Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by thiagolima908
wargollo wrote:
thiagolima908 wrote:Como vocês procedem quando é inaugurado um novo bairro/loteamento e que não tem informações de nome de ruas ainda no IBGE ou google maps por exemplo?
Está acontecendo isso comigo neste momento, mesmo o bairro ter mais de 1 ano não acho informações precisas sobre nomes.
O ideal é buscar as informações de bairro e ruas novas na prefeitura, pq ela que em tese "permite" isso.
Outra fonte são os Correios. Verificar se possuem CEP e etc...

A prefeitura tem esses dados na internet???
Vou me informar melhor sobre isso, mas por se tratar de uma cidade no interior de MG, já meio que acredito que não terá muita coisa. =\
thiagolima908
Posts: 141
Has thanked: 24 times
Been thanked: 79 times
Send a message
Thiago Lima

State Manager: MG | Beta Tester | Map Raider Brazil: 2014 | Mega MapRaider 2015
Galeria de Links Importantes - Comece por aqui!

Post by tuliothales
Acesso ao FTP esta com problemas quando acessado pelo Google Chrome.

Basta usar o Firefox que os arquivos estarão disponíveis para download.

abraços
tuliothales
Posts: 129
Has thanked: 131 times
Been thanked: 42 times
Send a message

Post by valginhak
denysdgcf wrote:
Após isso baixe o lote de PDFs referente do setor:
ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_estatist ... ensitarios

É dessa maneira que estou criando malhas viárias do zero em Rondônia.
Boa noite,

Não estou conseguindo acessar o link acima.
Acessei o IBGE e por lá também não consegui.
Alguma informação a respeito? :roll:

Obrigado.
Senhores, dias atrás também apanhei bastante tentando acessar o site do IBGE.
Houve alteração nos links do IBGE, abaixo estão os novos endereços, e o último é um video de como utilizar os mapas.
Espero ter ajudado, abraço.

http://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm

ftp://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas ... nsitarios/

ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do ... arios_kmz/

valginhak
Country Manager
Country Manager
Posts: 1381
Has thanked: 897 times
Been thanked: 559 times
Send a message

Post by valginhak
Amigos, criei novo tópico com os endereços do site já atualizados e um vídeo orientativo.

IBGE - Malha Viária (Novo endereçamento Site)
viewtopic.php?f=299&t=193070
valginhak
Country Manager
Country Manager
Posts: 1381
Has thanked: 897 times
Been thanked: 559 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
ElcioEduardo wrote:Será que os mapas vão ser atualizados com o próximo censo, está na hora hein...

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Estou contando com isso, porque em muitas cidades do Brasil não tem outra opção para sabermos os nomes das ruas. O normal é que se faça isso.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
Descobri esse portal de mapas do IBGE, não sei se já rolou por aqui.
Ainda estou fuçando nele, mas já consegui captar distritos para serem criados.
https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
Brenozow wrote:Achei um FTP do IBGE que podemos verificar a divisão territorial de cada município tendo como ano mais novo 2018 assim como outros anos anteriores também.

ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do ... rritorial/
O município é criado só no perímetro urbano mesmo, então não é lá muito importante saber as divisões entre eles, mas a localização do perímetro urbanos dos distritos. Esse link por de servir de consulta.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
Bom, peguei essa dica com o @EduScott, mas como ele demorou de postar, resolvi compartilhar com vocês.
Para ter acesso mais rápido e fácil ao mapa do IBGE, é só ir no editor da concorrência... [emoji38] [emoji38] [emoji38]
https://www.openstreetmap.org/login?coo ... er=%2Fedit
Criem um perfil de editor lá, depois façam o login e no editor deles na aba de "camadas" terá uma camada do IBGE.
Você pode colocar como imagem de fundo e como sobreposição e ainda ajustar as opções de exibição.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message
Last edited by VitorGoiabeira on Thu Jan 30, 2020 3:20 am, edited 1 time in total.

Post by VitorGoiabeira
ElcioEduardo wrote:
VitorGoiabeira wrote:Bom, peguei essa dica com o @EduScott, mas como ele demorou de postar, resolvi compartilhar com vocês.
Para ter acesso mais rápido e fácil ao mapa do IBGE, é só ir no editor da concorrência... [emoji38] [emoji38] [emoji38]
https://www.openstreetmap.org/login?coo ... er=%2Fedit
Criem um perfil de editor lá, depois façam o login e no editor deles na aba de "camadas" terá uma camada do IBGE.
Você pode colocar como imagem de fundo e como sobreposição e ainda ajustar as opções de exibição.
Essa dica foi top demais hein @EduScott e @VitorGoiabeira, é uma forma prática e bem fácil.
Verdade... :lol: :lol: :lol:
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
asileu wrote:Pessoal,

Estou compartilhando a base mais recente do IBGE chamada "Faces de Logradouros". Os links estão funcionado.

Nóticia: 30/09/2020 - IBGE lança Base de Faces de Logradouros 2019

Fonte - https://www.ibge.gov.br/geociencias/org ... asil.html?

FTP - https://geoftp.ibge.gov.br/recortes_par ... enso_2010/ - Verificar a versão mais recente.

Destaco um trecho importante do Leia-me:

Esta versão da Base de Faces de Logradouro resulta dos dados do Censo Demográfico 2010 e de atualizações pontuais a partir de levantamentos de campo para a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios. Este resultado também incorpora as campanhas de campo com rastreamentos de sinais de posição definidos por dispositivos móveis de coleta realizados nas áreas de expansão urbana no Censo Agropecuário 2017 ou ainda nos trabalhos de preparação para o Censo Demográfico 2021. Por se tratar, de um produto intermediário (ou seja, publicado no interregno de operações censitárias), não contempla informação estatística de espécies de domicílios, nem apresenta a mesmo grau de atualização que uma coleta do Censo Demográfico viabiliza.

Os arquivos estão em Shape e identificados pelo Código do Munícipio (geocódigo). Para identificar qual é o código do município basta buscar diretamente no IBGE ou então baixar o DTP - Divisão Territorial Brasileira, também do IBGE.

De posse do arquivo Shape, você pode importar diretamente para o Google Earth, utilizando a função importar.

Vale lembrar que a base precisa ser analisada forma crítica, comparando com outras fontes públicas como o Correios, Legislação Municipal, observando Street View etc.
Muito bom...tomara que tenha atualizações mesmo. E dessa maneira fica mais fácil de pegar os nomes das ruas. Vou ver com os Champs para adicionarmos isso na Wazeopedia, para facilitar!
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message