Atenção: Roteamento aprimorado para locais em determinados tipos de segmentos

Contexto

Usando nossa lógica de roteamento atual, os motoristas podem não ser direcionados diretamente para destinos em determinados trechos (como rampas) se houver uma via mais “padrão” por perto (aproximadamente 20 metros). Isso foi projetado principalmente para a segurança, priorizando a segurança do motorista ao evitar paradas em áreas potencialmente perigosas.

Dito isso, reconhecemos que a experiência geral de roteamento poderia ser ainda melhor, e essa abordagem que prioriza a segurança tinha uma desvantagem. Nossa lógica atual pode, às vezes, levar a situações em que os motoristas perdem paradas legítimas, como uma estação de ônibus localizada em uma rampa, e ocasionalmente são direcionados para locais menos adequados ou incorretos.

O que está mudando?

Com a nova lógica, se um local tiver um ponto de entrada definido, o Waze agora direcionará para o trecho transitável mais próximo desse ponto de entrada escolhido. Isso significa que o Waze agora direcionará para destinos em trechos como rampas, túneis e outros tipos de acesso anteriormente menos preferidos quando um ponto de entrada for definido nesses locais. Estamos fazendo essa alteração porque confiamos que nossos editores tomarão as decisões corretas sobre pontos de parada seguros, permitindo-nos refletir o mapeamento do mundo real com mais precisão em nossa rota.

Esta melhoria de roteamento foi implantada recentemente em produção em todos os ambientes. Convidamos você a experimentá-la.

Estamos implementando a alteração para os seguintes tipos de segmento, onde anteriormente o roteamento não permitia como destino por padrão:

:white_check_mark: Use um Ponto de Entrada para Destinos nestes Segmentos:

Se um local estiver em um desses tipos de via, adicionar um ponto de entrada específico agora direcionará corretamente os motoristas para ele.

Expressa
Rampa
Túnel
Trilha 4x4 (dependendo das configurações)
Balsa (sem alterações)

:cross_mark: NÃO use pontos de entrada nestes segmentos não transitáveis:

Adicionar um ponto de entrada a esses segmentos causará problemas de roteirização, pois a lógica de roteirização tentará navegar para um local inacessível.

Fora da estrada / Sem manutenção
Passarela
Calçadão de pedestres
Escadaria
Ferrovia
Trilha para caminhada
E se não houver um ponto de entrada?

Se um local não tiver um ponto de entrada definido, a lógica permanece a mesma: o Waze direcionará para o ponto mais próximo no segmento transitável mais próximo.

O que pedimos à liderança da comunidade:

Compartilhe estas breves diretrizes com seus editores locais e enfatize que:

Pedimos gentilmente à comunidade que defina explicitamente um ponto de entrada para o local no segmento para o qual desejam que o motorista seja direcionado, ou muito próximo a ele, caso desejem alterar o comportamento padrão.

Incentivamos os editores a usarem o bom senso ao adicionar pontos de entrada.

Evite qualquer “truque de mapa” que vise influenciar o comportamento de roteirização.

Trechos não transitáveis ainda devem ser evitados.

Não há alterações necessárias no WME, mas esta atualização melhora a precisão geral da rota para os locais. Seus esforços contínuos em mapear e fornecer feedback são o que tornam essas melhorias possíveis, e estamos entusiasmados com o impacto positivo que essa mudança terá na experiência de dirigir no Waze.

Obrigado,
Olesya em nome da Equipe

17 Likes

Alguns pontos estão sendo questionados, assim que tiver esclarecimentos, altero o post.

5 Likes

Acho que uma questão importante diz respeito a níveis de terreno. Por exemplo, pode acontecer de haver ponto de chegada próximo a um túnel que na verdade se refere a uma estrada que passa no nível do solo. Não estou me referindo a uma situação real, mas a uma hipótese possível.

1 Like

No caso de vias de pedestre, tipo calçadão, em que os endereços estão nele, como o exemplo da imagem, em que o Supermercado tem a entrada pelo calçadão, onde devemos colocar o ponto de entrada?

1 Like

Idomar, pelo que entendi, o ponto de entrada não deve ser colocado no calçadão:

NÃO use pontos de entrada nestes segmentos não transitáveis:

Adicionar um ponto de entrada a esses segmentos causará problemas de roteirização, pois a lógica de roteirização tentará navegar para um local inacessível.

Fora da estrada / Sem manutenção
Passarela
Calçadão de pedestres
Escadaria
Ferrovia
Trilha para caminhada

Nesse caso, o ideal é colocar o ponto de entrada numa via transitável (onde normalmente os motoristas parem para ir para o Supermercado).

No seu exemplo, o endereço do Place continua sendo a R. Cel. Cláudio e quando o usuário fizer uma busca por ele, o Waze irá direcioná-lo para o ponto de entrada definido no WME.

O endereço do place e o ponto de entrada são duas coisas distintas. O endereço do place é utilizado na busca e o ponto de entrada é utilizado para definir o ponto final da rota quando o usuário vai para o place em questão.

4 Likes

Se existe uma estrada que passa no nível do solo, coloca o ponto de destino nela.

3 Likes

Concordo. A questão é que, como antigamente não aceitava ponto de chegada em túnel, pode ser que alguns pontos atualmente estejam em locais inapropriados, de modo que pode ser necessário algum ajuste.
Porém, deve ser algo muito raro! Por isso tou falando que é só em teoria.

1 Like

Essa lógica serve para places do tipo ponto? Temos que colocar ponto de entrada neles também?

1 Like

Teve um caso me parece de uma cachoeira, no qual o acesso até ela era uma trilha de pedestre, e o início dessa trilha estava acima da distância máxima permitida de um ponto de entrada de Place. Daí fiz as trilhas e direcionei o ponto para o final dessa trilha, e até então tinha dado certo. Nesse caso haverá algum erro a partir dessa mudança? Observação: O início da trilha se dá no ponto de entrada oficial para acesso à cachoeira (Rua), mas esse local está acima da distância máxima permitida do ponto de navegação. Em linha reta existe via mais próxima que esse ponto de acesso, mas não é acesso.

O WME já cria o ponto de entrada “oculto” e o script WME Place Interface Enhancements mostra onde fica passando o cursor do mouse em cima.

A rota vai exatamente nesse ponto.

Isso é bom porque evita criar pontos desnecessários e dá pra saber porque a rota chega no ponto errado.

Melhor seria se o Waze suportasse vários pontos de entrada. Acho que alguém do Waze falou no Mega que seria implementado em breve.

1 Like

Aproveitando o que o @IdomarCerutti e o @CvTomaz citaram: historicamente havia uma diferença entre “Trilha para pedestre” e “Calçadão/Viela/Passarela”. Se o destino estivesse sobre uma Trilha para pedestre, o Waze usava esse segmento apenas para levar o motorista até o ponto em que a trilha encontra um segmento dirigível. Com Calçadão/Viela/Passarela isso não acontecia (não sei sobre Escadaria).

Vale checar:

  • Esse comportamento ainda existe? (ano passado confirmei um caso em que sim.)
  • Podemos aproveitar essa lógica? Ex.: o caso da cachoeira citado pelo @CvTomaz; uma galeria com entradas distantes, levando o motorista ao melhor ponto, já que múltiplas entradas de local não funcionam direito há anos.
2 Likes