Pessoal, tenho pegado muitos casos de roteamento por vias de estacionamento - dentro de postos de combustíveis - além de alguns desvios desnecessários. Antes de ter certeza que trata-se de um problema generalizado ou um fato isolado, seria interessante coletar várias ocorrências da mesma categoria.
Com relação ao primeiro link citado pelo dantondorati, eu tinha feito a seguinte avaliação e comentei com ele:
“Estive vendo esta UR mais cedo e fiz umas simulações com o Route Speeds no horário de abertura da UR.
Observei que, pelo trânsito extremamente intenso neste segmento o Waze tem indicado aos usuários a acessar o desvio pela rua Tompson Flores.
Fiz a simulação direto pela Contorno e pelo desvio. A diferença foi de 1 segundo a menos pelo desvio.
Acho que por isso o App tem indicado esta rota maluca…”
Neste caso é só uma suposição.
Este tipo de desvio tb tem ocorrido nestes segmentos da Av. Nossa Senhora do Carmo em BH, conforme URs passadas.
Acho que devemos tomar cuidado de não misturar dois tipos de comportamento diferentes. Este caso de São paulo, sim, é relativo aos roteamentos por estacionamento: repete-se a característica de que a conversão à direita no segmento é proibida, vindo em uma via de mão única, e o servidor de rotas encontra uma “solução” de passar pela via de estacionamento.
O caso de detour na Av. do Contorno ainda acho que é apenas o Waze fazendo bem o seu trabalho de cálculo de tempos, em local que uma Caixa de Junção pode eliminar a contaminação do tempo menor de quem segue pela Tompson Flores contra quem teria de pegar mais um segmento à esquerda para voltar pra Contorno. Na minha opinião o tempo de quem segue reto na Thompson Flores é bem menor do que quem vai trafegar nesta via para virar à esquerda logo em frente pra voltar de onde veio. Serão comportamentos diferentes do motorista e a JB mostraria bem isto.
Sim, são casos distintos, por isso coloquei o nome do tópico para citarem exemplos de “detours/desvios” e roteamento por “não trafegáveis”. Embora segmento do tipo estacionamento seja roteável, este deveria ser apenas utilizado quando o destino for o segmento em questão.
A questão do desvio já foi amplamente debatido e testado - principalmente em rodovia -, por conta disto foi criado um sistema de prevenção de detours que já está em funcionamento. O que precisamos entender é quando e como ocorrem essas situações, por isso solicitei que ambos os casos fossem postados aqui.
Passo constantemente por esse local e a turma entra mesmo no posto de gasolina pra não ficar parado no farol, aqui não seria a famosa lei de Gerson, que quando os usuários fazem “roubadinhas” com o app ligado, fica registrado o percurso proibido como sendo possível. :roll:
Dúvida de não especialista em Rotas, me lembro que a um tempo atrás já foi muito debatido esse assunto, e com muitas atualizações do WME e do APP, não poderia estar ocorrendo o que já aconteceu no passado.
De isso estar ocorrendo em alguns pontos por conta do próprio sistema de roteamento do Waze. Pois em ruas de mão dupla, nos países de direção à esquerda, virar à esquerda tem uma penalidade maior que virar à direita. Dependendo do trânsito e das condições pode ser que “compense” dar a volta, em especial em vias pouco movimentadas.
Alguns editores no Centercode estão acreditando que possa ter alguma relação com a opção de rota mais curta. Bora perguntar nas URs se o repórter usa esta opção?