Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!

Post Reply

Como categorizar e nomear vias

Post by brepilef
Bom pessoal,

Apos um experiencia sofrida ao editar no Estado de Goias acho que deveria constar na Wazeopedia a regra regional que não se deve abreviar Rua apenas no estado de Goias.

Não consegui encontrar referencias sobre essa discussão no forum.

Grato
brepilef
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 409
Has thanked: 243 times
Been thanked: 178 times

POSTER_ID:5406360

1

Send a message

Post by alemenezes
MCiolfi wrote: Fri Jan 20, 2023 2:47 pm Olá Pessoal,

Surgiu uma dúvida sobre colocar números ou nomes das vias por extenso e assim gostaria de deixar isso mais claro na Wazeopedia.
Atualmente na página da Wazeopedia de "Como categorizar e nomear vias", temos o tópico abreviaturas e seu objetivo "conservar espaço na tela dos smartphones", isto é, reduzir o máximo o texto a ser mostrado na tela do celular.

Há bastante tempo discutimos no fórum, sobre incluir nessas abreviaturas os numerais e não por extenso, por exemplo: R. 1 ao invés de R. Um, mas isso acabou não sendo aplicado na Wazeopedia e com a entrada de novos editores está se perdendo...

Minha sugestão é colocar uma nota no final do tópico indicando que vias que tenham no seu nome algarismos indo-arábicos: 1, 2, 3... e algarismos romanos I, IV, X devem ser nomeadas da forma numeral ao invés de por extenso, sem colocar o nome por extenso no alternativo. Mas gostaria de saber se há alguma restrição ou discussão sobre o tema?

Fontes: abraço,
 
 

 

Hoje não está funcionado? (pergunta primordial)
Quantos nomes estouram o campo de endereço?
Qual o limite de caracteres?
Por que não usar o nome oficial da Rua?

Qual a economia? Exemplos
Treze de Maio para 13 de Maio? 13 para 10 caracteres
Quinze de Novembro para VX (ou 15) de Novembro? 19 para  15 caracteres
Entendo que nos exemplos acima não muda muita coisa, podemos ter exceções? sim. Mas será que a pena sair mudando tudo? Qual o custo benefício?

Pra convencer o Waze a mudar algo temos que ter as respostas das perguntas acima, pra embasar qualquer mudança sistêmica.
 
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1325
Has thanked: 386 times
Been thanked: 637 times
Send a message

Post by alexnrocha
Migrei os 3 post acima para o tópico "Alterações Pontuais" para o tópico da página "Como categorizar e nomear vias" ;)
 

@MCiolfi e @PaulogustavoPI, observem que atualmente os números romanos são lidos normalmente pelo TTS e são pesquisáveis na busca. 


Exemplo: 
Rua V
https://waze.com/pt-BR/editor?env=row&l ... =271850018

Além disso, o TTS está com várias exceções para expandir números remamos para numerais (herança portuguesa).

Exemplos:
Bento I para Bento Primeiro
João III para João Terceiro
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1847
Has thanked: 528 times
Been thanked: 1051 times
Send a message

Post by antigerme
MarcaoGaloDoido13 wrote: Wed Jul 26, 2023 5:40 pm Falando isso em nomeação de rua, precisa atualizar o Wazeopedia sobre abreviaturas! Porque têm muitas abreviaturas que o tts expande e que não está na Wazeopedia!

Como por exemplo:

Alm. = Almirante
Brig. = Brigadeiro
Cap. = Capitão
Con. = Cônego
Cons. = Conselheiro
Cmte. = Comandante
D. = Dom
Dq. = Duque
Dra. = Doutora
Jorn. = Jornalista
Maj. = Major
Mons. = Monsenhor
Profa. = Professora
Pref. = Prefeito
Sarg. = Sargento
Sen. = Senador
Sub-Ten. = Sub-Tenente
Ten. = Tenente
Ve. = Viela
Vice-Pref. = Vice-Prefeito
I = Primeiro, 
eu deixei essa por último pra alertar que está tendo uma coisa meia confusa com essa abreviatura, como por exemplo: Se eu nomear uma rua com o I maiúsculo, o TTS lê Rua Primeiro e não como Rua (i) que como de fato é!
ETC.
Seria bom também que se fosse criadas abreviaturas para:
Cabo, Vereadora, Prefeita, Governadora, Senadora, Deputada, Expedicionário, Radialista, Ministra, Procurador(a), ETC.

 
Marco,

Não é possível atualizar a Wiki com base em TTS. Busca é diferente de TTS.

Manipular o TTS e fazer o danado do app falar o que tivermos (comunidade) afim de fazer, isso são 2 tempos e tá pronto. O grande problema é a expansão na busca.

O Waze utiliza também como motor o Google e faz um mágica de merge que acaba nos ajudando muito, mas, no Waze certas expansões em certos locais não funcionam - o Waze faz batimento com local do Google.

Duvida? Só coloca esta abreviação "CDAEDM" em uma via no WME e manda ler. Agora pega e escreve por extenso no WME e depois manda fazer busca. O inverso também também deveria ser válido.

Não expandimos as abreviações fora do que foi criado no inicio pois o Waze acabou fazendo em hard code, tá no código dos caras a expansão.



Agora a parte divertida da história. As abreviações nasceram apenas para logradouros (Av, R, Tv) fáceis e também para abreviações comuns - todos conhecem. Se houver um abreviação onde a maioria não conhece, não vale a pena pois aí coloca o motorista em dúvida.

Sei lá, no meu conhecimento de mundo eu nunca saberia a expansão de "Mons", "Cmte", "Cons"...

Entendeu a ideia?


PS.: e só falamos, na época, sobre abreviações por culpa das mini telinhas de celulares que tínhamos na época.
 
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by brepilef
VitorGoiabeira wrote:
brepilef wrote:Bom pessoal,

Apos um experiencia sofrida ao editar no Estado de Goias acho que deveria constar na Wazeopedia a regra regional que não se deve abreviar Rua apenas no estado de Goias.

Não consegui encontrar referencias sobre essa discussão no forum.

Grato
Como é? Não é para abreviar a palavra "Rua" para R.?
Ou está falando literalmente dos nomes das ruas?
Você seguiu a tabelinha do link abaixo?
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... omear_vias
Exatamente Vitor, em Goiás existe uma regra local onde não se abrevia "Rua" para "R.". Acabei fazendo isso e fui chamado a atenção.

Se existe excessão a regra acho valido estar na wazeopedia para que outros editores não passem pelo mesmo problema.
brepilef
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 409
Has thanked: 243 times
Been thanked: 178 times
Send a message

Post by brepilef
Sem problemas Regina, ja entendi o erro. Os pontos que coloco, e que foi o motivo deste post são:

- Levantar e divulgar essas exceções. Hoje a base para edições é a Wazeopedia e nenhuma dessas informações estão nem comentadas por la.

- Um segundo ponto que acho importante levantar é a resistência a mudanças da comunidade, isto não é uma tentativa de justificativa ou nada. Mas uma critica a comunidade hoje que é muito resistente e as vezes até agressiva quando se toca em assuntos que pode-se dizer "polêmicos". E quando algum editor mais novo acaba tocando nesses assuntos é atacado e acaba sendo desmotivado a edições. Este não é meu caso aqui, mas já vi acontecendo algumas vezes nesses anos de edição.

- O ponto onde você coloca que a cidade foi edita por níveis 5 e 6 não acho que seja referencia para boas edições, pois já vi muitas edições ruins e erradas de editores níveis 6. Sim temos que considerar diferentemente as edições deles, mas não assumir que estajam corretas sempre.

- Sobre as abreviações, muitas que removi não existem na Wazeopedia exemplos:
Sgt. - Sargento
Cpt.- Capitão
D. - Dom
Ve. - Viela
Prof. - Professor

- Agora sim sobre a Abreviação de Rua para R. em Goias é uma exceção que acaba dando mais trabalho que justificativa, vamos pensar fora de Goiania. As ruas tem nomes extensos, tem menos editores ou seja a justificativa de R. Mil Cento e Vinte Dois para Rua 1122 não se justifica tanto, Pode ser muito bem R. 1122. Igual é feita em outras cidades com caracteristicas iguais de Goiania (ex: Rio Claro/SP; Santa Fé/SP; entre outras cidades).
Pessoalmente vejo essa exceção apenas como algo que complica mais do que o Beneficio que gera. Lembrando que Exceções sempre complicam as edições. Imagina se cada estado resolve fazer uma lista de regras de edições diferente. Isso geraria uma grande dificuldade para editores de múltiplos estados.

Com relação a TTS e Busca realmente não deveriam ser afetas visto que são a mesma coisa e tratados iguais, apesar de ter recebido que as alterações que realizei afetara a Busca...

E para finalizar Regina, a atenção a mim não foi chamada e sim eu que entrei em contato com você apos algo estranho que foi notado e um PM nada explicativo de um editor que nem se quer respondeu quando pedi mais informações para entender o que tinha acontecido. Apos esse contato que tive com você que recebi uma chuva de PMs. E parabenizo o Esmeraldino10 pois foi o editor que respondeu com mais explicações e foi atencioso ao conversar sobre o assunto.

Sobre as outra exceções comentadas (palmas e Brasilia) são casos diferentes visto que aqui se trata de Numeração que isso sim é impossível colocar regras pois cada Municípios trata de uma forma diferente. na região que moro existem diversos casos diferentes também.
brepilef
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 409
Has thanked: 243 times
Been thanked: 178 times
Send a message

Post by brepilef
VitorGoiabeira wrote: Interessante, bom saber.
Só por curiosidade, foi feito um levantamento para saber se existem outras cidades ou estados que "muitas vias com nome de letras e números na cidade"?
Tipo Goiás tem muitas vias assim e isso acontece, talvez outro estado tenha mais e isso não aconteça e está tudo certo... :D :D :D
Vitor só aqui perto de onde moro tem 2 cidades com essas mesmas características.

Santa Fé do Sul/SP
Rio Claro/SP

isso que não busquei mais, mas tenho certeza que é possível achar diversas cidades com essa mesma característica no Brasil todo.
brepilef
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 409
Has thanked: 243 times
Been thanked: 178 times
Send a message

Post by brepilef
NCDpu6nat wrote:Achei interessante esta informação, não edito nesta área, mas a informação foi show. Servirá para que editores de outros estados não cometam erros editando a região citada.
Por isso o pedido para implementação da regra na Wazeopedia para atingir ao maior numero de editores possível, visto que é uma exceção a regra nacional.
brepilef
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 409
Has thanked: 243 times
Been thanked: 178 times
Send a message

Post by dZoup
Curto a ideia de usar o numeral para visualização mais rápida, fora menor uso de caracteres.

Bom ponto Marcio.

Vamos ver se temos mais argumentos ou dados.
dZoup
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1537
Has thanked: 942 times
Been thanked: 655 times
Send a message
Abraços,
dZoup
Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul - LC Brasil
Manual de edição
Tá curtindo editar mas quer ajuda de alguem com experiência? >>> Aqui <<< é o lugar!

Post by Esmeraldino10
VitorGoiabeira wrote:
brepilef wrote:Bom pessoal,

Apos um experiencia sofrida ao editar no Estado de Goias acho que deveria constar na Wazeopedia a regra regional que não se deve abreviar Rua apenas no estado de Goias.

Não consegui encontrar referencias sobre essa discussão no forum.

Grato
Como é? Não é para abreviar a palavra "Rua" para R.?
Ou está falando literalmente dos nomes das ruas?
Você seguiu a tabelinha do link abaixo?
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... omear_vias
Em Goiás as vias são escritas como Rua Tal e não R. Tal como nos outros estados. Ao invés de escrevermos R.9 escrevemos Rua 9. É uma especificação bem antiga, antes mesmo de eu começar a editar já era definido assim, tanto que quando assumi área em Minas achei estranho só o R. embora não tenha saído mudando nada lá. Acredito que um dos motivos é o fato de termos muitas vias com nome de letras e números na cidade. Rua T-55, Rua C-133, Rua R-3 etc e vejo que o "rua" melhora essa visualização.

Essas informações estavam ou estão no fórum de Goiás (regional) e acredito que todos os gerentes de fora que editam aqui tem esse conhecimento. A galera dos encontros principalmente do Sul e Centro-Oeste mais antiga sabe disso, inclusive já houve diversas brincadeiras sobre essa questão...

Palmas e Brasília também possuem especificações diferentes em função do sistema de números e quadras, na dúvida é melhor consultar alguém local.

Por fim, acho válida a ideia de tornar mais claro na Wazeopedia. No fórum antigo tudo é meio cabuloso mesmo.
Esmeraldino10
Posts: 107
Has thanked: 80 times
Been thanked: 58 times
Send a message

SM - Goiás
SM - Tocantins
AM - Catalão / Pirenópolis / Uberaba

Primeiras Informações:
Leia Aqui Primeiro!|Novo no Waze? Se apresente Aqui!
Apresentações dos Estados:
Goiás
Manuais e Fórum Brasil:
Manual do Edição|Fórum WazeBR

Inscreva-se no WazeBR Estudos clicando aqui!!!