Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Projeto Koi Fish

Post by mikemachado
Pessoal, tudo certo?

Devido a correria nesse final de ano, vou ser bem sintético, mas na próxima semana trazemos novidades sobre!

Em suma a camada de sugestões vindas do google foi liberada para o wme produção e, em breve, possivelmente semana que vem, traremos um pouco mais detalhado  como utilizar e então ajustaremos o level!

Peço desculpas pela demora, mas realmente estivemos envolvidos em muita coisa pelo waze e o tempo apertou!

Em janeiro teremos uma ação muito legal sobre isso! Só aguardem, como diria o Leônidas: " um pouco mais!"

Abraço!
 
mikemachado
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 1586
Has thanked: 955 times
Been thanked: 2979 times

POSTER_ID:16991755

1

Send a message
Michel Machado
--
Tentando deixar um tijolo na construção da comunidade!


Fanpage Waze RS

Post by CleitonCasarotto
Pessoal temos nova rodada de importação de segmentos.
O procedimento é o mesmo, se você mapearia por nossas regras, aceita e ajusta, caso contrario rejeita dando o motivo.

No rastreador de problemas da para filtrar mais detalhadamente o tipo que deseja.

Vamos lá que tem bastaaaaaante coisa para fazer.
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2645
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1183 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by CleitonCasarotto
Atualização sobre o projeto

Como devem ter visto surgiram mais segmentos para serem revisados a um mês atrás mais ou menos, agora foram importadas sugestões que estão como não pavimentadas no Gmaps.  (Lembro que é possível selecionar as sugestões de segmentos pavimentados e não pavimentados configurando o rastreador de problemas.)

Hoje foi lançada mais uma faze na qual segmentos rejeitados que foram revisados pelo Google e tiveram essa rejeição não aceita, voltarão ao WME com alguns detalhes dessa não aceitação para que possam ser novamente revisados, contudo, esses segmentos só poderão ser avaliados por editores LV 6 nesse primeiro momento. Vamos tentar baixar isso para 5 pelo menos.
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2645
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1183 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by danielborges93
Aqui no meu estado temos muitas sugestões de vias que ficam basicamente no meio do nada, e que normalmente não mapeamos por aqui. Elas de fato existem, mas não mapeamos por não ser relevante para traçar rotas. O que fazer neste caso? Rejeitar selecionando qual opção?


 
 
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by danielborges93
Por aqui apareceram várias novas sugestões nesse nível:



É um caso um pouco parecido com o que trouxe anteriormente, mas antes estavam aparecendo segmentos soltos, no meio do nada. Mas agora começa a fazer "sentido", pois fazem caminhos que levam a algum lugar. Eles de fato existem, mas estou na dúvida do quão relevante seria aprovar... Queria a opinião de outras pessoas também.

Na minha visão, aprovando, incrementa o mapa do Waze, mas essas vias de terra no meio "do nada" não me parecem ser tão relevantes pra estarem no mapa. Rejeitando, a vida segue como sempre seguiu kkk...
 
 
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by EsdrasFarao
danielborges93 wrote: Sat Jun 17, 2023 2:55 am Aqui no meu estado temos muitas sugestões de vias que ficam basicamente no meio do nada, e que normalmente não mapeamos por aqui. Elas de fato existem, mas não mapeamos por não ser relevante para traçar rotas. O que fazer neste caso? Rejeitar selecionando qual opção?


 
 
Fala Daniel, blz?
Esse tipo de via no meio do nada, se existir estrada, deve-se recusar pelo motivo que o Waze não mapeia esse tipo de estrada, e selecionar trilha 4x4 para estradas de terra.
Mas como vc tá com essa dúvida básica, talvez seria interessante você dar uma olhada em uma postagem bem didática com vários exemplos que um de nossos membros postou tempos atrás. Eu dei uma procurada e não encontrei! Talvez o @Mikemachado possa dar uma ajuda e colocar o link desse tópico aqui pra você dar uma lida.
EsdrasFarao
Beta tester
Beta tester
Posts: 163
Has thanked: 58 times
Been thanked: 37 times
Send a message
https://sign.waze.tools/old-icons/betc.png

AM do Triângulo Mineiro, interior de SP e Região Metropolitana de Campinas.

Permalink - O que é e como gerar

Post by felipeavilis
Ola senhores!

Estou sendo mentorado pelo ilustre JohnyGrasel, e como rodo muito no interior ele me apresentou o projeto Koi. Porém ainda sou nivel 2 e nao consigo aprovar as sugestões. Até ai, sem problemas... mas a questão que gostaria de levantar aqui é sobre as estradas rurais.

Como disse, moro no interior, masi precisamente Pouso Alegre, MG. Aqui existe uma grande quantidade de comunidades, bairros e distritos rurais, localizadas em áres mais afastadas do grandes centros, e que muitas vezes não possuem estradas mapeadas pelo Waze. Isso, além de desestimular a utilizadação do aplicativo, acaba isolando ainda mais essas comunidades.

O Brasil não é um país muito desenvolvido, e estradas rurais, de terra, são bem mais comuns do que a maioria que vive em grandes centros acredita. Basta olhar nas comunidades no norte e nordeste do Waze. Até mesmo aqui em Minas Gerais isso é muito comum. Trabalhei como motorista de aplicativo por um tempo e senti muita dificuldade em utilizar o Waze em minhas corridas justamente pelo fato e nao encontrar as rotas para onde os passageiros estavam indo. Isso que me insentivou a ser editor.

Essa postagem é para dar minha opinião sobre a dúvida do usuário Danielborges93. IMHO, a resposta é que SIM, devemos dar mais atenção e procurar aprovar as sugestões do Koi, criando assim mais estradas rurais. Editores locais que atuam em áreas pequenas (como eu) conhecem bem essa necessidade.
 
felipeavilis
Posts: 13
Been thanked: 1 time
Send a message
Felipe Avilis
---
Ex-Uber e apaixonado pelo Waze
Wazer desde 2012

Post by JohnyGrasel
danielborges93 wrote: Fri Dec 15, 2023 12:20 pm Por aqui apareceram várias novas sugestões nesse nível:



É um caso um pouco parecido com o que trouxe anteriormente, mas antes estavam aparecendo segmentos soltos, no meio do nada. Mas agora começa a fazer "sentido", pois fazem caminhos que levam a algum lugar. Eles de fato existem, mas estou na dúvida do quão relevante seria aprovar... Queria a opinião de outras pessoas também.

Na minha visão, aprovando, incrementa o mapa do Waze, mas essas vias de terra no meio "do nada" não me parecem ser tão relevantes pra estarem no mapa. Rejeitando, a vida segue como sempre seguiu kkk...
 
 

 
A regra é bem simples e clara (e está no tópico):
Vias rurais (do interior) devem sim ser aprovadas, lembrando que vias de roça ou pequenas "privadas" não aprovamos, pois não levam a nenhum lugar e normalmente são 4x4.
O problema que no interior sem SV, é realmente complicado saber se é via normal ou de roça, vai do feeling de cada editor conhecer a sua região e aprovar ou rejeitar a sugestão do Koy.

No interior de SC eu conheço bem os "relevos", para mim fica fácil identificar vias normais que levam as comunidades e vias de roça (que não aprovamos), agora nos demais estados complica.
Vejamos o exemplo de grandes "fazendas", onde a via privada ou simples leva até a sede da fazenda, aí é difícil identificar, é roça ou é via.

Usa o teu feeling que vc sabe o que é certo e o que é errado.
Se tiver alguma dúvida, manda os PL aí que analisamos em conjunto.
Forte abraço.


 
JohnyGrasel
Country Manager
Country Manager
Posts: 1681
Has thanked: 486 times
Been thanked: 179 times
Send a message

Post by luluvixx
Tenho percebido uma instabilidade na exibição dos segmentos sugeridos. Uma hora aparecem, depois não. Atualizo a tela várias vezes. Mesmo assim, inseri novos segmentos em locais onde havia novas sugestões, mas só percebi depois de atualizar a tela.
Alguém mais?
 
luluvixx
Posts: 41
Has thanked: 84 times
Been thanked: 28 times
Send a message

Post by mikemachado
No tópico do Map Raid (waze.com/forum/posting.php?mode=edit&p=2314623) trouxemos infos complementares (que reproduzo abaixo): 


"Para mais informações sobre o KOI, fazer ler o link e seus anexos aqui ou pode olhar a apresentação do @Angelo_1903 no meetup Centro-Sul aqui: Youtube "
 
mikemachado
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 1586
Has thanked: 955 times
Been thanked: 2979 times
Send a message
Michel Machado
--
Tentando deixar um tijolo na construção da comunidade!


Fanpage Waze RS