Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by finesko
Melhor?
Mini-rotatórias

Segundo a CET de SP, em sua Nota Técnica 78 de 1981 (NT 078/82), "a mini rotatória é um círculo, com raio não inferior a um metro, pintado no centro de um cruzamento. Tem como função principal diminuir o número de conflitos existentes em interseções com baixa intensidade de tráfego e elevado índice de acidentes, reduzindo a velocidade das aproximações e ordenando as conversões. Esse dispositivo teve suas primeiras experiências desenvolvidas na Inglaterra, em interseções onde a definição de preferencial feita por sinalização horizontal e vertical, ou até mesmo semafórica, não atingia o efeito de segurança desejado."

Geralmente encontram-se em cruzamentos de quatro vias perpendiculares com esquinas retas, em ruas de bairro, não seguindo o contorno circular. Nestes casos, quando o raio da rotatória for menor que 7 metros é recomendado que não sejam utilizadas as rotatórias do Waze.

De uma forma geral, o uso de rotatórias no mapa do Waze onde existem mini-rotatórias nas vias causa confusão e excesso de instruções ao motorista.

Quando deve ser usada uma rotatória:
*Quando o tamanho da rotatória é grande a ponto de causar erros de localização de GPS por achar que o veículo está fora da via;
*Quando o cruzamento for muito irregular ou um número de vias tal que um simples cruzamento causaria confusão ao condutor;
*Quando a rotatória é usada frequentemente como um retorno ("U-Turn").[/list]
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
antigerme wrote: Shoowwwww!

Já publicou no Wiki? Vou dar uma limpa na cidade. :twisted:
Já está lá!! Manda bala e divirta-se com a matança! :twisted:
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
marxmr wrote:Só pra tirar a dúvida. Esse ponto funciona sem rotatória?

https://www.waze.com/editor/?zoom=8&lat ... =202575835

Pode ficar assim ou tem que criar um quadrado com as vias?
Acho que esse é um dos exemplos que podem ter uma rotatória sim. Mas não vejo necessidde, dado que um retorno não seria necessário para qualquer conversão. Só seria necessário para o cara que viesse no sentido errado e precisasse voltar.

Eu não colocaria, mas também não seria um dos que eu mataria.
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
maxmr,

Fique à vontade de resolver como achar melhor. Eu não posso editar ali, e acho que é justamente um daqueles casos que vale o bom senso de quem conhece.

Só faça um favor: PELAMORDEDEUS não deixe a rotatória sem nome nem cidade para ficar vermelhinho! :P
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
marxmr wrote:Já comecei a "assustar" os usuários.
:D :D :D :D :D :D :D

Aproveita e manda esse link para ele também!
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
IngomarL wrote:Oi Finesko

Estou vendo aqui algo da discussão sobre as mini-rotatórias. Estou totalmente de acordo que essa mania inglesa introduzida em Sampa e noutras cidades brasileiras é inútil e até estúpido, no caso do Brasil até perigosa. Mas isso é assunto dos CETs.

...

E o possível argumento que praticamente ninguem segue as regras de tránsito nas mini-rotatórias em SP nunco pode ser válido - vai ver o qu eacontece depois de um acidente, se o juiz vai ver se houve rotatoria o não naquele lugar...

Convenci alguém eu agora???

Ingo
Ingo, obrigado pela sua mensagem. Acho que você havia feito um comentário em uma UR que eu queria responder mas algum editor novato fechou-a antes de eu fazê-lo.

Entendo bem o seu ponto mas tenho outro ponto de vista. O Waze, em nenhum momento, deve querer ensinar o motorista a dirigir. Não indicamos placas de Pare, não indicamos faixa de pedestre, não indicamos escolas, travessias de animais e nem semáforos vermelhos. O motorista deve saber como dirigir e quais as regras de trânsito.

O mesmo acontece quando há ilhas nos cruzamentos. Quando o motorista vai entrar à direita, por exemplo, deve ficar à direita de uma ilhazinha para entõ fazer a conversão. Isso não pode ser detalhada no mapa, como muitos ficam pedindo que seja. O motorista deve saber em qual faixa precisa estar para fazer a conversão. Por isso o Waze avisa antes.

Quando são 4 vias perpendiculares, com um pequeno circulo no meio do cruzamento, o motorista precisa saber que precisa contornar isso da forma correta para virar à esquerda. Muito me irrita que a grande maioria dos motoristas não sabe a regra de uma rotatória (quem está na rotatória tem preferência, não quem está à direita nem na principal, como muitos acham). Mesmo assim, o Waze não é uma auto-escola. Concordo que não há desculpas no caso de um acidente, mas novamente ressalto que o Waze não é uma ferramenta para ensinar como dirigir.

A discussão é boa, estou aberto a outras opiniões, mas acho que, por enquanto, a maioria concorda com a forma que está.

Valeu!!
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
antigerme wrote: Ah... o Finesko é o assassino de micro-rotatórias, sério!! :lol: :lol:
E viajante no tempo!!! :lol: :lol: :lol:
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
IngomarL wrote: Desculpe, Finesko, sei que vc não gosta nada das mini-rotatórias; mas por favor veamos como funciona noutros paises (a Inglaterra está cheia de mini-rotatorias!), e re-pensemos o assunto.
IngomarL, como dizia Voltaire: "Não concordo com o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo"!

Já coloquei minha opinião aqui. Aguardo outras contribuições.

Valeu!
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Lfpduarte,

Nao so adorei sua resposta (pq vc concorda comigo!), mas adorei conhecer a Magic Roundabout.

So acho que vc é muito careta para saber a real funcao daquilo, entao lanço algumas hipoteses:

- trata-se na verdade de um local de pouso de OVNIs e, como tanto, deve ser mapeado como rotatoria para melhor uso do Waze por marcianos. Alias, os "crop circles" tambem sempre devem ser mapeados assim!

- é um projeto de um soco ingles que, como foi proibido pela policia local, o projetista decidiu doar sua criacao ao mundo da forma mais publica possivel.

- foi uma tentativa de fazer os circulos olimpicos para Londres 2012 mas, como tiveram de contratar uma empresa pelo menor preço, deu nisso...

Valeu!!




Sent from my iPhone using Tapatalk
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Ingo,

Não consigo editar pois está justo fora da minha área.

Mas meus palpites:
- Esse trecho (https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... =154345796) deveria ser Minor Highway. Dessa forma o Waze entenderá que é uma continuação e não dará instruções para quem seguir pela rodovia.
- Estes trechos todos (https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... ,154345922) devem ser Primary Street.
- Aqui (https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... =154345797) deve ser Ramp.
- A junção entre estes dois (https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... ,154345863) deveria ser quase 180º.
- Eu faria a junção destes dois (https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... ,154345802) a 90º para haver a instrução "Vire à esquerda na Rodovia ...". Assim não fica dúvida para quem vem da Tupiniquins em direção ao Sul.

Espero ter ajudado.

Abç e Feliz Natal!
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór