Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by adrianojbr
amfadel wrote:Só pra eu entender. No primeiro caso, o que já foi corrigido, ele dá a instrução de saída zero pq tanto na entrada quanto na saída as junções são compartilhadas e não existe nenhuma outra saída entre as duas. É isso mesmo? Na saída também era compartilhada a junção?
não lembro como estava exatamente, mas acho que era isso mesmo.
amfadel wrote:No caso que eu coloquei, para quem vem da junção compartilhada, em se assumindo que a primeira saída é uma curva e não parte da rotatória, a instrução está correta para sair na primeira saída caso queira continuar reto, já que a primeira não é uma saída.
em partes. eu acho que fica confuso. se eu chegasse nessa rotatória, vindo pela adolfo lutz (na junção compartilhada) e recebesse a instrução para pegar a 1ª saída, eu iria sair na guilherme campos. a meu ver, ela está errada. ademais, se as imagens do street view estão corretas, é preciso parar, sinal que é preciso entrar na rotatória.
amfadel wrote:Mas se vc vier da Magalhães Teixeira e quiser sair da Guilherme Campos, ele manda pegar a segunda saída corretamente também, e considera a junção compartilhada como uma saída na conta de saídas.
o número das saídas estão corretas, nesse caso, por causa dessa saída na adolfo lutz e não por causa da junção compartilhada (que da adolf lutz é uma entrada na rotatória, e não saída).

um exemplo de uma rotatória que funciona bem, até onde testei pelo menos, com junções compartilhadas é essa. mas ela é diferente das outras e, por isso, deve ser tratada como exceção.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
é isso aí, amfadel. o interessante de conversar é que a gente sempre aprende mais um pouco. eu ainda não tinha visto uma rotatória com junção compartilhada que funcionasse. agora já sei que pode funcionar em alguns casos.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
aproveitando que a discussão passou pelas rotatórias com junções compartilhadas, alguém entende por que essa rotatória não funciona direito?

vejam que mesmo a junção compartilhada não estando envolvido na rota, a orientação é para pegar a saída de número 0.

https://lh3.googleusercontent.com/-ARhq ... r-mapa.png

https://lh3.googleusercontent.com/-pq25 ... trucao.png

edição em 21jan14 -------

acho que entendi porque essa rotatória não funciona com junção compartilhada: será que é por causa de na junção compartilhada os segmentos envolvidos serem mão dupla?

essa foi a única diferença que encontrei comparando com aquelas que funcionam.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
GuibaBR wrote:Pode ser por isso, você tem que proibir dois acessos que seriam legítimos (ambos no ponto de tangência), mas já vi dar isso também quando a rotatória tinha "se corrompido" e a recriação dela resolveu.

A solução que foi dada pode resolver (minisegmentos entrando e saindo).
é verdade, acho que ela não funcionava com junção compartilhada e segmentos com mão dupla, pois nessa junção compartilhada ficam duas saídas da rotatória, gerando um erro na contagem das saídas, levando à orientação "pegar a saída número 0".
GuibaBR wrote:De qualquer maneira, quando é possível, eu suprimo esse tipo de rotatória, dá muito trabalho manter e gera TTS (instruções de voz) demais. Finalizo em T mesmo. Quem vem ao encontro da principal, ou vira direita ou esquerda. Quem está na principal, ou vira, ou vai reto. Não creio que gere confusão e elimina excesso de TTS. Mas só nas pequenas e que não são usadas como retorno. Essa maior fica a seu critério.
para ser usada como retorno, talvez seja melhor mantê-la mesmo. eu não conheço a região, por isso mandei mensagem privada, convidando a participar da discussão, um editor que provavelmente conhece.

amfadel wrote:Não consegui nem entender como funciona isso na prática. Primeiro, a imagem do satélite está desatualizada, né?
sim, a imagem de satélite está desatualizada, mas o street view está atualizado.
amfadel wrote:Segundo, quem sai da rotatória entrando na Jacob Weingartner tem que cruzar a pista, vindo carro de frente pra ele? O mesmo para quem vai entrar na rotatória vindo na Jacob Weingartner sentido BR? Como funciona isso sem causar um recorde de acidentes em um único trecho? :P
na verdade, quem está dentro da "rotatória" deve parar.
olavog wrote:Talvez a Jacob seja agora sentido único próximo à rotatória, neh?
não, olavo. conforme pode perceber pelo street view, a jacob é mão dupla e quem permanece nela, de fato, nem entra na "rotatória".
Finesko wrote:Na minha opinião, isso não deveria ser uma rotatória, já que quem passa pela avenida principal nos dois sentidos não precisa contornar nada. Isso é só uma ilha redonda para retorno e acesso à transversal.
você tem razão, finesko, porém é preciso levar em conta a possibilidade de usá-la como retorno, como bem lembrado pelo guibabr.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
gjunior23, você consegue fazer a alteração indicada?

a partir das sugestões,também acho melhor deixá-la como via norma.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by akrauze
Aqui perto da minha casa tem uma situação parecidas. É fisicamente uma rotatória, mas com semáfaro.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/#?zoo ... 96&env=row

Logo adiante tem uma outra rotatória que me parece visualmente mais correta, mas não testei a navegação pra ver.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/#?zoo ... 65&env=row

Será que o mesmo se aplica?
akrauze
Posts: 111
Has thanked: 21 times
Been thanked: 42 times
Send a message
akrauze

Post by akrauze
pedrottic wrote:
akrauze wrote:Aqui perto da minha casa tem uma situação parecidas. É fisicamente uma rotatória, mas com semáfaro.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/#?zoo ... 96&env=row

Logo adiante tem uma outra rotatória que me parece visualmente mais correta, mas não testei a navegação pra ver.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/#?zoo ... 65&env=row

Será que o mesmo se aplica?
Neste caso parecem mais rotatórias puras, mesmo. Mapeá-las como tal, no entanto, não acrescenta informação e pode confundir. É melhor testar a navegação caso queira alterar. Uma coisa, apenas, sugiro: no segundo caso, retire o nome. Rotatórias devem permanecer sem nome.

Grande abraço.
Eu testei no livemap todas as opções de entrada e saida das duas rotatórias e os resultados não fazem muito sentido, sendo que em alguns casos a instrução para pegar uma rua ou outra é muito confusa.

Alias, na segunda "rotatório" não temos uma rotatória do Waze.

As imagens de satelite estão desatualizadas... o que temos ali na primeira "rotatória" na relalidade é algo assim (considere todas as conversões permitidas):
Untitled.png
(13.81 KiB) Downloaded 960 times
Só que um pouco mais curvo...
Ali temos semáfaro em todos os cruzamentos, exceto AB/E, onde não faria sentido, e G/CD onde deveriamos ter uma placa de PARE (não esta lá, mas a rua acaba em outra, então é parada obrigatória pelo CBT). Duas coisa importante é que de G, sem trafegar pela contra-mão, só é permitido converter em direção à D e de A para B a pista é 100% reta, como se a rotatória fosse apenas um canteiro.

Na segunda "rotatória" as diferenças são:
- não temos G
- ela é espelhada

Na minha humilde opnião não deveriam ser rotatórias.
Espero que o post não tenha ficado muito longo....

[]'s
Adriano
akrauze
Posts: 111
Has thanked: 21 times
Been thanked: 42 times
Send a message
akrauze

Post by akrauze
Obrigado a todos.
Vou remover as rotatórias para melhor representar a realidade.
akrauze
Posts: 111
Has thanked: 21 times
Been thanked: 42 times
Send a message
akrauze

Post by akrauze
Bom, achei uma outra rotatória que parece, mas não é.

Aqui esta ela: Permlink

Ela parece bastante com os exemplos do wiki em O que não é uma Rotatória, mas o roteamento, nos testes que fiz no livemap, funciona incrivelmetne bem.

O que vocês acham?

PS: Mal instalei e já odeio o auto save... salvou o que não era pra salvar e tive que refazer o que tinha antes.
akrauze
Posts: 111
Has thanked: 21 times
Been thanked: 42 times
Send a message
akrauze

Post by akrauze
anjim wrote:Só espero que o editor nao fique bravo comigo. Bem que podia ter um campo pra explicar pq alteramos...
Tipo SVN/GIT/CVS/whatever... com histórico e comentários. Tendo que justificar a alteração tem gente que ia pensar antes de fazer... tá ai... vou criar essa sugestão.
akrauze
Posts: 111
Has thanked: 21 times
Been thanked: 42 times
Send a message
akrauze