Pistas e faixas exclusivas [MG]

Olá, editores!

Em função do aprimoramento da ferramenta de restrição por horário (TBR), resolvi criar este tópico para melhorar a implementação dos pontos restritos, visto que podemos utilizar uma série de variáveis agora.

Para iniciar o projeto, gostaria de reunir os editores que estariam dispostos a ajudar com as pistas exclusivas de MOVE e faixas exclusivas de ônibus.

Aos que não estão lembrados, fica aqui uma breve explicação dos conceitos que diferenciam “pista” e “faixa”:

[hide]

[/hide]

Os passos a seguir que recomendo são basicamente chuva no molhado, mas ajuda a organizar na hora de planejar o trabalho:

  • Levantamento de informações sobre cada restrição das pistas/faixas, no que diz respeito a:

a) Sentido da restrição;
b) Horários e dias da restrição;
c) Faixas envolvidas (esquerda/meio/direita/tudo);
d) Veículos envolvidos;
e) Vias e suas extensões envolvidas;
f) Descrição.

Nessa etapa ficamos por levantar dados em sites oficiais e buscando informações nos órgãos públicos. Com tudo pronto, já temos material para pôr a mão na massa.

No caso das pistas exclusivas:

[hide]- Implementação: temos que pensar essa etapa com muito carinho. Caso tenham dúvidas, podemos discutir cada caso, mas precisamos fazer tudo de modo bem planejado. Vou citar um exemplo aqui sobre a pista exclusiva de MOVE/táxi com passageiro em BH, na extensão paralela à Av. Antônio Carlos, do centro até o shopping estação (Vilarinho), em que aplicamos 2 restrições:

b.1) 24h/7d;
c.1) Faixas envolvidas: todas;
d.1) Veículo: ônibus;
e.1) Toda a pista do MOVE, desde o centro até dentro do shopping estação;
f.1) Descrição: Pista exclusiva de MOVE.

b.2) 24h/7d
c.2) Faixas envolvidas: direita
d.2) Veículo: táxi com 2+ ocupantes
e.2) Toda pista do MOVE, exceto viadutos do Complexo da Lagoinha e vias no interior do shopping estação
f.2) Descrição: Faixa permitida para táxi (com passageiro).

Se realizarmos um ajuste fino, as entradas e saídas que possuem só uma faixa não precisam de duas restrições diferentes. Basta colocar uma restrição para todo o segmento com as seguintes características:

b.3) 24h/7d
c.3) Faixas envolvidas: todas;
d.3) Veículos: Ônibus / Táxi (+2)
e.3) Entradas/Saídas com 1 faixa
f.3) Descrição: Pista exclusiva de MOVE e táxi (com passageiro).

Lembrem-se sempre de conferir se a restrição foi aplicada no sentido A>B/B>A/ambos corretamente! Senão a restrição não fará efeito. Além disso, marcar a checkbox "Próx. pista de carona solidária/ônibus.[/hide]

No caso das faixas exclusivas, é basicamente mesma coisa. No entanto, é necessário MUITA atenção para não restringir TODO o segmento, caso contrário, um “ops” poderá gerar uma tonelada de URs. Além disso, no caso apenas de faixa exclusiva, não marcar a checkbox por enquanto, até esclarecermos se a tradução está ok.

Até agora, levantei as seguintes informações sobre segmentos com restrições em Belo Horizonte:

Pistas exclusivas de MOVE:

Detalhes: permitida circulação de táxi com passageiro pela faixa da direita.
Av. Antônio Carlos/Pedro I: Revisão concluída
Av. Cristiano Machado: Em andamento

Faixas exclusivas de ônibus:

Detalhe: faixa da direita restrita a ônibus/MOVE, exceto aos sábados (após 14h) e domingos/feriados (dia inteiro), quando o trânsito é liberado para qualquer veículo.

Av. Pedro II: Revisão concluída
Av. Pres. Carlos Luz: Revisão concluída
Av. Cristiano Machado: Revisão concluída
Av. Augusto de Lima: Revisão concluída
R. Goiás: Revisão concluída
Av. João Pinheiro: Revisão concluída
R. Pe. Belchior: Revisão concluída
Av. Alfredo Balena: Revisão concluída
Av. Nossa Sra. do Carmo: Revisão concluída

Quem conhecer sistema parecido em qualquer outra cidade mineira, por favor, lance aqui para analisarmos e ajudarmos na implementação.

Super didático e esclarecedor @arthurfsv. Estarei tentando contribuir pesquisando o tema em outras cidades mineiras.
Parabéns!!!

Editar para ajudar!!

#PartiuPraIgnorancia
#BHEditoresTaBruto
#SoFaltaOStaff

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
#MapRaidBH

[ :mrgreen: ]´s

Fala Arthur!

Fiz essa pergunta no fórum, mas a turma dispersou para outros pontos. Sabe o que é isso?

Arthur,

Segue abaixo a resposta da BHTrans sobre a faixa exclusiva na Av. Risoleta Neves:

[color=#0000FF][i]Manifestacao TAG 53153 - BHTRANS

Prezado (a) Senhor (a)

Sua solicitacao foi encaminhada para Gerencia de Acao Regional Venda Nova-Norte que apresentou a seguinte resposta:

“Informamos que, conforme PORTARIA BHTRANS DPR No 059/17, DE 22 DE JUNHO DE 2017 e PORTARIA BHTRANS DPR No 086/2017, DE 05 DE OUTUBRO DE 2017, nao estao autorizados a circulacao de outros tipos de veiculo na faixa exclusiva de onibus nos finais de semana e feriados, na Av. Risoleta Neves, no trecho compreendido entre a Praca dos Trabalhadores e a placa de sinalizacao indicativa “FAIXA EXCLUSIVA PARA ONIBUS A 100 M”.”

Atenciosamente,

Gerencia de Atendimento ao Usuario
GEATU-BHTRANS[/i][/color]

A única coisa diferente é que eu tinha perguntado sobre “Praça dos Bombeiros” (Pç. Corpo de Bombeiros Militar) e não Praça dos Trabalhadores. Acho que é a mesma…

Pode incluir a restrição no trecho que eu te mandei por PM.

Bom, não vi explicação sobre isso em nenhum lugar, nem mesmo no tópico de lançamento da funcionalidade. Vou procurar saber mais e respondo.

Fala Arthur.

Bem que vc falou que ia ter! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Faça as honras na estreia das URs na Av. Nossa Senhora do Carmo.
https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env=row&lon=-43.93344&lat=-19.94133&zoom=5&mapUpdateRequest=11375476
https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env=row&lon=-43.93301&lat=-19.94022&zoom=5&mapUpdateRequest=11376482

Se quiser, tenho a resposta padrão que um editor precavido já bolou… :lol: :lol: :lol: :lol:

Caro wazer,
o uso da faixa de ônibus nesta avenida está permitido desde junho de 2017, em conformidade com as portarias BHTrans DPR nº 59/2017 e 86/2017, disponíveis para consulta no Diário Oficial do Município.
No caso, você está amparado legalmente para não ser multado, desde que utilize a faixa exclusiva de ônibus aos sábados após às 14h, ou aos domingos e feriados em qualquer horário.
A rota sugerida está restrita de modo a ser disponibilizada apenas no intervalo mencionado, portanto não há erro nos mapas, exceto se houver alteração superveniente que não tenha sido repassada a nós.

Se é assim, vamos inaugurar!

Arthur,

Acompanhei uma de suas respostas e fiquei em dúvida da resposta que tenho como padrão para o local.

Sua resposta:
Como existem duas pistas muito próximas (lateral e central), o Waze interpreta que você seguiu o comando que ele sugeriu. Isso acontece por causa de uma margem de erro que o app considera para evitar perdas acidentais de trajetos. Como as duas pistas (lateral e central) estão muito próximas, o Waze pensou que você havia seguido o comando dele, entendeu?

Minha resposta:
Neste caso não existe erro no mapa.
Como a pista central e a pista da direita da Av. Nossa Sra. do Carmo são muito próximas, o GPS do seu aparelho não consegue identificar sua real posição.
Se, por exemplo, você tiver planejado uma rota no Waze que passe pela pista central, mas você acesse, equivocadamente, a pista da direita durante o trajeto, o GPS do seu aparelho não identifica esta mudança de pista. Assim, o Waze automaticamente entende que você continua na pista cuja rota havia sido programada inicialmente, neste caso a pista central.
É importante que você siga a instrução inicial do Waze para acessar a pista correta (central ou direita) para que não haja falhas na rota.

Na verdade é uma margem de erro e não falta de acurácia do GPS?

Rod, não é falta de precisão do GPS não. Existe, na verdade, uma margem de segurança do Waze para que o app não fique te trocando de pista o tempo todo por alguma falha de sinal. Puxando da memória, o Waze é programado para te manter em um segmento, mesmo que você se afaste dele, em duas condições diferentes, dependendo da distância afastada. São elas:

1- Se a rota estiver traçada, você precisa se afastar 50m do caminho para que o Waze aceite que você saiu do caminho sugerido;

2- Se estiver no percurso livre (sem rota traçada), você precisa se afastar 20m do segmento atual.

Como o usuário estava com uma rota traçada, ele precisaria de uma distância mínima de 50m entre as pistas central e lateral para que o Waze “aceitasse” que ele está num trajeto diferente.

A minha explicação pro usuário foi em razão do seguinte: imagine que você esteja na pista lateral da avenida e queira fazer uma ultrapassagem pela faixa da esquerda. Se considerarmos a margem de erro do GPS, ele poderia entender que você mudou para a pista central. Ao terminar a ultrapassagem, ele poderia entender que você retornou para a pista lateral. Seria um zigue-zague violento no Waze e passaria a sensação de imprecisão. Para que isso não aconteça, ficou definido que essa margem de distância seria necessária.

O GPS desse usuário parece ser até bem preciso (vide traços de GPS), mas enquanto ele não atingisse os 50m de distância, a rota continuaria a mesma.

Solicitada na ouvidoria da BHTrans atualização das placas para constar os horários de tráfego misto. Espero que a sinalização seja atualizada para acabar com as URs na Nossa Senhora do Carmo :smiley:

Aqui está algumas respostas das perguntas que te fiz. Infelizmente não estava acessando ao fórum. Mas acho que poderia melhorar mais um pouquinho. Posso estar enganado, afinal, não edito faz tempo. Valeu.