Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

IBGE - Malha Viária

Post by
Prezados,

O IBGE disponibiliza por ftp dados da malha viária do Brasil.
Seguem passos para encontrar o mapa da área desejada:

Primeiro baixe o KMZ do estado e abra no Google Earth:
ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do ... arios_kmz/

Identifique o número do setor que deseja clicando em cima da área dele.

Após isso baixe o lote de PDFs referente do setor:
https://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_map ... nsitarios/

É dessa maneira que estou criando malhas viárias do zero em Rondônia.

Edit @resmota
O VitorRDias mandou super bem nesse post, cheio de informações bacanas pra usar mais dados do IBGE

E nesse aqui o Vitão dá uma dica super bacana sobre numeração de casas ;)

POSTER_ID:3555411

1

Send a message

Post by Inactive user -1644833286-
VitorRDias wrote:Pessoal,

Bolei um passo a passo para a utilização da base de faces do IBGE, que segue abaixo.

Utilização da Base de Faces de Logradouros do Censo 2010 do IBGE – Passo a passo

1. Procurar o geocódigo do município no IBGE Cidades através da busca por município.
2. Buscar o(s) arquivo(s) do município no FTP do IBGE. Nota: os arquivos estão divididos por distritos e subdistritos e não por municípios ou setores. Por isso, as cidades que têm apenas o distrito sede e nenhum subdistrito terão apenas um arquivo, e as com mais de um distrito e/ou subdistrito terão mais de um arquivo.
3. Baixar o(s) arquivo(s) desejado(s).
4. Acessar o conversor do MyGeoData para conversão dos dados em formato KML.
5. Clicar em “Escolher arquivo” na caixa “Upload your data files”.
6. Procurar o arquivo desejado e abrir.
7. Caso haja mais de um arquivo, repetir os passos 5 e 6 até carregar todos os arquivos zip.
8. Clicar no botão “Enviar”.
9. Se os dados forem importados com sucesso, aparecerá um “Overview Map” – um mapa projetando as camadas de dados.
10. Em “Target Vector Format”, selecionar “KML – Keyhole Markup Language”.
11. Clicar em “Convert Now!”.
12. Ignorar os erros que aparecem (referentes aos arquivos .png que estão no zip) e clicar em “Download result”.
13. No(s) arquivo(s) zip, abrir o(s) arquivo(s) com final “face.kml” no Google Earth.
14. Aproximar-se dos dados e clicar sobre o traço que corresponde ao trecho desejado.
15. A informação sobre o nome do logradouro é composta por três campos:
- NM_TIPO_LO – Tipo do logradouro (Rua, Avenida, Praça, etc.)
- NM_TITULO_LO – Título do logradouro (Senhor, Doutor, Padre, Engenheiro, etc.)
- NM_NOME_LO – Nome próprio do logradouro.

Quaisquer dúvidas, é só perguntar!
Excelente!!!

Vou dissecar esse material, pois tenho dificuldade de entendimento dos mapas do IBGE.

Abraço!!!
Inactive user -1644833286-
Posts: 663
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 248 times
Send a message

Post by adrianojbr
há algum local ou procedimento para avisar e pedir correção dos mapas que estão com erro (tudo em branco)?
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
você poderia também marcar como favorito (fica fácil de achar também no painel de controle do usuário) ou ainda se inscrever nele (recebe aviso, por email, quando há resposta no tópico).

ambas opções no rodapé da página.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by andresonmelo
arthurfsv wrote:Aí não sei se isso pode ser feito, mas de todo modo, as imagens não estão muito desalinhadas e vc também pode cruzar as faces com a imagem real no WME. :)
Li o tópico inteiro e não vi como faz isso! Alguém pode me ajudar? Estou revisando cidades no meu estado e se fosse possível tal cruzamento na mesma tela facilitaria e agilizaria o trabalho.
jabms19 wrote:Qual a confiabilidade dessa base de dados do IBGE (ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do ... arios_kmz/)?

Tenho notado muitas divergências entre ela e diversas cidades do interior do MA, além dela apresentar algumas lacunas e repetições excessivas de nomes de rua em cidades bem pequenas.
Também notei isso
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
paulogustavoPI wrote:
jabms19 wrote:Qual a confiabilidade dessa base de dados do IBGE (ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do ... arios_kmz/)?

Tenho notado muitas divergências entre ela e diversas cidades do interior do MA, além dela apresentar algumas lacunas e repetições excessivas de nomes de rua em cidades bem pequenas.
Aqui em Teresina, bastou eu olhar as ruas ao redor de minha casa pra verificar erros muito grosseiros. Ruas invertidas, que mudam de nome a cada quadra, ou travessas que nem existem (desconheço a existência de travessas em minha cidade). Perdi a confiança logo de cara. :cry:
E agora quem poderá nos defender? Aqui percebi algumas inconsistências também.
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
VitorRDias wrote:Pessoal,

Bolei um passo a passo para a utilização da base de faces do IBGE, que segue abaixo.

Utilização da Base de Faces de Logradouros do Censo 2010 do IBGE – Passo a passo

1. Procurar o geocódigo do município no IBGE Cidades através da busca por município.
2. Buscar o(s) arquivo(s) do município no FTP do IBGE. Nota: os arquivos estão divididos por distritos e subdistritos e não por municípios ou setores. Por isso, as cidades que têm apenas o distrito sede e nenhum subdistrito terão apenas um arquivo, e as com mais de um distrito e/ou subdistrito terão mais de um arquivo.
3. Baixar o(s) arquivo(s) desejado(s).
4. Acessar o GeoConverter para conversão dos dados em formato KML.
5. Em “1. Input files”, clicar em “Add”.
6. Procurar o(s) arquivo(s) desejado(s) e abrir.
7. Em “2. Export format”, selecionar “Keyhole Markup Language (KML) (no KMZ)”.
8. Em “3. Convert”, clicar em “Run”.
9. No(s) arquivo(s) zip, abrir o(s) arquivo(s) com final “face_2.kml” no Google Earth.
10. Aproximar-se dos dados e clicar sobre o traço que corresponde ao trecho desejado.
11. A informação sobre o nome do logradouro é composta por três campos:
- NM_TIPO_LO – Tipo do logradouro (Rua, Avenida, Praça, etc.)
- NM_TITULO_LO – Título do logradouro (Senhor, Doutor, Padre, Engenheiro, etc.)
- NM_NOME_LO – Nome próprio do logradouro.

Quaisquer dúvidas, é só perguntar!

Essa opção em negrito não funciona mais no referido site.
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message


Post by Angelo_1903
Dinosacchelli wrote:Boa noite:
Alguém ta podendo me responder a respeito de nomeação de ruas?
O que devo fazer quando está sem nome de rua no waze, mas no mapa IBGE está como rua sem denominação.

Adinelson.
Tenta buscar o nome oficial através da prefeitura. Se não encontrar, deixa sem nome mesmo.
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1685
Has thanked: 997 times
Been thanked: 1172 times
Send a message

Post by antigerme
camilorafael wrote:As Ferrovias devem ser cadastradas? e existe algum algoritmo no programa que onde houver passagem de nível, e/ou viaduto ele trace a rota mais rápida pelo viaduto prevendo que o usuário pode ter que ficar parado numa passagem de nível aguardando uma passagem de uma composição ferroviária?
Se existe o tipo mapeamos. Sobre as outras perguntas, não há nada relacionado com isso no momento.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
FernandoAReis wrote:Mesmo que nós tenhamos todo o controle de nossos mapas, eles não são nossos, são do Waze, eles que decidem o que podemos usar ou não.

Se houvesse ferramenta que fosse permitida e que agilizasse nosso lazer diário, com certeza o grupo de Champ disponibilizaria para toda a comunidade.
E acredite, choramos muito para poder usar mas não foi permitido. :(
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista