Fiz uma viagem pro interior da Bahia nesse feriadão e queria relatar alguns problemas que tive.
O primeiro que já é conhecido de alguns. Antes de sair de casa esqueci de fazer a rota da viagem e a percorrer todinha visualizando cada ponto. Resultado, em vários trechos fiquei sem sinal e sem mapa algum. Algumas vezes o Waze até fechou sozinho.
Segundo. Passei por vários pontos em que o mapa estava errado, mas fui tentando memorizar cada um deles para poder concertar aqui pelo editor, mas como fiquei sem sinal nesses trechos o Waze não enviou para informação dizendo que passei por aqueles pontos, então não tenho como concertar.
Terceiro. Passei por trechos que fiquei um bom tempo sem internet, então fica aquela barrinha no topo da tela falando que esta sem conexão. Entro em uma area que tem conexão e o waze permaneceu sem, o aplicativo ficou aberto por horas e nada de aparecer conectividade, tive que fechar e abrir pra ele voltar a conectar.
Quarto. Passei por ruas inexistentes, ativei o pavimentar e nada de aparecer o tratorzinho na tela. Depois quando olhei pelo computador a vias foram criadas mas nunca que o trator aparecia na tela do aplicativo.
Eu tenho feito SP/RJ/SP nas ultimas semanas e com freqüência tenho notado alguns dos problemas que vc relatou acima.
Com relação a falta de conexão/sinal, já vi varias vezes o celular recuperar o sinal e o waze ficar sem conexão, porém já fiz o teste e vi que outros apps também estão sem internet, portanto acredito que seja problema da TIM.
O que tenho feito nestes casos é chegar em casa e com conexão wifi, enviar o log de erros no menu AJUDA.
Semana passada meu retorno do RJ / SP apareceu nas rotas do WME no mesmo dia, após este procedimento, uma rota de mais de 450km.
Concordo com o Vlad de que o ponto fraco no que você descreve está no serviço das operadoras quando você está em rodovias. Envie os logs da sua navegação offline
Na Bahia temos o administrador do Waze Brasil chamado antigerme que tem acesso irrestrito a qualquer rodovia do país. Ele ja tem corrigido as rodovias do seu estado. Se houver algum trecho para edição/correção que você não esteja conseguindo corrigir e se recorde dele, peça ajuda aqui no forum.
Infelizmente esta condição precária de navegaçao/validaçao/correçao de rodovias que você descreve é a realidade dos serviços de telefonia do nosso país na atualidade.
E o problema não é somente da TIM, não. É generalizado! Mas particularmente já peguei caso de ter que fechar o Waze e abrir novamente para poder reconectar… só qu enão viajo tão frequentemente assim para poder dizer se este problema que tive persiste ou se foi algo esporádico.
brunomtuy, vc descreveu exatamente os mesmo problemas que acontecem comigo quando faço este tipo de viagem. Ficamos sem saber se é problema com a operadora ou com o waze. E o mapa no interior segue com erros. :?
Já fiz isso de enviar logs, mas não adiantou.
E acho que o fato de não reconectar mesmo depois de já ter sinal é problema do waze (tipo, passa tanto tempo sem conexão que “desiste” de verificar).
O problema não é de conexão com a operadora pois quando isso ocorre abro o navegador e a navegação funciona.
Ontem mesmo aconteceu da seguinte maneira. Vim por uma estrada sem sinal, entrei em uma cidade e o tablet ficou com sinal e navegação em outras aplicações, entrei em um restaurante e fiquei por quase uma hora e o tablet no carro, quando voltei o Waze permanecia sem sinal, fechei a aplicação e abri novamente e voltou com internet =/
Esse problema não é de agora
A parte de viagens o Waze parece que realmente não foi feito para pedir navegação do “Oiapoque ao Chuí”. A pouco tempo que foi liberado rotas maiores que 200 milhas. A ideia do Waze sempre foi para fugir do trânsito nas cidades. http://world.waze.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=17392
O outro problema e que já é fato reconhecido pelos dev é o armazenamento da rota no smartphone para enviar quando tiver rede.
Sobre a qualidade dos servições das operadoras acho que já é fato sabido. Diversas vezes tenho que ligar/desligar modo avião para poder obter alguma gota de dados quando estou na estrada.
Só como dica, não confie 100% na tecnologia que você não domina/entende. No caso do Waze para viagens, sempre tenham outro GPS e de preferência com mapas offline.
E nosso mapa está todo bagunçado para rodovias, o que dificulta ainda mais o roteamento.
Estamos amadurecendo a ideia quanto ao Country Managers do Brasil fazerem um multirao para melhorar o quanto for possivel nossas rodovias. Rodovias sao regioes criticas para ediçao e os CM sao as pessoas mais indicadas para fazerem estas ediçoes.
Quem tiver percorrido uma rodovia e tiver dado para editar está convidada a participar do multirao e/ou avaliar no WME como estao ficando os mapas… ou identificando erros pelo livemap/WME…
Eu considero uma fraqueza do Waze o fato do report exigir conexão. Onde não há sinal não é possível marcar um radar ou um erro no mapa para correção posterior.
Imagino que não haverá mudança tão cedo pois deve ser uma mudança substancial do desenvolvimento. O report que atualmente um post em tempo real precisaria ser implementado em uma fila.
O jeito é adaptarmo-nos.
Quanto aos travamentos de rede eu tenho até um problema mais sério. Frequentemente desligo minha rede para economizar bateria e dados. Algumas vezes ela só retorna após um reset.
Também já tive esses apagões exclusivos do Waze que só resolvem reexecutando-o. Eu acho que há uma chance da culpa ser do Android que talvez não notifique o Waze que a rede voltou.
Sei que o Waze não foi feito para navegações do “Oiapoque ao Chuí”. Mas para ele ser só depende de nós que editamos os mapas. Só que para isso acontecer ele primeiro tem que registrar que fomos do “Oiapoque ao Chuí”.
rs. Tem sentido! Mas acho que o que o André queria dizer é que o Waze foi concebido para fugir do tráfego dentro das cidades, não para atravessar o país. Mas concordo que seja uma evolução natural e que eu já o uso para ir a outras cidades bem distantes.
O importante é sabermos que a equipe do waze está preocupada em manter o app evoluindo. Sabendo disso, é importante nós usuários fazermos serem conhecidas nossas demandas.
Em função disso, pra quem ainda não conhece, neste link do uservoice temos uma boa ferramenta de feedback, onde postamos e votamos em sugestões para o waze.
Lá vcs verão que o problema de falta de rede é uma demanda conhecida pela equipe: “Support map preloading for offline use” e “Save and later upload client data for areas with limited cell and/or Wi-Fi only users.” estão entre as sugestões mais votadas. Sugiro que votem também, especialmente na segunda, que trata dos problemas que estamos enfrentando.
Interessantíssimos. E legal que parecem brasileiros. A primeira dessas é fantástica! Usar o acelerômetro para classificar a qualidade da via. Acho dificílimo de ser implementado: 1°, exigiria reprogramação mais profunda de toda a base de dados com o acréscimo e tratamento de mais um tipo de informação dinâmica, 2°, imagino que no exterior só exista um tipo de via, a que funciona, o conhecido “tapetão”
Pelo que notei, quando você traça uma rota maior que 20 mi não se acumula pontos. O Waze já rompeu a fronteira de ser apenas um rádio de engarrafamentos, talvez valha uma ponderação de pontuação para trajetos curtos e para trajetos longos.