Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by CvTomaz
As ruas daqui da cidade de Ipatinga, a maioria possui placas de 40km/h. E quando descobrir o editor do Waze (Atrasado :cry:. Já era pra eu ser L4 se eu tivesse descoberto ele em 2015 qdo eu comecei a usar App de GPS), praticamente todas elas foram alteradas ou inseridas 30km/h. Aos poucos quando vou fazer edição do local corrijo essa velocidade. Tinha alguns casos em que a velocidade do radar era uma e a da via era outra (No App).

Mas já sei que essas velocidades são apenas indicações para o App. Não influenciam em nada para cálculo de tempo de percurso.
CvTomaz
Posts: 227
Has thanked: 25 times
Been thanked: 33 times
Send a message

Post by ElcioEduardo
antigerme wrote:
ErsonSergio wrote:Boa tarde!

Queria saber de duas coisas.

A primeira é:



Tenho toda essa via que é 50Km, e onde esse segmento está circulado é 60Km. Mesmo que eu não conheça o local, não seria correto mudar ele para 50km?

Da mesma forma uma Primary , com 10 segmentos e 8 estão com 30km e 2 estão 40km. Mesmo que eu não conheça o local, não seria correto mudar eles para 30km?

Isso seria um Ops? Algo óbvio.

Sei que existem casos que tem vias de 50Km e REDUZ a velocidade por conta de Escolas, Hospitais, etc. Mas nos casos que falei acima a velocidade AUMENTA.
Mas como não conhece a área, não tem certeza...
A outra é:

E onde não tem velocidade? Colocar de acordo com o CTB.
Se for para fazer isso, só pedir ao Waze para colocar tudo. Ah... detalhe, já passamos por esta fase.
Não conhecendo o local, também será Ops?
Como sabe a velocidade real do local?!? :roll:


Agora minha vez, teste rápido. A animação abaixo te incomoda?

Vendo se a animação incomoda, NÃÃÃÃO, quase joguei o celular no chão :lol: :lol:
ElcioEduardo
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 507
Has thanked: 1080 times
Been thanked: 354 times
Send a message


Novo no Waze? Se apresente fale sobre você
Se apresentou?Veja esses links
Agora precisa de um mentor?Inscreva-se

Post by ericdanieldavid
antigerme wrote: Cuidado também os que ficam seguindo roteiros do tipo (exemplos fáceis):
- Toda via X tem que ter velocidade Y. Se não conhece a área e está modificando as velocidades, bem provável que esteja fazendo oops;
- Toda rodovia Y tem que ter lembrete de faróis. Lembrem que em muitas áreas urbanas não é obrigatório. Estradas - vias rurais não pavimentadas - também não é obrigatório. Olha o oops!
- Toda via com nome Z tem que ser do tipo W. Um exemplo que muitas "avenidas" são péssimas e muitas ruas são boas para Primary. Oops
- U-turn, revcon, softturn... Sério?!

Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto? By Sílvio (asterix06)
"Siga em frente em direção ao barranco"...... :roll:
ai o GPS não diz pra vc virar e o que vc faz?? Segue a rota (roteiro)? Ou vai parar e perguntar pro frentista (índio nativo) no posto Ipiranga?



A grande questão nos roteiros é que eles nos ajudam e ensinam a editar, porém, entretanto, talvez... é certeza que eles não nos ensinam a realidade do local. Editor local SEMPRE conhece melhor e, com isso, tem mais chance de fazer uma edição que agrega valor. Isso também esteve por muito tempo no painelzinho vermelho aqui acima no fórum.

https://uproxx.files.wordpress.com/2016 ... =100&w=650

"Quando eu era muleke" no Waze, em um dos encontros em Salvador, saímos certa noite pra jantar eu, patroa, @caltedde e patroa do Cal. No dia veio aquele sangue fervente de editor: "ah vamo mudar tudo, vamo tirar esse TTSO" :twisted:

Gente.... era fome demais, depois do jantar a gente nem queria mais editar. Quem melhor conhece lá? Tem tribo de índios lá já? Se não há erros, pra que a gente iria mexer?

A ideia, sucintamente é: cuidado com roteiros de edição (ou padrão modus operandi) em locais que existem editores nativos.

Deixar que os nativos (índios da tribo de lá) cuidem de sua própria tribo é respeitá-los, e com certeza eles retribuirão da mesma forma. ;)

Vale ressaltar que temos ouvido várias reclamações neste sentido, e "sansões podem ser aplicadas" se os índios de lá sentirem que não estão sendo levados em conta.

https://pbs.twimg.com/media/Dhir5JyX4AAD77d.jpg
ericdanieldavid
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 2158
Has thanked: 664 times
Been thanked: 704 times
Send a message

Post by ErsonSergio
Boa tarde!

Queria saber de duas coisas.

A primeira é:



Tenho toda essa via que é 50Km, e onde esse segmento está circulado é 60Km. Mesmo que eu não conheça o local, não seria correto mudar ele para 50km?

Da mesma forma uma Primary , com 10 segmentos e 8 estão com 30km e 2 estão 40km. Mesmo que eu não conheça o local, não seria correto mudar eles para 30km?

Isso seria um Ops? Algo óbvio.

Sei que existem casos que tem vias de 50Km e REDUZ a velocidade por conta de Escolas, Hospitais, etc. Mas nos casos que falei acima a velocidade AUMENTA.

------------- // -----------

A outra é:

E onde não tem velocidade? Colocar de acordo com o CTB.
Não conhecendo o local, também será Ops?

Abraço a todos!
ErsonSergio
Country Manager
Country Manager
Posts: 903
Has thanked: 615 times
Been thanked: 332 times
Send a message
Erson Sérgio

Post by ErsonSergio
antigerme wrote: Como sabe a velocidade real do local?!? :roll:


Beleza, entendi :)

antigerme wrote: Agora minha vez, teste rápido. A animação abaixo te incomoda?

Talvez :lol: :lol:
ErsonSergio
Country Manager
Country Manager
Posts: 903
Has thanked: 615 times
Been thanked: 332 times
Send a message
Erson Sérgio

Post by fabio_macahe
Sou novato na edição... estou procurando fazer tudo dentro das normas. Valeu a dica!
fabio_macahe
Posts: 15
Has thanked: 21 times
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by Josevaldos950
VitorGoiabeira wrote:
antigerme wrote: - Toda via X tem que ter velocidade Y. Se não conhece a área e está modificando as velocidades, bem provável que esteja fazendo oops;
Isso já foi feito em larga escala no passado...acho que se a via está sem velocidade é válido usar o padrão do CTB.
Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
Art. 61
A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

I - nas vias urbanas:

a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

II - nas vias rurais:
a) nas rodovias de pista dupla:
1. 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;
2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;
3. (revogado);

b) nas rodovias de pista simples:
1. 100 km/h (cem quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;
2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;

c) nas estradas: 60 km/h (sessenta quilômetros por hora).
(Redação do inciso II dada pela Lei n. 13.281/16)
Josevaldos950
Posts: 373
Has thanked: 344 times
Been thanked: 151 times
Send a message

Post by NCDpu6nat
muito boa as informações, é interessante para nós que estamos iniciando, todo conteúdo sobre as vias e também do aplicativo é sempre bem vindo!

Obrigado!
NCDpu6nat
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 211
Has thanked: 481 times
Been thanked: 35 times
Send a message

Post by NCDpu6nat
Olá Wazer, aqui vamos nós!
Nas edições sempre vou seguir o GPS para a edição ou criação de vias.
Quanto a velocidade, o CTB é bem claro, porem, quem esta no local vai ver o que esta na via, aqui em Feira de Santana/Bahia temos o Anel de Contorno que tem trechos com 30Km, 40Km, 60Km e 80km.
É bom ficar ligado para não regar transtornos. O Editor local sempre tem que observar isso.
NCDpu6nat
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 211
Has thanked: 481 times
Been thanked: 35 times
Send a message

Post by RicardoACSchneider
bmrmezenga wrote:Passei numa rodovia hoje, chegando aqui na cidade, essa da PL. Não há nenhuma placa de limite de velocidade, e no Waze está tudo como 80.
Via código seria 110. Que lógica vocês adotam?

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =295641968

@mezenga, se não tem placas é 80. 110 só se tiver placas verticais avisando! aquelas grandes brancas...
porque??? por que se vc levar multa acima da velocidade, vc pode ir no local e tirar fotos da placa, e recorrer da multa, entendeu??
RicardoACSchneider
Map Editor - level 3
Map Editor - level 3
Posts: 212
Has thanked: 173 times
Been thanked: 25 times
Send a message