Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Post Reply
Forum rules
Waze Blog EN/Blog PT/Facebook/G+
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
Logomarca, imagens, vídeos
Parcerias do Waze, Connected Citizens e Emissoras

Susto e Risco de Vida

Post by rtcoelho
Galera, vim postar uma situação que aconteceu comigo nesta última segunda-feira 17/09.

Fui buscar minha esposa em uma região de Guarulhos que não conheço direito, então na ida foi tudo tranquilo, mas na volta...

Seguindo as coordenadas do Waze, o mesmo me mandou entrar a direita numa rua chamada "Nova Araçá", eis que quando entro na rua, parecia um lugar abandonado, sem nenhuma casa nem portaria de empresa, apenas muros altos dos dois lados, era por volta das 21 horas estava bem escuro e a iluminação era péssima na rua, tinha apenas uma rua para pegar a direita, mas o Waze mandava continuar em frente e entrar a esquerda numa rua chamada "Mineira".

Eis a imagem da rua pelo Street View, imaginem ela com pouquíssima iluminação...
http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%204.jpg

Só que a rua termina aqui...
http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%205.jpg

Imagina este ponto sem iluminação, pois as luzes da rua neste trecho estavam apagadas, quando estava me aproximando e ví que era a portaria de uma empresa, em seguida surgiu simplesmente um cara portando uma arma, parecia uma doze, no peito.

Imagine o nosso desespero, rapidamente manobrei o carro e voltei, agora imagina se ele tivesse ficado de tocaia, levaria chumbo de bobeira.

Agora olha como está este trecho no Waze...
http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%201.jpg

A seta verde indica o percurso que fiz e as setas vermelhas indicam a rua que o Waze indicava na rota, que não existe...

Analisando estas ruas olha o que descobri...
http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%203.jpg

http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%202.jpg

A rua que estava não permitia acesso a rua que ele me indicou o caminho, na outra imagem temos o último update da rua.

Editam a rua sem conhecer, esta rua simplesmente não existe, quando tenho dúvidas eu nem mexo, procuro me certificar depois modifico, se este colega tivesse feito com esta cautela, poderia no próximo update já estaria corrigido sem contar que ele pode ter editado ela antes e ter evitado este tipo de incidente.

Fica apenas como alerta, o susto foi grande.

T+
rtcoelho
Area Manager
Area Manager
Posts: 306
Has thanked: 212 times
Been thanked: 154 times

POSTER_ID:8716282

1

Send a message

Post by antigerme
rtcoelho,

Fizemos um Mutirão em SP e o Mauricio também participou, você vai encontrar diversas ruas com update feito por nós. Te garanto que não mechemos em restrição/direção onde não conhecíamos, só alteramos só nome e tipo. Bem provável que o erro já existia.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
rtcoelho wrote:Não tiro sua razão Mauricio, não vim aqui culpar/crucificar ninguém, minha intenção foi apenas ALERTAR e também APONTAR o erro no Waze, pois como disse na imagem acima está claro que não é para entrar, apesar de ser mão dupla, o sentido indicado é como proibido e mesmo assim o Waze me mandou entrar na rua.
O Waze tem 2 tipos de restrição
- soft turn: quando vem de basemap ou autocorreção do Waze. Este o Waze desrespeita fácil.
- hard turn: foi algum usuário que confirmou a restrição. Este o Waze desrespeita muitooooo pouco.

Até contramão é rota válida para o Waze, mas, como a penalidade é muito grande é muito difícil de acontecer.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by jennerjcruz
O problema está em vias inexistentes ligadas na malha viária ou Private Roads não classificadas como tal, e não nas restrições de curvas, como apontado no post inicial.

Quanto a haver erros, sempre haverá. Só que hoje há milhões pelo Brasil. Estamos trabalhando para reduzir de milhões de erros para milhares, tentando não introduzir erros novos pelo caminho...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by lucasm2
Eu mesmo já fui consertar vários erros de restrição aqui e quando clico no trecho, eu mesmo fui o último a editar! :mrgreen: Daí eu lembro que havia mudado geometria, nome ou qualquer outra coisa, e se fosse outro a deparar com o erro, teria me execrado.

O cara com a 12 poderia ser um segurança, mas no escuro todos os gatos são pardos. Ainda bem que foi só um susto.
lucasm2
Posts: 131
Has thanked: 19 times
Been thanked: 13 times
Send a message

Post by mauriciomartins82
rtcoelho wrote: Analisando estas ruas olha o que descobri...
http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%203.jpg

http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%202.jpg

A rua que estava não permitia acesso a rua que ele me indicou o caminho, na outra imagem temos o último update da rua.

Fica apenas como alerta, o susto foi grande.

T+
Caro colega rtcoelho realmente o susto deve ter sido bem grande, mas gostaria de relatar uma coisa você e que junto comigo me ajudasse a esclarecer o fato.

Vamos lá!

Se a seta vermelha não permitia a sua entrada nessa rua, como então o Waze te enviou pra lá?
Não sei se percebeu, mas a data do último update demonstra que essa atualização ainda não foi atualizada para o app, pois o último ocorreu no dia 03/09 com atualização dos tiles do dia 19/08 (como pode ver aqui).
Outra coisa, como eu não conheço as vias de SP, estive apenas na região da Av. Paulista, não mexi em nenhuma hipótese nos tipos de vias e nos sentidos das mesmas, apenas abreviei os nomes como pode observar na "R. Mineira"
Editam a rua sem conhecer, esta rua simplesmente não existe, quando tenho dúvidas eu nem mexo, procuro me certificar depois modifico, se este colega tivesse feito com esta cautela, poderia no próximo update já estaria corrigido sem contar que ele pode ter editado ela antes e ter evitado este tipo de incidente.
Caro colega, acho que antes de fazer esse tipo de comentário você deve pesquisar para ter 100% de certeza no que está falando e principalmente antes me contactar via PM para evitar qualquer tipo de situação de acusação.

Abraço
mauriciomartins82
Posts: 227
Been thanked: 11 times
Send a message
Waze Champ: Brazil
Area Manager: Salvador/BA
Wazer user on Galaxy S4 I9505

Post by mauriciomartins82
Desculpas aceitas rtcoelho, precisando de qualquer coisa é só dá um PM ou então colocar sua dúvida no fórum para que todos possamos ajudá-lo.

Só deixando claro mais uma vez, essa restrição é de depois do último update, por isso você foi enviado para aquela via, então vamos aguardar a próxima atualização que resolverá esse problema.

Abraço
mauriciomartins82
Posts: 227
Been thanked: 11 times
Send a message
Waze Champ: Brazil
Area Manager: Salvador/BA
Wazer user on Galaxy S4 I9505

Post by rtcoelho
http://www.entrarnaweb.com.br/waze/erro ... pa%203.jpg

Não tiro sua razão Mauricio, não vim aqui culpar/crucificar ninguém, minha intenção foi apenas ALERTAR e também APONTAR o erro no Waze, pois como disse na imagem acima está claro que não é para entrar, apesar de ser mão dupla, o sentido indicado é como proibido e mesmo assim o Waze me mandou entrar na rua.

Peço desculpas novamente, pois não soube expressar minha opinião, nem ia postar a imagem com seu nome, mas como estava na correria do horário de almoço acabei esquecendo de apagar.

Errei em lhe expor desta forma, mas não na minha colocação, o susto foi grande, foi tudo em frações de segundos e garanto que qualquer um no meu lugar iria se sentir na obrigação de alertar a todos.

Eu nem participo dos mutirões, pois sempre tive este receio de mexer em algo e atrapalhar alguém, como você disse, só alterou o nome e acredito no que disse, mas o Waze não mostra o histórico do que foi feito na via, mostra apenas a última pessoa que mexeu na mesma.

Deixo claro também que não estou criticando os mutirões, mas quero apenas alertar que temos que ter cautela ao mexer em uma, o último nome que vai aparecer é do autor da última modificação, seja ela qual for.

A região realmente está abandonada, eu estou indo aos poucos, estou na região de Cumbica e Bonsucesso que é onde mais trafego e estou tendo muita cautela, pois aqui em Guarulhos é cheio destas armadilhas, mais tarde irei corrigir aquele erro, mas só ele, pois não conheço a região, fica difícil mexer e por isso prefiro ter cautela.

Fica o ALERTA.
rtcoelho
Area Manager
Area Manager
Posts: 306
Has thanked: 212 times
Been thanked: 154 times
Send a message

Post by rtcoelho
lucasm2 wrote:Eu mesmo já fui consertar vários erros de restrição aqui e quando clico no trecho, eu mesmo fui o último a editar! :mrgreen: Daí eu lembro que havia mudado geometria, nome ou qualquer outra coisa, e se fosse outro a deparar com o erro, teria me execrado.

O cara com a 12 poderia ser um segurança, mas no escuro todos os gatos são pardos. Ainda bem que foi só um susto.
Então, é isso Lucas, não tem como saber o que foi editado, neste caso está fácil pois as vias estão a maioria com o sentido bloqueado e outra coisa, quem criou a via não foi o Mauricio, por isso disse não foi culpa dele, e em nenhum momento disse foi culpa dele, só quis alertar para que haja cautela nas edições, principalmente onde não conhecemos.

Espero que tenham entendido meu ponto de vista.
rtcoelho
Area Manager
Area Manager
Posts: 306
Has thanked: 212 times
Been thanked: 154 times
Send a message

Post by rtcoelho
antigerme wrote:
rtcoelho wrote:Não tiro sua razão Mauricio, não vim aqui culpar/crucificar ninguém, minha intenção foi apenas ALERTAR e também APONTAR o erro no Waze, pois como disse na imagem acima está claro que não é para entrar, apesar de ser mão dupla, o sentido indicado é como proibido e mesmo assim o Waze me mandou entrar na rua.
O Waze tem 2 tipos de restrição
- soft turn: quando vem de basemap ou autocorreção do Waze. Este o Waze desrespeita fácil.
- hard turn: foi algum usuário que confirmou a restrição. Este o Waze desrespeita muitooooo pouco.

Até contramão é rota válida para o Waze, mas, como a penalidade é muito grande é muito difícil de acontecer.
Existe alguma forma de saber esta informação sobre uma via?
Se não tem, acho então que seria interessante que no editor fosse possível saber se a restrição setada é "soft turn" ou "hard turn", com isso poderíamos uma noção real da situação, facilitando ainda mais as correções.

T+
rtcoelho
Area Manager
Area Manager
Posts: 306
Has thanked: 212 times
Been thanked: 154 times
Send a message