Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Imagem de Satélite e Vias

Post by
Com a utilização do Google Maps pelo Waze, o mesmo herdou seus problemas, um deles é a diferença entre a Imagem de Satélite e a posiçõa das Vias e LandMarks. Vejam o exemplo de minha cidade:

https://world.waze.com/editor/pt_BR/?zo ... TTTTTTTTFT

Minha pergunta é: existe alguma maneira de mudar isso ?!?!
E tenho uma pergunta OFF TOPIC: Quem é o "leohora" AM de minha cidade, Jequié-BA ?!?!
P.S. Se já existe algum tópico sobre o assunto favor me mandar o link e deletar meu tópico ! !
FLW ! !

POSTER_ID:16789409

1

Send a message

Post by Coldry
Aproveitando o tema.
Alguns lugares com a atualizacao das imagens nesta semana, ficou toda a cidade deslocada.
A pergunta é:
Devemos corrigir na "unha" todos os desalinhamentos ou deixamos como esta??
Tenho encontrado cidades inteiras assim.... teve uma que eu corrigi inteirinha !! Nao sei se fiz o certo!?

Existe algum editor com mais recursos que este padrao, que eu com nivel 1 possa usar??

Abcs e desculpe a minha "Ignorancia"

Obrigado !

Tedde
Coldry
Posts: 12
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by Coldry
thiagob76 wrote:
Coldry wrote:Aproveitando o tema.
Alguns lugares com a atualizacao das imagens nesta semana, ficou toda a cidade deslocada.
A pergunta é:
Devemos corrigir na "unha" todos os desalinhamentos ou deixamos como esta??
Tenho encontrado cidades inteiras assim.... teve uma que eu corrigi inteirinha !! Nao sei se fiz o certo!?

Existe algum editor com mais recursos que este padrao, que eu com nivel 1 possa usar??

Abcs e desculpe a minha "Ignorancia"

Obrigado !

Tedde
Olá,
os segmentos devem ser alinhados com os GPS points e não com as imagens de satélite.
Abraço,
Obrigado pelo post Thiago, ta certo que a referencia deve ser os pontos GPS, porem em locais com sinal falho de GPS, ou locais com muito pouco histórico ( cidades pequenas do interior) os sinais nem sempre existem…… e a referencia nas imagens é necessária. Claro que não pode ser a única referencia nem a primeira mesmo porque essas imagens não são sempre atuais.
Mas a pergunta é: Devemos ajustar ou deixar para a atualização que você informa que são feitas umas duas vezes ao ano.
Mais uma duvida, alguém sabe onde encontro dicas de como intalar o WME Aerial Shifter (WAS) ou um tutorial ! Essa ferramenta pode ajudar muito !!

Obrigado.

Tedde
Coldry
Posts: 12
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by canetafina
VitorGoiabeira wrote:Com a utilização do Google Maps pelo Waze, o mesmo herdou seus problemas, um deles é a diferença entre a Imagem de Satélite e a posiçõa das Vias e LandMarks. Vejam o exemplo de minha cidade:

https://world.waze.com/editor/pt_BR/?zo ... TTTTTTTTFT

Minha pergunta é: existe alguma maneira de mudar isso ?!?!
E tenho uma pergunta OFF TOPIC: Quem é o "leohora" AM de minha cidade, Jequié-BA ?!?!
P.S. Se já existe algum tópico sobre o assunto favor me mandar o link e deletar meu tópico ! !
FLW ! !
Opa

Este problema de desalinho da imagem de satélite com o GPS point, o pessoal do Waze costuma ajustar uma a duas vezes no ano, infelizmente, teremos que aguardar. Isto tb acontecia com as imagens bing.
Entretanto, o script WME Aerial Shifter (WAS), depois da atualização de ontem, "voltou" a alinhar a imagem com os pontos GPS, para auxiliar no mapeamento.
Entenda que é um ajuste visual, não é correção, ou seja, não alinha definitivamente, e sim ajusta a imagem para os pontos GPS para que possa ajustar ou criar os segmentos

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
Olhem a "mágica" do WAS no alinhamento do permlink da Thread inicial, para auxiliar no mapeamento.

Antes: https://world.waze.com/editor/pt_BR/?zo ... TTTTTTTTTT

Depois:
alinhamento.jpg
(90.22 KiB) Downloaded 2174 times
Por conta desta situação, sugiro, no mínimo, um lock em todas as vias principais, pois um editor desavisado pode causar um bom estrago tentando alinhar com as imagens.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
VitorGoiabeira wrote:canetafina, obrigado pela resposta, infelizmente então não posso fazer nada ! !
A utilização do WAS é só uma ferramenta de ajuste provisório, para auxiliar na edição do mapa, porém deveria servir para ajustar de verdade ! !
Quando ao lock, eu posso fazer ou só o AM ?!?!
FLW ! !
Opa

Vitor, a questão é o seguinte: vc como editor do local, sabe do problema dos desalinhos. A ferramenta resolve o problema de se editar utilizando as imagens, isto sim é importante. Para o usuário que só utiliza o waze para navegar, não faz diferença, se está desalinhado ou não, o importante que a edição esteja correta, com os segmentos alinhados com o GPS point. Com isso, o desalinho real das imagens deixa de ser um problema.
Qualquer um pode aplicar o lock, desde que tenha nível 2, no mínimo. Ou vc pode solicitar por aqui o lock, claro que depois que ajustar a cidade. ;)

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
thiagob76 wrote:
Coldry wrote:Aproveitando o tema.
Alguns lugares com a atualizacao das imagens nesta semana, ficou toda a cidade deslocada.
A pergunta é:
Devemos corrigir na "unha" todos os desalinhamentos ou deixamos como esta??
Tenho encontrado cidades inteiras assim.... teve uma que eu corrigi inteirinha !! Nao sei se fiz o certo!?

Existe algum editor com mais recursos que este padrao, que eu com nivel 1 possa usar??

Abcs e desculpe a minha "Ignorancia"

Obrigado !

Tedde
Olá,
os segmentos devem ser alinhados com os GPS points e não com as imagens de satélite.
Abraço,
Opa

O que Thiago disse é importante, ou seja, é o padrão adotado. Entretanto, aconteceu, após a troca das imagens do bing para google, um desalinho dos segmentos com a imagem, pois a imagem esta correta pelo GPS, mas alguns segmentos desalinharam, senão todos. Portanto, existem as seguintes situações de desalinhos no mapa:

- Segmentos desalinhados com a imagem, porém a imagem esta alinhada com GPS point. Isto é comum em cidades que tem somente o basemap e, agora, temos o desalinho provocado pela troca de imagem. Portanto, basta alinhar os segmentos pela imagem.
- Imagem desalinhada com GPS point, mas os segmentos não. Neste caso, não há o que fazer, somente esperar que o Waze corrija este desalinho, porém para editar um local com esta problemática, utilizamos o script WAS para jogar a imagem no rastro GPS. No Chrome, basta baixar a extensão .crx, neste link e arrastar para uma aba do Chrome aberta em Ferramentas > Extensões.

Já vi cidade com imagem desalinhada com os GPS point e os segmentos tb. :)

Obviamente, se a cidade está totalmente desalinhada e não tem GPS point, para termos uma referencia, não recomendo alinhar, mas como Thiago disse, se grande parte está alinhada com a imagem, o restante poderá ser alinhado.
Elucubrando: o problema é mapear uma cidade do zero, mas não tem GPS point, quem garante que a imagem está alinhada :mrgreen: , porém considero raro este tipo de situação de desalinho de imagens, em comparação com o tamanho do pais.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
VitorGoiabeira wrote:Depois da instalação do WAS eu fico alterando o valor de modificação, alguns lugares fica 10 x -26, outros tem que ser 12 x -24 e assim por diante. Isso é normal ?!?!
FLW ! !
Opa

Isto é normal, pois dependendo do erro de alinhamento da imagem, um local pode está, aparentemente, mais desalinhado do que outro, mesmo dentro do mesmo bloco. Agora, importante observar que, quando estiver no 0x0, os segmentos deverão ficar alinhados com os GPS points.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by thiagob76
Coldry wrote:Aproveitando o tema.
Alguns lugares com a atualizacao das imagens nesta semana, ficou toda a cidade deslocada.
A pergunta é:
Devemos corrigir na "unha" todos os desalinhamentos ou deixamos como esta??
Tenho encontrado cidades inteiras assim.... teve uma que eu corrigi inteirinha !! Nao sei se fiz o certo!?

Existe algum editor com mais recursos que este padrao, que eu com nivel 1 possa usar??

Abcs e desculpe a minha "Ignorancia"

Obrigado !

Tedde
Olá,
os segmentos devem ser alinhados com os GPS points e não com as imagens de satélite.
Abraço,
thiagob76
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 1061
Has thanked: 91 times
Been thanked: 518 times
Send a message

Post by thiagob76
Coldry wrote:
Obrigado pelo post Thiago, ta certo que a referencia deve ser os pontos GPS, porem em locais com sinal falho de GPS, ou locais com muito pouco histórico ( cidades pequenas do interior) os sinais nem sempre existem…… e a referencia nas imagens é necessária. Claro que não pode ser a única referencia nem a primeira mesmo porque essas imagens não são sempre atuais.
Mas a pergunta é: Devemos ajustar ou deixar para a atualização que você informa que são feitas umas duas vezes ao ano.
Mais uma duvida, alguém sabe onde encontro dicas de como intalar o WME Aerial Shifter (WAS) ou um tutorial ! Essa ferramenta pode ajudar muito !!

Obrigado.

Tedde
Manda um permalink da cidade, mas é mais ou menos assim:
Se numa cidade pequena os GPS points de alguns segmentos estão bem em cima das imagens de satélite, a probabilidade de todos estarem é enorme, então pode alinhar, mas cada caso é um caso.
Sobre o WAS eu não conheço tutorial, mas é instalar o greasemonkey e depois instalar ele...
Abraço,
thiagob76
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 1061
Has thanked: 91 times
Been thanked: 518 times
Send a message

Post by thiagob76
canetafina wrote:
thiagob76 wrote:
Coldry wrote:Aproveitando o tema.
Alguns lugares com a atualizacao das imagens nesta semana, ficou toda a cidade deslocada.
A pergunta é:
Devemos corrigir na "unha" todos os desalinhamentos ou deixamos como esta??
Tenho encontrado cidades inteiras assim.... teve uma que eu corrigi inteirinha !! Nao sei se fiz o certo!?

Existe algum editor com mais recursos que este padrao, que eu com nivel 1 possa usar??

Abcs e desculpe a minha "Ignorancia"

Obrigado !

Tedde
Olá,
os segmentos devem ser alinhados com os GPS points e não com as imagens de satélite.
Abraço,
Opa

O que Thiago disse é importante, ou seja, é o padrão adotado. Entretanto, aconteceu, após a troca das imagens do bing para google, um desalinho dos segmentos com a imagem, pois a imagem esta correta pelo GPS, mas alguns segmentos desalinharam, senão todos. Portanto, existem as seguintes situações de desalinhos no mapa:

- Segmentos desalinhados com a imagem, porém a imagem esta alinhada com GPS point. Isto é comum em cidades que tem somente o basemap e, agora, temos o desalinho provocado pela troca de imagem. Portanto, basta alinhar os segmentos pela imagem.
- Imagem desalinhada com GPS point, mas os segmentos não. Neste caso, não há o que fazer, somente esperar que o Waze corrija este desalinho, porém para editar um local com esta problemática, utilizamos o script WAS para jogar a imagem no rastro GPS. No Chrome, basta baixar a extensão .crx, neste link e arrastar para uma aba do Chrome aberta em Ferramentas > Extensões.

Já vi cidade com imagem desalinhada com os GPS point e os segmentos tb. :)

Obviamente, se a cidade está totalmente desalinhada e não tem GPS point, para termos uma referencia, não recomendo alinhar, mas como Thiago disse, se grande parte está alinhada com a imagem, o restante poderá ser alinhado.
Elucubrando: o problema é mapear uma cidade do zero, mas não tem GPS point, quem garante que a imagem está alinhada :mrgreen: , porém considero raro este tipo de situação de desalinho de imagens, em comparação com o tamanho do pais.

Abraço.
Aqui no RS não costumo ver problemas de desalinhamento com a imagem de satélite, mas tem lugares que é brutal e chega a dar briga entre editores menos experientes.
Quando eu digo que se uma parte está alinhada o restante provavelmente estará pois essas imagens são geradas em grandes blocos e georeferenciadas.
Abraço,
thiagob76
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 1061
Has thanked: 91 times
Been thanked: 518 times
Send a message