Projeto Travessia Urbana de Juazeiro-BA

A Travessia Urbana de Juazeiro, na Bahia, é um projeto de melhoria da infraestrutura viária da região. As obras estão em andamento e incluem a construção de viadutos e a duplicação da BR-235.

Os principais avanços da Travessia Urbana de Juazeiro são:

  • Construção do viaduto perto da Lagoa de Calu, que está na fase final
  • Construção de dois viadutos perto do Riacho do Macarrão e do Supermercado Assaí
  • Conclusão da contenção do aterro para a duplicação da BR-235 entre a rotatória do Assaí e a antiga rotatória da Lagoa de Calu
  • Alargamento da via entre o Assaí e o Mercado do Produtor
  • Construção de calçadas e outras melhorias no trecho entre o Assaí e o Mercado do Produtor

O objetivo das melhorias é melhorar a fluidez do tráfego e a qualidade de vida da comunidade local.

A Partir de Janeiro, só será permitido o trafego de caminhões na ponte que liga Juazeiro / Petrolina no periodo noturno.

Vamos usar esse tópico para atualizações.

2 Likes

1 Like

1 Like

1 Like

1 Like

Ainda bem que você é da área e pode ficar de olho aí no processo.

Sim!

1 Like
2 Likes

DNIT detalha cronograma das obras da Travessia Urbana de Juazeiro

17 de janeiro de 2025

(Foto: Italo Duarte)

Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (16) em Juazeiro (BA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou atualizações sobre o cronograma das obras da Travessia Urbana, que inclui também a ponte Presidente Dutra.

Embora os trabalhos na ponte já tenham começado, as obras nas alçadas ainda aguardam instruções diretas. Segundo o superintendente do DNIT na Bahia, Roberto Alcantara, a limpeza e outras atividades preparatórias estão em andamento.

As intervenções nas alçadas vão começar no dia 22 de janeiro, com a subida da descida para quem trafega de Petrolina (PE) para Juazeiro (BA) sendo a primeira etapa.

O alargamento das alças tem como objetivo facilitar o trânsito de carretas pela ponte. A conclusão dessa etapa está prevista para o final de fevereiro ou início de março, sem interrupção do tráfego na ponte durante este período.

A obra completa da Travessia Urbana, orçada em R$ 185,9 milhões, inclui também a demolição do “Banca da Ponte”, programada para março, e a interligação dos viadutos, que será liberada em junho de 2025. O viaduto da Cabeceira da Ponte Presidente Dutra deve ser finalizado em abril de 2026.

Além do alargamento das alçadas, o DNIT estuda a possibilidade de incluir ciclovias, já que o projeto original não contempla espaço para ciclistas.

A conclusão de toda a travessia urbana está prevista para julho de 2026, e os trabalhos ainda incluem instruções de esgotamento sanitário e outros ajustes para viabilizar os serviços.

As obras prometem modernizar a infraestrutura de Juazeiro, mas exigem atenção aos desafios e possíveis impactos durante a execução.

Fonte:
https://waldineypassos.com.br/dnit-detalha-cronograma-das-obras-da-travessia-urbana-de-juazeiro/

2 Likes

3 Likes

Trânsito flui bem nos primeiros dias de interdição parcial da Ponte Presidente Dutra.

O primeiro e segundo dias de interdição parcial da Ponte Presidente Dutra, no trecho da rampa da descida da ponte, para quem vem de Petrolina, foram considerados sem grandes intercorrências pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT).

As simulações, feitas temporariamente, começaram na quarta-feira (22) e vão até a sexta-feira (24), no horário das 7h às 9h. O objetivo é verificar os efeitos da interdição e minimizar os transtornos para motoristas e pedestres por conta das obras do projeto de Travessia Urbana. Durante essas interdições parciais, os condutores que vêm no sentido Petrolina/Bairro Santo Antônio (em Juazeiro) devem utilizar as rampas de acesso ao supermercado G Barbosa e à AABB.

Nesta fase de análise e nos horários da simulação, o semáforo da avenida Raul Alves, próximo à Casa do Artesão, no bairro Santo Antônio, será desligado; o que fica perto da loja Americanas não sofrerá alteração, mas o semáforo que fica próximo ao supermercado G Barbosa estará intermitente, ou seja, luz amarela piscando o tempo todo.

Esses estudos continuarão até o próximo sábado (25), quando a rampa será totalmente interditada para sua ampliação, com previsão de ser liberada em 30 dias.

Durante este período, os agentes de trânsito e fiscais de transporte estão orientando os condutores de veículos, motocicleta e pedestres.

2 Likes

Interditado as duas alças da ponte,
Prazo para conclusão: 25/02/25

2 Likes

Congestionamento na Ponte Juazeiro/Petrlina devido a interdição para obras da travessia Urbana.

2 Likes
1 Like

Olá, mais uma atualização!

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que, a partir da tarde desta segunda-feira (03/02), um trecho da Avenida Machado de Assis, via marginal oposta aos estabelecimentos Juagro e Abaré Radiadores, no bairro Alto do Cruzeiro, será interditado por um período de 30 dias. No local, será construído um bueiro como parte das obras da Travessia Urbana de Juazeiro.

O DNIT reforça que haverá sinalização na área para orientar condutores e pedestres sobre os desvios e pede atenção redobrada ao trafegar pela região.

Segue a interdição realizada:

PL: https://waze.com/pt-BR/editor?env=row&lat=-9.43370&lon=-40.49630&marker=true&zoomLevel=18&segments=379419925,379419924

2 Likes

Retirado interdição da alça de descida da ponte.
O Dnit observou as filas kilometricas que estavam se formando E resolveram retirar a interdição. Estavam gastando quase 30 minutos para atravessar a ponte.

1 Like

Muito legal.

2 Likes

E eles não sabiam disso? :joy: :joy: :joy:

2 Likes

Gestor do DNIT-BA prevê entrega de 4 viadutos da Travessia Urbana em 90 dias

pesar das reclamações dos juazeirenses, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia, Roberto Alcântara, assegurou que o ritmo de obras da Travessia Urbana prossegue rigorosamente dentro do cronograma previsto. Alcântara informou que, no momento, cinco frentes de funcionários atuam simultaneamente nos serviços.

A previsão, segundo o gestor do DNIT-BA, é de que nos próximos 90 dias sejam entregues quatro viadutos. “Isso, inclusive, com condição de trafegabilidade”, frisou. Os equipamentos a serem finalizados são o viaduto 2 (no Assaí), o 3 (na Lagoa do Calu) o 4 e o 5.

inda conforme Alcântara, até o São João a expectativa é de liberar todo esse trecho para o tráfego de veículos. “É importante frisar que algumas obras, também no viaduto 1, que seria a última intervenção nossa, já estão em andamento, mas sem trazer maiores percalços para a população. Algumas estacas já estão sendo perfuradas, sem a necessidade de modificação no tráfego”, pontuou.

O gestor acrescentou também que os estudos de tráfego já foram finalizados para a demolição do arco da ponte, o que deve ser apresentado na primeira semana de abril à população. “Estamos atentos ao andamento das obras da Travessia Urbana de Juazeiro, anotando as medidas necessárias para que a gente mitigue, da melhor maneira possível, os efeitos negativos dessa obra”, concluiu.

Fonte: https://anoticiadovale.com/

1 Like

Contrução da alça da Ponte Juazeiro-Petrolina Ao vivo!

banner_Olho_Transito-1
Clique Aqui e veja ao vivo

2 Likes