Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Micro (ou nano) edições / roteiros

Post by antigerme
Pessoal,

Está crescendo muito a quantidade de editores que estão fazendo micro edições, movendo objetos/geometria no WME um pentelhésimo-de-micro-nada. Muitos suspeitamos os motivos, já estamos investigando - providências sendo tomadas - e observando melhor estes tipos de edições. :shock:

Não sei se vocês sabem - ou não se lembram - mas alinhamos os objetos/geometria no Waze seguindo os traços GPS. Toda imagem aérea é meio deslocada um pouco - outras são muito - do local correto e, a cada atualização das imagens o deslocamento vem com direções e sentidos diferentes.

Cuidado também os que ficam seguindo roteiros do tipo (exemplos fáceis):
- Toda via X tem que ter velocidade Y. Se não conhece a área e está modificando as velocidades, bem provável que esteja fazendo oops;
- Toda rodovia Y tem que ter lembrete de faróis. Lembrem que em muitas áreas urbanas não é obrigatório. Estradas - vias rurais não pavimentadas - também não é obrigatório. Olha o oops!
- Toda via com nome Z tem que ser do tipo W. Um exemplo que muitas "avenidas" são péssimas e muitas ruas são boas para Primary. Oops
- U-turn, revcon, softturn... Sério?!

Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto? By Sílvio (asterix06)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times

POSTER_ID:2214139

1

Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Josevaldos950 wrote:
VitorGoiabeira wrote:
antigerme wrote: - Toda via X tem que ter velocidade Y. Se não conhece a área e está modificando as velocidades, bem provável que esteja fazendo oops;
Isso já foi feito em larga escala no passado...acho que se a via está sem velocidade é válido usar o padrão do CTB.
Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
Art. 61
A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

I - nas vias urbanas:

a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

II - nas vias rurais:
a) nas rodovias de pista dupla:
1. 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;
2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;
3. (revogado);

b) nas rodovias de pista simples:
1. 100 km/h (cem quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;
2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;

c) nas estradas: 60 km/h (sessenta quilômetros por hora).
(Redação do inciso II dada pela Lei n. 13.281/16)
Si si, CTB. Faz parte da provinha para ter a CNH

Agora um exemplo bobo. Tenho uma via que é uma via arterial que parte dela é 40km/h, chega um editor, que não conhece o local e está seguindo roteiro, e sai marcando tudo como 60km/h, sendo que ela é 80. Desfez o trabalho alheio e ainda colocou informações erradas.

Ah... conversa com a turma de Sampa sobre os limites das marginais que você vai se divertir. ;)

Bem, edições seguindo roteiro sem conhecer o local, há uma grande probabilidade de fazer oops. Evite seguir roteiros de edição sem conhecer o local.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
ErsonSergio wrote:Boa tarde!

Queria saber de duas coisas.

A primeira é:



Tenho toda essa via que é 50Km, e onde esse segmento está circulado é 60Km. Mesmo que eu não conheça o local, não seria correto mudar ele para 50km?

Da mesma forma uma Primary , com 10 segmentos e 8 estão com 30km e 2 estão 40km. Mesmo que eu não conheça o local, não seria correto mudar eles para 30km?

Isso seria um Ops? Algo óbvio.

Sei que existem casos que tem vias de 50Km e REDUZ a velocidade por conta de Escolas, Hospitais, etc. Mas nos casos que falei acima a velocidade AUMENTA.
Mas como não conhece a área, não tem certeza...
A outra é:

E onde não tem velocidade? Colocar de acordo com o CTB.
Se for para fazer isso, só pedir ao Waze para colocar tudo. Ah... detalhe, já passamos por esta fase.
Não conhecendo o local, também será Ops?
Como sabe a velocidade real do local?!? :roll:


Agora minha vez, teste rápido. A animação abaixo te incomoda?

antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
bmrmezenga wrote:Passei numa rodovia hoje, chegando aqui na cidade, essa da PL. Não há nenhuma placa de limite de velocidade, e no Waze está tudo como 80.
Via código seria 110. Que lógica vocês adotam?

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =295641968
Você passou pelo local e viu qual é a velocidade. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
bmrmezenga wrote:
antigerme wrote:
bmrmezenga wrote:Passei numa rodovia hoje, chegando aqui na cidade, essa da PL. Não há nenhuma placa de limite de velocidade, e no Waze está tudo como 80.
Via código seria 110. Que lógica vocês adotam?

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =295641968
Você passou pelo local e viu qual é a velocidade. :)
Não entendi a resposta, não disse que não tem sinalização?
A velocidade que existe é no Waze. Na estrada há pontos que se aplicaria até menos de 80, tanto quanto mais de 80 pelas condições da via.
Você conhece o local e viu que não tem sinalização, então, tem que andar a que velocidade máxima? :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by bmrmezenga
VitorGoiabeira wrote:
antigerme wrote: - Toda via X tem que ter velocidade Y. Se não conhece a área e está modificando as velocidades, bem provável que esteja fazendo oops;
Isso já foi feito em larga escala no passado...acho que se a via está sem velocidade é válido usar o padrão do CTB.
Eu estava com essa dúvida aqui. O limite de velocidade é obrigatório? Mesmo se não há sinalização na via?
Eu atualmente só edito na minha cidade aqui, praticamente tudo paralelepípedo, nem que o caboclo queira não dá muito para passar de 40, então isso de limite aqui é meio que inútil (não me entendam mal).

Mas, tipo, eu precisaria sempre configurar um limite? Tipo, numa ruazinha beco?
Na rua perto de casa a prefeitura instalou placas de 30 KM/h (e quebra molas), ali sem dúvida que deveria colocar no app, mas fico na dúvida quanto a colocar no VME.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by bmrmezenga
É por isso que estou mexendo em níveis:

Prioridade 1 - Erros de roteamento (mão errada, nós, ligações que não existem em campo, rua estreita [1 carro] como rua, conversões proibidas e tipos de vias [rua ou coletora/arterial]).
Prioridade 2 - Tipo de Pavimentação
Prioridade 3 - Nome de rua errado
Prioridade 4 - Números de casa

Depois que eu achar que isso tudo ai está mais perto do real, ai que posso pensar em mexer em limites, por enquanto vai ficar os que estão, mesmo assim, penso só em ajustar onde tem placa, onde não tem, seja lá de onde saiu esses limites que tem aqui na cidade, vai ficar eles.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by bmrmezenga
Passei numa rodovia hoje, chegando aqui na cidade, essa da PL. Não há nenhuma placa de limite de velocidade, e no Waze está tudo como 80.
Via código seria 110. Que lógica vocês adotam?

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =295641968
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by bmrmezenga
antigerme wrote:
bmrmezenga wrote:Passei numa rodovia hoje, chegando aqui na cidade, essa da PL. Não há nenhuma placa de limite de velocidade, e no Waze está tudo como 80.
Via código seria 110. Que lógica vocês adotam?

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =295641968
Você passou pelo local e viu qual é a velocidade. :)
Não entendi a resposta, não disse que não tem sinalização?
A velocidade que existe é no Waze. Na estrada há pontos que se aplicaria até menos de 80, tanto quanto mais de 80 pelas condições da via.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by bmrmezenga
antigerme wrote:
ErsonSergio wrote: A outra é:

E onde não tem velocidade? Colocar de acordo com o CTB.
Se for para fazer isso, só pedir ao Waze para colocar tudo. Ah... detalhe, já passamos por esta fase.
Depende, carro é 110, caminhão e onibus é diferente, o waze não diferencia isso (que eu saiba).
Vocês já passaram dessa fase mas eu cheguei agora.
Stochiero wrote: Com certeza existe velocidade. A regulamentação não é só feita de maneira vertical (placas) ou Horizontal (pinturas). Há uma legislação própria.
Vivendo e aprendendo, nunca tinha visto a diferença 100 x 110 pista dupla / simples.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message