Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Faixas Distantes Fase II (Far Lanes)

Post by CleitonCasarotto
Recurso disponível para LV 5+ 
Wazeopedia - não ainda


Como já devem ter visto neste post essa função já existia, contudo ficava dentro de Caixas de Junção. 
Na fase II desse projeto virou uma função independente das Caixas de Junção, porem vai continuar a existir nas duas formas e a explicação para isso é que quando esta dentro de uma Caixa de Junção ela serve para calculo diferenciado de tempo de travessia, ao passo que fora não faz isso.

Muitos devem ter percebido que quando selecionam dois segmentos tendo no máximo outros 5 segmentos (caso o caminho seja maior basta selecionar todos os segmentos do caminho, até 5 é "automática" a sugestão) entre eles surge algo diferente no WME.
1.jpg
(438.66 KiB) Downloaded 301 times
 

Ainda não está traduzido mas esse Create Far Turn possivelmente será traduzido como Caminho ou algo parecido e clicando nele vai literalmente criar um caminho do ponto A para o ponto B.
1a.jpg
(541.51 KiB) Downloaded 300 times

Clicando ali na aba Geral vai aparecer os caminhos criados e um símbolo sobre o segmento de início do caminho.
2.jpg
(435.53 KiB) Downloaded 302 times

Na aba de Faixas vai aparece um campo para editar o caminho.
3.jpg
(425.09 KiB) Downloaded 301 times

Neste exemplo o destacado em vermelho será a instrução dada para qualquer outro caminho quando chegar a esse ponto e o destacado em azul será a instrução dada quando chegar a esse mesmo ponto mas o destino seja o ponto destacado pela seta azul.
4.jpg
(448.02 KiB) Downloaded 298 times

Ai vocês me perguntam, qual a diferença de usar instrução de faixas sem Faixas Distantes nesses dois pontos? 
A diferença é que como podem ver no ponto inicial tem três faixas que seguem em frente mas somente duas estarão disponíveis para a conversão distante, então se ele usar a faixa mais a direita no primeiro ponto, quando chegar ao segundo ele estará na faixa errada. 
5.jpg
(322.32 KiB) Downloaded 299 times

Então marcamos as duas faixas do meio no campo Faixas Distantes.
Tá mas e aquele ponto de interrogação ali? 
6.jpg
(430.68 KiB) Downloaded 301 times

Ali você seleciona a instrução que aparecerá para o usuário quando for usar esse caminho. Nesse caso é Continue mesmo, mas, poderia ser diferente.
7.jpg
(410.18 KiB) Downloaded 301 times

Também é possível configurar se é para seguir o padrão do Waze, somente ver ou ver e falar.
Pronto, a instrução para quem usar esse caminho será esta.
8.jpg
(427.9 KiB) Downloaded 302 times

Depois de salvo a única indicação que este caminho existe é este ícone sobre o segmento.
9.jpg
(416.27 KiB) Downloaded 301 times
 

Alguns detalhes
- Caminhos podem se cruzar e é possível criar vários sobre o mesmo segmento
- Não impede edição dos segmento contidos
- Não serve para diferenciar tempo de rota como as Faixas Distantes dentro de Caixa de Junção fazem.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2667
Has thanked: 234 times
Been thanked: 1259 times

POSTER_ID:16633295

1

Send a message
Last edited by CleitonCasarotto on Thu Oct 27, 2022 5:41 pm, edited 1 time in total.

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."


Post by arthurfsv
Oi, pessoal. Queria trazer alguns exemplos aqui acerca do uso de Far Lanes. Em BH temos uma série de casos em discussão acerca do uso ou não dessa funcionalidade, inclusive eu e Danton estamos em pé de guerra por causa de uns lugares aqui. Vale tanto para casos de Far Lanes como Junction Box  :lol: :lol:
 

Bora listar alguns casos, os pontos de vista e aproveitar pra explanar os pontos de vista de cada um e ver também até que ponto staff ou comunidade definem o uso.


Estudo de caso

Quando vi os vídeos do staff apresentando alguns exemplos, entendi que o propósito é visando UX (user experience) para melhorar a navegação quando o motorista tiver duas manobras sequenciais que exijam uma antecipação de faixa. O maior desafio aqui consiste em saber o quanto deve ser antecipado. Por exemplo, junções de avenidas duplicadas poderiam ser vistas como uma junção comum (funcionando com Junction Box e forçando as orientações para instruções simples e diretas). Aqui em Belo Horizonte temos uma geometria bem peculiar nas vias do centro e acabam surgindo dezenas (se não mais) casos do tipo. Basicamente a distância entre os segmentos dentro da Big Junction não seria relevante, e estaria tudo bem antecipar com TTSO onde for necessário, bem como apresentar as opções de faixa logo antes do cruzamento.
  https://i.postimg.cc/Fkbmy7fP/Prancheta-9.png
LINK PARA IMAGEM

O ponto divergente que estamos tendo aqui é com relação a conversões consecutivas, mas que não estão próximas o suficiente para serem consideradas da mesma junção. Vou mostrar um exemplo que acontece em BH na Avenida Antônio Carlos sob o Anel Rodoviário:

https://i.postimg.cc/V0Pm0jNr/Prancheta-3-c-pia.png
LINK PARA IMAGEM


Logo antes do ponto X, temos 4 faixas, sendo 3 à esquerda em frente, e 1 à direita. Esta faixa 4 leva exclusivamente à saída que chamaremos (nome fictício) de SAÍDA 1.

No ponto Z temos a união da Avenida Antônio Carlos com uma alça de entrada vinda do Anel Rodoviário.

No ponto W, temos uma divisão de faixas idêntica ao do ponto X, porém a faixa 4 leva à saída que chamaremos (nome fictício) de SAÍDA 2 e leva ao sentido oposto do Anel Rodoviário.

Até o momento, é consenso que no ponto X é necessário apresentar ao motorista um "siga em frente", visto que se ele estiver na faixa 4, sairá inevitavelmente da avenida pela SAÍDA 1. Aqui se faz ainda mais necessário se a próxima instrução for sair para a SAÍDA 2, já que o motorista poderia ser induzido ao erro se permanecesse na faixa 4 no ponto errado e fosse direcionado para a SAÍDA 1.


Divergências

O que está levantando poeira aqui é com relação à junção X, e se é necessário usar o path nesse caso para dar uma orientação mais específica para o motorista que irá em direção à SAÍDA 2. Considere a imagem a seguir para entender os próximos tópicos:

https://i.postimg.cc/LhjHK0yz/Prancheta-3-c-pia-3.png
LINK PARA IMAGEM

O que eu penso?

Como já havia dito, minha concepção sobre a funcionalidade se baseia mais na usabilidade. No caso acima, o motorista que irá pegar a SAÍDA 2 já poderia ser orientado com antecedência a uma faixa que facilitaria o acesso à SAÍDA 2. Em outras palavras, no ponto X, a orientação seria seguir em frente usando a FAIXA 3, para logo em seguida, na junção W, utilizar a FAIXA 4. Vide CASO 1 na ilustração.

Obviamente a aplicação dos paths só seria feita em junções com certa proximidade, pois não faz sentido orientar o uso de uma faixa em um ponto que está a 500 metros da próxima instrução. Aliás, isso também pode ser variável com base no tipo da via. Uma rodovia de 110km/h, o tempo de reação para troca de faixas naturalmente será menor, portanto as distâncias poderiam ser flexíveis com base em características do local.

O que o Danton pensa?

Pelo que conversamos, ele acha que pelo fato de o motorista poder trocar de faixa entre as junções X e W (faixas seccionadas), não deveria haver essa restrição na apresentação das faixas. Ou seja, para ir em direção à SAÍDA 2, o motorista poderia ser orientado a usar as 3 faixas da esquerda no ponto X, e logo em seguida, na junção W, utilizar FAIXA 4. Vide CASO 2 na ilustração


Prós e contras de cada abordagem

O que não entramos em acordo é:
Qual é a distância máxima para considerar a antecipação de faixa?

Segundo a visão do Danton, teríamos a vantagem de apresentar todas as opções de faixa possíveis ao usuário, afinal de contas, não há nada que impeça a troca de faixa no intervalo X-W. Além disso, teríamos um tipo de simplificação do uso da Far Lanes, evitando maiores retrabalhos e divergências entre editores da área. Faria, segundo ele, mais sentido se as faixas fossem exibidas conforme condições em tempo real que comprometesse o uso delas (existe uma fila? Então orientar o usuário a usar a faixa da fila), mas atualmente o app não dispõe dessa precisão.

https://i.postimg.cc/sB1Vkj8X/Prancheta-3-c-pia-2.png
LINK PARA IMAGEM

No entanto, ao mostrar todas as opções de faixa, colocaríamos também uma situação potencialmente arriscada ao motorista. Caso ele se mantenha nas faixas 1 e 2, ele teria uma distância que pode ser insuficiente ou perigosa em alguns casos para alcançar a faixa 4 no ponto W. O motorista estaria sujeito a uma área de conflito e, dependendo da situação, ele também poderia se enquadrar até mesmo em infração de trânsito (o artigo do fura-fila, o 211 do CTB). Nesse caso aqui o Danton até vem zoando dizendo que o app está mandando fazer fila indiana bem atrás, mas aí temos o enquadramento do artigo anterior, ou senão, em trânsito livre, o motorista já estará dentro da faixa 3, que dará acesso à faixa 4 subsequente.

Veja na imagem a seguir os pontos de conflito possíveis:

https://i.postimg.cc/5YCftPfW/Prancheta-3-c-pia-4.png
LINK PARA IMAGEM

Eu, pelo menos enquanto usuário, me sinto trollado em casos quando o Waze me sugere usar uma quantidade grande de faixas, mas logo em seguida me orienta a ir para uma extremidade quando eu estou em outra.


 E queríamos ver com a comunidade no geral o que vocês pensam a respeito do uso de paths para antecipação de instrução desse tipo. Soltem suas ideias! :D
 
 
 
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by arthurfsv
Angelo_1903 wrote: Wed Feb 15, 2023 10:24 pm Como está a questão de reclamações (UR’s) dos usuários nestes casos?

 
Até o momento, indiferente nas configurações antigas e novas de LG.
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by dantondorati
dZoup wrote: Tue Feb 14, 2023 6:18 pm
arthurfsv wrote: Tue Feb 14, 2023 5:38 pm

Eu, pelo menos enquanto usuário, me sinto trollado em casos quando o Waze me sugere usar uma quantidade grande de faixas, mas logo em seguida me orienta a ir para uma extremidade quando eu estou em outra.


 








 
Se, como motorista que não conhece o local, ajuda bastante já ser avisado que é melhor ficar a direita para então acessar a faixa extra e virar a direita, pelo que foi dito, não há uma proibição, limitação ou sinalização que restrinja isso.

Então, se restringirmos no mapa, estamos quebrando uma regra bem preciosa que é seguir o real, o legal, o que a prefeitura (ou outro responsável) determinou.

Assim, minha opinião é que se mantenha a sinalização de todas as faixas, como de fato é.
 







 
De fato é como eu penso, temos que mapear conforme a sinalização de trânsito horizontal, em outras palavras, seguir as setas e faixas que estão pintadas no chão definidas pela órgão responsável daquela jurisdição.

A única exceção, ao meu ver, é que só caberia a possiblidade de restringir número de faixas a serem utilizadas pelo motorista/usuário para forçar a tal "fila indiana" e evitar os "furas filas sem querer", seria onde houver separação das faixas de rolagem por sinalização horizontal, isso é, onde houver faixa continua (proibindo a transposição). Por exemplo, nesta situação do print abaixo:



Mas ainda assim, no ponto EXATO e não na junção anterior, por exemplo, onde está Far Lane via Path foi criada, para mim o momento de onde a faixa deixa de ser seccionada e passa a ser continua, conforme o nó selecionado e o print abaixo:

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... =159216566



1) Fila indiana? NÃO:
https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... =258776179

2) Fila indiana? SIM:
https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... =155732588 
 
 
dantondorati
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 1460
Has thanked: 566 times
Been thanked: 765 times
Send a message
Danton Dorati
• CM - Brazil
• AM - Belo Horizonte / Oeste Paulista
• Localizer - pt_BR
• Beta Tester - App (Android Auto + CarPlay + Carpool) / WME

https://s.waze.tools/c6s.pnghttps://s.waze.tools/s0500.png
Links Importantes
Siglas e Termos

Post by dantondorati
Angelo_1903 wrote: Wed Feb 15, 2023 10:24 pm Como está a questão de reclamações (UR’s) dos usuários nestes casos?




 
Antes do recurso de Lane Guidance ou posteriormente Far Lanes, não lembro de ter visto nenhuma UR de usuário reclamando de instruções incorretas por ausência de sinalização de faixas específicas a serem utilizadas.

O que quero dizer é caso seja removido qualquer orientação por faixas, não acarretará prejuízos ao mapa e muito menos ao usuário, contudo, se passarmos a definir de forma restritiva o uso indiscriminado, além do que preconiza a sinalização real da via, e esta é a minha maior preocupação, poderá causar congestionamento desnecessário.

Entendo como prejuízo para a mobilidade urbana impedir o fluxo/transposição de faixas onde assim é permitido pela legislação ou norma regulamentar.

Motorista que tem CNH não precisa ser ensinado a dirigir, Waze não é um Coach de Direção, todos aprendem na autoescola o que é antecipação de manobra, ou seja, Waze não deve instruir a fazer nada além do que é necessário, senão daqui a pouco vão achar ruim que o Waze não deu instrução "em 100 metros, dê a seta para a direita antes de mudar de faixa", ou então "em 400 metros pisque o farol para orientar o condutor no sentido oposto que existe animal na via".

Se não bastasse, tais situações de "fila indiana", os casos só se aplicam em horários de pico, nos exemplos citados, entre 17 e 19h. Entre 20h e 23h ou entre 00h e 17h o trânsito é irrisório e não há necessidade de "pegar o motorista pela mão" e dizer em qual faixa ele deve seguir para não ser notificado por ter "furado fila".
 
 
 
dantondorati
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 1460
Has thanked: 566 times
Been thanked: 765 times
Send a message
Danton Dorati
• CM - Brazil
• AM - Belo Horizonte / Oeste Paulista
• Localizer - pt_BR
• Beta Tester - App (Android Auto + CarPlay + Carpool) / WME

https://s.waze.tools/c6s.pnghttps://s.waze.tools/s0500.png
Links Importantes
Siglas e Termos

Post by dZoup
Galera, ta bem detalhado esse passo a passo que o Cleiton fez.

Mas teremos também um evento, organizado pelo próprio Waze, no dia 13/11/22!

Registrem-se aqui: https://rsvp.withgoogle.com/events/oh-2 ... gistration

Mais detalhes aqui: viewtopic.php?t=363075
dZoup
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1541
Has thanked: 953 times
Been thanked: 658 times
Send a message
Abraços,
dZoup
Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul - LC Brasil
Manual de edição
Tá curtindo editar mas quer ajuda de alguem com experiência? >>> Aqui <<< é o lugar!

Post by dZoup
arthurfsv wrote: Tue Feb 14, 2023 5:38 pm

Eu, pelo menos enquanto usuário, me sinto trollado em casos quando o Waze me sugere usar uma quantidade grande de faixas, mas logo em seguida me orienta a ir para uma extremidade quando eu estou em outra.


 

 
Se, como motorista que não conhece o local, ajuda bastante já ser avisado que é melhor ficar a direita para então acessar a faixa extra e virar a direita, pelo que foi dito, não há uma proibição, limitação ou sinalização que restrinja isso.

Então, se restringirmos no mapa, estamos quebrando uma regra bem preciosa que é seguir o real, o legal, o que a prefeitura (ou outro responsável) determinou.

Assim, minha opinião é que se mantenha a sinalização de todas as faixas, como de fato é.
 
dZoup
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1541
Has thanked: 953 times
Been thanked: 658 times
Send a message
Abraços,
dZoup
Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul - LC Brasil
Manual de edição
Tá curtindo editar mas quer ajuda de alguem com experiência? >>> Aqui <<< é o lugar!

Post by ronaldsvale
@arthurfsv

Como já havia dito, minha concepção sobre a funcionalidade se baseia mais na usabilidade. No caso acima, o motorista que irá pegar a SAÍDA 2 já poderia ser orientado com antecedência a uma faixa que facilitaria o acesso à SAÍDA 2. Em outras palavras, no ponto X, a orientação seria seguir em frente usando a FAIXA 3, para logo em seguida, na junção W, utilizar a FAIXA 4. Vide CASO 1 na ilustração.

De acordo com a segurança viária em vias, este é o padrão utilizado. Porque já informa desde antes ao condutor, a faixa específica para entrada ou saída e consequentemente sua desaceleração  para prosseguir em outro segmento de via.

A respeito da segurança viária, temos:

MANUAL DE PROJETO E PRÁTICAS OPERACIONAIS PARA SEGURANÇA NAS RODOVIAS (leia-se o 4.1.5 , pag. 55)

Concomitante com:

Resolução 973 - CONTRAN e;

Volume I do mesmo.
 
 
ronaldsvale
Map Editor - Level 6
Map Editor - Level 6
Posts: 997
Has thanked: 410 times
Been thanked: 436 times
Send a message

Post by ronaldsvale
Acredito que poderíamos criar um Estudo de Caso do tipo:

Instruções de qual faixa utilizar   X   Redução de acidentes

No caso, utilizaríamos a opção de estar mais próximo da via do qual o wazer vai ser informado para logo depois sair da via, a exemplo que o @arthurfsv sugere.

Feito isso e após 3/6 meses, e até meses ou anos anteriores, iria ser feita uma comparação desde a data de aplicação do Far Lanes, o quanto estas instruções de rota ajudaram na redução e prevenção de acidentes.

E com base em informações dos órgãos de trânsito, seja eles DER, DNIT, ANTT, prefeituras e etc, saberemos se realmente a aplicação das instruções foi bem vinda para os usuários e a comunidade brasileira como um todo.



 
 
 
 
ronaldsvale
Map Editor - Level 6
Map Editor - Level 6
Posts: 997
Has thanked: 410 times
Been thanked: 436 times
Send a message