) vem outro user todo satisfeito e muda tudo para Major (o último que perdi a paciência mudou até para FW). Vem um update, fico procurando o meu reparo e nada. Vou no editor e vejo que um outro diferente trocou tudo de novo um dia antes de fechar o update!
Cansei e parei de olhar.

PS: Lembrei que tem gente colocando até rampa de garagem como "ramp" :roll: Tá cheio de posto de gasolina com acesso em "ramp" :|
EulerAlves
Posts: 76
Been thanked: 2 times
Send a message
Last edited by EulerAlves on Thu Sep 27, 2012 12:35 pm, edited 1 time in total.

Post by finesko
Meu protesto!

Caros,

Acho errado essa classificação das Marginais como SR por alguns motivos.

Chamar se Service Road ou Primary Street é meramente uma discussão de vocabulário. Para fins de cálculo de rota, o peso dessas vias é o mesmo.

Vou usar um exemplo que conheço muito bem, pois viajo para lá com muita frequëncia: a cidade de Houston, mais especificamente a via 610. Essa via é um "Rodoanel" interno na cidade, havendo também a Beltway 8, outro Rodoanel mais afastado. A 610 é uma grande rodovia, chegando a ter 6 pistas de cada lado em alguns trechos (http://en.wikipedia.org/wiki/Interstate_610_(Texas)).

A 610 está corretamente classificada como uma Freeway. Ao lado dela, em todo o trecho, há uma outra via coletora, classificada como Primary Street. Essa via praticamente segue toda a 610, sendo interrompida apenas em alguns trechos, principalmente nos grandes ´cebolões´. Essa via paralela é conhecida como "Loop", sendo designada pela sua localidade, por exemplo, a "West Loop South" é a parte sul do trecho oeste - para quem conhece Houston, é a parte próxima ao Shopping Galleria. (https://www.waze.com/editor/?lon=-95.45 ... 4352496289)

Ora, por que a Marginal pista local não deveria ser classificada da mesma forma? Por um motivo muito simples: a pista lateral da 610 tem semáforos em todos os cruzamentos, então trafegar por ela é muito intermitente. A prática normal lá, querendo ir de um "quarteirão" a outro é pegar a Freeway, passar por cima do cruzamento, evitando o semáforo, e sair na rampa seguinte.

Na Marginal isso não ocorre. Salvo o trecho sul, próximo à Ponte Interlagos, a pista local da Marginal não tem semáforo, o transito é contínuo.

Classificar esta pista como SR ou Primary Street é um erro! Da forma como está, o Waze prefere mandar alguém indo do Shopping Morumbi ao Shopping Eldorado pela Berrini, Funchal e Faria Lima, ao invés de ir pela Marginal, pois o caminho é mais curto e tem o mesmo peso. Salvo momentos de muito transito, isso é um absurdo. A Marginal é a prioridade a não ser que haja transito.

Apesar de ter dado exemplos da Marginal Pinheiros, a mesma lógica se aplica à Tietê, provavelmente até com mais ênfase, já que esta marginal tem poucas vias principais que sejam paralelas (como o caso da Berrini).

Espero ter contribuído e que vejam meu ponto de vista.

Abraço a todos,
John
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór