Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by aziesemer
lampadinha wrote:Olá pessoal, sou novo na área. Tenho diversas dúvidas, se postar aqui são resolvidas? Moro em Novo Hamburgo e aqui tem muito poucas ruas mapeadas. E aí vai a primeira questão, quanto tempo leva para as novas ruas aparecerem no mapa? A outra é, como funciona o Dashboard? Aparentemente as ruas que "crio" no smartphone eu deveria poder editar ali, mas nada aparece ... Grato por qualquer ajuda.
Olá Lampadinha,
Sou novo também, faz menos de 1 mês que comecei a mapear, mas já fiz bastante coisa.
As ruas que você "escava" no celular, demoram aproximadamente 2-3 dias para aparecer no My Dashboard no menu acima desta página. Ali aparece todo o trajeto percorrido por você.
Após, você pode edita-las, colocar nome, fazer intersecções, definir direção, tipo de rua,... tudo pelo Live Map/Update Map.
Como você é um usuário normal, só estará disponível para edição as ruas que você percorreu e mais as ruas próximas (1km de distância se não me engano). Mas se você quiser, você pode mandar um email para o Waze requisitando se tornar um Area Manager que daí eles liberam uma área maior.

Depois de editar, demora mais uns 5 dias para aparecer as alterações no Live Map e mais 1 dia para ficar disponível nos celulares, totalizando 9 dias. Mas isto é o que eles dizem, na prática é mais caótico as coisas.
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
lampadinha wrote:Olá Aziesemer. Descobri qual era o meu erro.Eu estava usando o servidor dos EUA em vez de usar o servidor mundial. Estou apanhando um bocado para fazer as alterações, mas devarinho está indo. Se notares que eu fiz alguma besteira é só avisar. O que tenho que descobrir agora é como fazer aquelas junções entre estradas, principalmente aqueles acessos a BR 116. Abraços.
Seguinte... você tem que deixar as estradas sobrepostas, e depois adicionar uma junção. A junção vc pode adicionar sem nenhuma conectividade, ou habilitando todas as dobras (cuidado).

90% das junções são com todas as dobras permitidas, mas há ruas que é proibido dobrar para alguns lados, então você pode permitir dodas as dobras e depois criar restrições, ou então proibir todas e selecionar as que podem e mandar conectar por ordem de seleção.

Preste atenção no sentido da rodovia que também deve bater caso contrário a dobra não será permitida.

As rotatórias são diferentes, tem um video aqui explicando como se faz... em resumo tem que colocar uma junção no meio da rotatória e depois converter em rótatória (roundabout).

Não te baseia muito pela foto aérea pq ela nem sempre bate com a estrada, há um desalinhamento. Mas uma vez identificado o desalinhamento, da para tirar como base para a edição de novas estradas.
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
lampadinha wrote:Olá Aziesemer. Descobri qual era o meu erro.Eu estava usando o servidor dos EUA em vez de usar o servidor mundial. Estou apanhando um bocado para fazer as alterações, mas devarinho está indo. Se notares que eu fiz alguma besteira é só avisar. O que tenho que descobrir agora é como fazer aquelas junções entre estradas, principalmente aqueles acessos a BR 116. Abraços.
Vi que você anda trabalhando bastante em Novo Hamburgo.
Fica uma dica: comece pelas rodovias que são as de maior importância, depois passe para as avenidas, e finalmente ruas.

Normalmente você não precisa andar de carro por elas para mapear, é mais fácil desenhar no cartouche. Mas para isto precisa ser administrador de área senão o acesso fica restrito. Faça o seguinte... abra o livemap/update map, coloque na tela a área que você deseja ser administrador, e clique em SuperPermalink. Então copie o endereço da nova página e mande para areamanagers@waze.com com o título "Area Manager application request.". Em 2-3 dias eles devem aprovar.
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
lampadinha wrote:Sendo administrador, além de ter maior acesso, possuo alguma obrigação?
Se quando eu estiver andando de carro, eu ficar com o trator sempre ligado, tem algum problema? Devido a falta de precisão do GPS, posso bagunçar algum serviço que tenha sido bem feito, estando com o trator ligado?
Se eu não sei se uma rua é de uma ou duas mãos, se eu colocar de uma mão, quando alguém passar no sentido contrário o Waze identifica e acerta?
Viste que eu te mandei meu e-mail via bate-papo?
Grato pela ajuda.
Bom, a acho que o post aí de cima já esclareceu tuas dúvidas melhor do que eu poderia.
Eu vi o email, mas não cheguei a anotar já que podemos conversar por aqui.

Tem uma parte da Av. Getúlio Vargas em Canoas que está com o sentido invertido no lado direito da BR 116... tens como corrigir?
Aqui vai o link:
http://world.waze.com/cartouche/?zoom=6 ... 1=84150014
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
Não esquece de ver a conectividade com os segmentos adjacentes. Clica para dar highlight nos segmentos e ve as cores. O verde é para onde ele pode ir, e o laranja é da onde ele pode vir.

Neste caso podes clicar na junção e dar enable all turns que está ok.

Eu não posso fazer estas alterações pois não sou area manager de canoas e nunca andei por la. :(
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
lampadinha wrote:Apanhei que nem guaipeca bem vira-lata, mas acertei este segmento em Canoas, incluindo as cores e tudo. []s :D
http://world.waze.com/cartouche/?zoom=6 ... =137511162

Na BR 116 sentido norte não pode pegar a esquerda para a Av. Victor Barreto
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
lampadinha wrote:Olá, tem como colocar nome de bairro? Abraços.
Não que eu saiba!
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
lampadinha wrote:Tchê, dá uma olhada no entroncamento da BR116 com a Rua Sete de Setembro, em Novo Hamburgo. Ali na verdade tem um canteiro no meio. Aliás, acho que do Rio do Sinos até o entroncamento com a RS 239 (entrada para Estância Velha) é assim, com raras exceções. Eu vou ter que abrir ela em duas, a BR 116 norte e a BR 116 sul, vai dar uma trabalheira. Numa outra avenida eu usei aquela opção automática de dividir uma avenida de duas mãos, em duas vias de uma mão e fez uma bagunça. Estou pensando em fazer a outra via na mão, ora convertendo a atual para norte, ora pra sul conforme a minha conveniência. Alguma sugestão? Eu pensei em abrir um fórum específico para a BR 116. Que tu achas?
Cara, pelo que eu li, eles só recomendam dividir em 2 ruas de 1 mão quando há uma distância grande entre as pistas ( > 6 metros), caso contrário a recomendação é marcar a opção "separating line").

Podes converter na mão ou utilizando a opção automática, que acho ser melhor opção já que as pistas são paralelas. Se ele colocar a nova pista no lado errado, basta inverter a direção e/ou mover a pista de lugar (a bolinha laranja que aparece qd selecionamos uma pista).

Mas se o GPS não está se perdendo, acho que o melhor é só fazer isto nos trevos mesmo, no restante deixa 1 pista de 2 sentidos.
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
Trabalhei bastante nos bairros Partenon, Menino Deus, Floresta, Petrópolis, Moinhos e Três Figueiras.
Além disto, fiz algumas avenidas importantes que estavam faltando como a Oscar Pereira e Getúlio Vargas, e corrigi alguns erros graves em outras como a Goethe.

Por fim, adicionei vários POIs e desenho dos principais parques, rios e até mesmo o guaiba.

Enfim, várias atualizações para o próximo refresh do sistema. Vou tirar umas "férias" agora, precisamos de mais gente trabalhando em POA...
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by aziesemer
lampadinha wrote:Tchê, dá uma olhada no entroncamento da BR116 com a Rua Sete de Setembro, em Novo Hamburgo. Ali na verdade tem um canteiro no meio. Aliás, acho que do Rio do Sinos até o entroncamento com a RS 239 (entrada para Estância Velha) é assim, com raras exceções. Eu vou ter que abrir ela em duas, a BR 116 norte e a BR 116 sul, vai dar uma trabalheira. Numa outra avenida eu usei aquela opção automática de dividir uma avenida de duas mãos, em duas vias de uma mão e fez uma bagunça. Estou pensando em fazer a outra via na mão, ora convertendo a atual para norte, ora pra sul conforme a minha conveniência. Alguma sugestão? Eu pensei em abrir um fórum específico para a BR 116. Que tu achas?
Só mais uma dica... quando eu estou em dúvida, normalmente eu consulto o google maps para ver como eles fizeram:
http://maps.google.com/maps?q=Novo+Hamb ... 04823&z=18

Mas confesso que tem alguns trechos q o waze está mais atualizado e correto q o google maps. Enfim, acho q este é o objetivo qd o waze estiver mais maduro.
aziesemer
Posts: 28
Been thanked: 2 times
Send a message