Não sei se vocês já viram essa maluquice em mais algum lugar, mas aqui em Recife, nos últimos dias, eu notei uma situação interessante.
Muitas ruas, durante a madrugada com alertas de trânsito intenso. Achei estranho e quando fui verificar lá estava a surpresa.
Todos os alertas de trânsito intenso continham uma mensagem dizendo que o trânsito estava livre. Algumas tinham até fotos da rua sem movimento algum.
Agora me expliquem como a criatura quer dizer que o trânsito está livre emitindo um alerta de trânsito intenso? E o pior é que não é uma nem duas pessoas fazendo isso não. São várias.
Qual o efeito negativo que isso traz ao Waze? Altera alguma coisa na velocidade média das vias?
Abraços.
Não se preocupe, isso não vai interferir no calculo das melhores rotas. O Waze sempre pega a velocidade, por segmento, dos wazers, independente do alerta de trânsito.
Eu nem olho mais para os alertas, mando traçar um rota e a sigo quase olhos fechados.
Mesmo que não faça muita diferença para o cálculo de rota, ainda assim é triste ver como as pessoas não sabem usar as ferramentas que possuem, e sempre tentam estragar as coisas.
Aí a gente fica vendo vários alarmes de trânsito falsos, além de alertas de polícia que não existem.
Acho que esse povo faz isso pra ganhar ponto, porque não tem outra explicação.
Outra coisa comum é o cara que emite alerta de trânsito intenso porque parou no sinal vermelho. Minha nossa!
Eu estou enviando comentários quando eu vejo o cara fazendo esse tipo de coisa, pra ver se minimiza.
É uma pena. Espero que esse tipo de pessoas não comecem a estragar o aplicativo. Abraços.
Com o tempo estabiliza e depois começa a cair o mau uso, normalmente são pessoas que ainda não aprenderam a usar a ferramenta. A fração de usuários que fazem mau uso do app é muito pequeno, pior quando querem fazer mau uso do editor, uma pequenas besteira destrói rotas para centenas de pessoas.
Para o caso do mau uso do editor, estamos testando uma nova regra de permissão baseadas em rank, vias movimentadas e frequentadas por pessoas com bom rank só poderam ser editadas por pessoas com alto rank. Na minha cidadezinha 90% das vias principais só serão permitidas edição para quem tenha rank 4 ou superior, até simples AM(3) será impedido de destruir, ando por toda cidade e acabei contribuindo no aumento das permissões necessárias.
Pois é.
Mas tem que ter um pouco de cuidado.
Já vi muitas rodovias editadas por AM nível 5, que estavam completamente erradas. Locais que foram editados por pessoas que nunca passaram por lá, e eu que passava todos os dias, via os erros gritantes.
Mas eu acho que é uma boa coisa a se fazer mesmo. A quantidade de radares sem sentido, que eu vejo sendo ativados por editores nível 1 é melhor nem comentar.
Eu solicitei AM a pouco tempo, e estou tentando melhorar os meus conhecimentos sobre edição, e te confesso que não é uma tarefa fácil, porque como você mesmo disse, é necessário muito bom senso em algumas ocasiões particulares onde a WIKI em vez de ajudar confunde ainda mais.
Abraços!
Estou passando pelo mesmo problema, infelizmente tive que colocar “lock” em muitas vias porque pelo que percebi estão distinguindo tipos de vias pensando mais na estética do mapa com as cores diferentes e esquecendo ou nem sabendo que isso influencia na rota! Alguns lugares que estão errados espero algum update request para seguir com as correções depois de alguma edição! Parece que o pessoal tem preguiça de ler a Wiki!
Sobre essa nova regra, caso passe nos testes, isso não vai de contra o que Waze propõe, ou seja, um app colaborativo? Sei que o objetivo é super nobre, mas isso não vai limitar demais quem, realmente, quer ajudar e não “lambuzar”? O critério de limitação seria somente o rank 4 ou teriam outros?
Uma sugestão: Não seria melhor penalizar os “lambões”, caso comprove a “lambança”, limitando-os nas edições até provarem que aprenderam e que estão querendo ajudar. Voltariam a ter um mentor, que ficaria responsável em verificar se o camarada é um “lambão” ou se quer contribuir com a comunidade. Poderiam ser submetidos, também, a uma “provinha”, conforme o post https://es.waze.com/forum/viewtopic.php?f=331&t=29348.
Utilizando o seu exemplo, se partimos do princípio que um AM(3) é um “lambão” em potencial, isso não vai restringir o crescimento, em consequência, cometendo uma injustiça com aquele que, realmente, quer ajudar e não estragar o trabalho dos outros? Não seria viável aplicar essa regra a um AM(1), pois, a meu ver, um novo wazer pula muito rápido do nível 1 para o 3, em consequência muitos editores são inexperientes e estão no nível 3.
Considerando que, existem AM(3) que tem dezenas de milhares em edições, ou seja, muito experientes, ficariam impedidos de resolver problemas no mapa que estão carecas de saber resolver. Dependeriam de um AM(4) para corrigir algo que surgiu novo naquele trecho, como obras, ponte, viadutos, etc… Isso não seria regredir? E ainda, poderia sobrecarregar um AM(4), pois a tendência seria solicitar que eles corrijam ou tirem a trava de alguma área.
Sou um simples AM(3) , mas todos os “tops” como os champs, CMs, etc… um dia foram apenas um “simples”, esses, corrijam-me se estiver errado, não passaram por um crivo com essa regra, mas ralaram para chegar onde estão, não só editando mapas, mas administrando, participando de reuniões, etc…, provavelmente, perdendo horas de sono e lazer, e por isso, foram merecedores, pois se concentram no crescimento do Waze como uma comunidade colaborativa, pois quanto mais alto estão, mas responsabilidades possuem. E isso, é que todos querem almejar, ou seja, ser um “top” para contribuir cada vez mais, pois acreditam na comunidade.
Posso ter entendido errado sobre idéia da regra, caso sim, por favor esclareçam, mas entendi que isso pode ir de contra o que a comunidade acredita. Em alguns casos, acho necessário um lock, mas não deveria ser regra e sim exceção.
Se não me engano, tem um post sobre uma discussão sobre travar ou não travar.
Desculpe, não quero causar polêmica ou ser precipitado demais, mas sentimos muito a vontade em expor nossas opiniões aqui na comunidade, sobre qualquer assunto e em qualquer momento. Isso se deve ao que os champs nos proporcionou no fórum, ou seja, relacionamento estreito entre os mais experientes e os menos, sem egocentrismo.
O app vai continuar sendo colaborativo, realmente o objetivo é super nobre, impedir lambança.
O rank vai ser de 1 a 6. Só um exemplo:
Você rank3 passa por uma via diariamente, só alguém com rank3 ou superior vai ser capaz de edita-la.
Eu rank2 passo por uma via diariamente, só alguém com rank2 ou superior poderá editar as vias do meu percurso diário.
Alguém com rank6, o percurso diário desta pessoa só será capaz de ser editado por alguém com rank6 ou Deus. :lol:
Se tem alguém com um bom rank passando por uma via, a de ter erro e esta pessoa poder concertar é muito alta.
Os AM já fazemos isso, mas o que fazer com os editores casuais? não são AM e a maioria da lambança que encontro e é reportado no forum são deles.
UAheuaheuahea
É por isso que estamos realmente monitorando os AM, se fizer besteira perde o AM e volta para o rank original.
99% das lambanças que vejo não são com o sentido de destruir, parece mais com descuido e falta de informação, realmente a pessoa queria ajudar na melhor das intenções mas não domina a ferramenta.
Ficariam não, o exemplo que eu dei de minha área é bem pequeno, são poucas as pessoas com rank4 ou superior e os que conheço posso quase atestar se encontrarem problema, não vai dar nem tempo para o rank3 ver que já será corrigido.
O objetivo do app não é lhe fazer fugir do trânsito? como conseguimos? bons mapas. Ficaria chateado apenas por não conseguir editar algumas ruas mas sabendo que tem bons mapas?
Na verdade o Waze é um lazer para todos nós, nerd mas continuar sendo um lazer, é quase um hobby. :lol:
Faz assim, pega sua cidade e da uma geral. Depois de dar uma geral o resto é só administrar pouco coisa por semana. Eu mesmo agora ando editando outras cidades para ajudar os AM locais.
Sobre participar mais junto, não se preocupe que sempre estamos de olho em novas pessoas e trazendo para perto, só tem um lado negativo, sobra pouco tempo para o hobby que é editar. :mrgreen:
O caso não é trava/lock, é permissão de edição baseada em rank, a necessidade de lock vai cair um absurdo. Isso vai vir implementado no editor, brevemente. Juro que assim que for lançado para o editor da comunidade você não vai se arrepender, vai até gostar.
E tem que fazer isso mesmo, parabéns a você que tem voz ativa.
Tudo que a comunidade expoes nos foruns, filtramos e mandamos para os devs, já levamos a ideia toda pronto e formatada. Esta necessidade de edição baseada em rank veio do forum, muita gente reclamando de destruição.
Sou AM nível 3. Passo por uma rua todos os dias, ou com muita frequência. Vem um AM nível 5, e caga a edição do mapa nesta rua (Pode acontecer). Não vou poder alterar, mesmo passando pela rua todos os dias, certo?
Resumindo, sim. Como também por você passar todos os dias nas mesmas vias um rank2 ou inferior não poderá corrigir uma cagada de rank3.
Veja que o número de cagadas são menores quanto o rank da pessoa é maior. O algorítimo está sendo refinado, o que foi pedido é edição baseada em rank. Hoje temos uma misto de frequência de uso + rank.
Veja os 2 exemplos abaixo, no sistema atual tenho rank5 e para o novo sistema rank6. Veja o rank da via no canto inferior esquerdo.
Este primeiro uso para chegar ao trabalho diariamente, não tem grande movimento de outros wazers. Ignore a velocidade deste, tirei o lock e esqueci de atualizar o editor.
Este segundo uso para voltar para casa, tem um grande movimento de outros wazers.
Quando a via estiver com lock o rank para edição da via sobe para o rank da pessoa que fez o lock.
Entendi.
Acho legal a ideia.
Espero que não deixe de incentivar novos editores locais.
Eu, como quero colaborar, não me importo de mandar PM pra editores de maior nível para arrumar coisas que eu não consigo, mas talvez outros se incomodem.
Se for pra melhorar os mapas, estou dentro.
Abraços!
Agradeço os esclarecimentos, pois agora está bem mais claro, entendi quase todas respostas.
Já imaginava que tudo estava sendo pensando. Realmente, é preciso fazer algo com os problemas de destruição de rotas, sendo a maioria por falta de conhecimento mesmo. Mas com as respostas, duas pequenas dúvidas ainda persistem
Pegando um gancho na pergunta do Thiago_Felix:
Vi que já deu sua reposta sobre isso, mas queria entender melhor, se me permite.
Estudo de caso
Vamos supor que um AM(3), feliz da vida com a edição da sua “áreazinha”, toda ajustada, resolvendo os problemas, aprendendo e tal… daí num belo dia, vem um quase deus, passa pela uma das Avenidas, que o AM(3) edita, e de repente ele se vê impossibilitado de editá-la e, descobre que só alguém com nível 5 poderá editar. Daí o AM(3) vai dizer: - Putz, deu ruim, a casa caiu!
Perguntas:
Qual seria o critério para mudar o hank da via para um de maior, vai depender de uma certa quantidade de vezes que passar o camarada de hank maior pela via, ou seja, seria por quantidade ou teria outra coisa para avaliar isso?
Não entendi bem a parte de quem vai ser afetado com a regra, somente àqueles editores casuais, ou seja, se o camarada for um AM(3), mesmo alguém nível 5, passar por lá, não vai afetar em sua edição, mas vai afetar todos aqueles que estão abaixo do nível 5, que não são AM. Partindo do principio, que um AM(3) recebeu a área após ser sido aprovado por um CM e avaliado por um mentor a sua conduta, teoricamente, não faria “lambanças” Então, o AM(3) poderia continuar editando o segmento?
Prometo não perguntar mais, pois caso não entenda bem, vou aguardar as mudanças.
:lol: :lol: :lol:
Quase isso. Não precisa se apegar muito a isso pois tudo vai ser pela frequência de uso.
É isso que está sendo ajustado.
Antes AM poderia editar qualquer via, até as com lock de alguém com rank superior, isso foi cortado depois de muita reclamação.
Está sendo discutido a possível subida dos AM para rank4.
Já me arrependi de ter falado em permissão baseada em rank. :lol: :lol: :lol:
Eu tinha citado apenas como exemplo de mau uso da ferramenta, a pior parte é quando o mau uso é feito no editor, editores casuais.
Vocês não precisam se preocupar, as permissões de edição baseadas em rank estão em estágio beta e sendo ajustadas de acordo com os beta testers. Quando sair garanto que não vai gerar incomodo para ninguém, vamos ter menos destruição de mapas. É melhor esperarem o recurso ser publicado no editor, o pessoal do Waze terá um melhor e maior feedback para ajustar, claro, não vai dar para agradar a todos.
Outra coisa, o forum é para isso mesmo, perguntar.
Quem quiser participar dos betas pode se inscrever usando a página de suporte, http://www.waze.com/support/ coloca lá que gostaria de fazer parte do editor beta, em inglês por favor.
Eu acho que ainda não estou pronto para ser beta tester.
Estou aprendendo, e gosto de fazer as coisas bem feitas. Quando eu estiver mais preparado posso tentar me aprofundar mais.
Por enquanto, vou editando para dominar mais o editor.
Impor limitações é uma coisa muito complicada, pois muitos vão desistir de contribuir quando perceberem que não podem editar quase nada, e mesmo não podendo editar quase nada, vão ter que editar muito para poder chegar lá, é complicado, parecido com aquele acontecimento do desenho do android e apple no mapa Google, acabaram limitando todos por um acontecimento de uma pessoa que tinha bastante “nível” nos mapas Google, claro que aquilo foi bem grave, repercutiu muito, mas no waze vai acabar limitando junto o aplicativo e pode recorrer em perda de usuários.