Roteamento - Sao Jose dos Campos para SP

Bom dia,

Pessoal, a uns 3 dias estou tentando resolver o seguinte problema.
As duas rotas mais rapidas de SJC para SP é utilizando a Dutra ou a Ayrton Senna. Ao simular pelo Live Map, o caminho da Dutra aparece, mas como opção o waze da um caminho totalmente maluco.

Para testar coloquei no Live Map Santa Branca para São Paulo, dai ele mostra a Ayrton Senna e como opção o mesmo caminho maluco de SJC para SP… :?: :?:

Sera que alguem pode dar uma ajuda? Ja conferi a Ayrton Senna e não achei nada errado… Como ele faz a rota de Sta Branca por ela, isso realmente mostra que ela esta OK, porém porque o Waze nao usa quando saimos de SJC?? :?

Thanksss!! :slight_smile:

Acredito que seja um problema generalizado. Comentei nesse post: http://world.waze.com/forum/viewtopic.php?f=299&t=52956&p=555913#p555913

Realmente pode ser, mas infelizmente isso so queima o filme do Waze, porque tem muita gente que se ve isso acoantecendo, ja nao usa mais o aplicativo. E isso realmente é grave… imagina se nao conhecemos a regiao!!! Acabamos fazendo um caminho completamente maluco!!! :?

Abraço

Permalinks pessoal, permalinks.
:slight_smile:

Nos ajudem para ajudarmos.

Opa

Importante, também, informar dados como ponto de origem e final da rota, pois de acordo com a distância, o mecanismo de rota prioriza certas vias. Com isto poderemos verificar a malha PS, entre as rodovias, se está sendo eficaz, entre outras coisas.

Abraço.

Acho que é isso que ele quer dizer:

E acho que entendi qual é o objetivo da segunda sugestão de rota: evitar o máximo de pedágios, por isso essas maluquices.

Mas pra mim parece novidade isso. Pelo que eu me lembre, antes as rotas respeitavam as preferências de “caminho mais rápido” e “caminho mais curto” do usuário, mostrando as 3 mais rápidas ou 3 mais curtas. E, como percebemos pelos posts, não é claro para o usuário que é isso que o waze está tentando fazer na segunda opção de rota.

Opa

Realmente, não há problemas com a rota pela Ayrton Senna de SJC a SP.
O sistema oferece 3 rotas (vide imagem), sendo que pela a Ayrton Senna é a terceira opção. No app, realmente, só mostra a primeira e segunda opção.
Poderia ser prioridade na escolha das vias de acordo com a distância da rota, porém, neste caso, o waze só deixa de priorizar a rota pela SP-065/056, como segunda opção, após Jacareí.
Em qualquer outro ponto que se parta de SJC, a Ayrton Senna seria a segunda melhor opção e envolve só rodovias, mas o sistema não está considerando, mesmo “sabendo” que a rota pela Ayrton, mostra um tempo e distância melhor que pela a rota SP-065/056 , no entanto, o sistema deixa como terceira opção sempre (vide imagem).
Pode ser alguma penalidade alta em algum ponto, que está inviabilizando a Ayrton Senna pelo waze ou especulando, restruturação do sistema. :slight_smile:

rotaSJC_SP.jpg

E não podemos esquecer que as rotas são baseadas no estado atual do trânsito, a cada minuto pode receber opções de rotas diferentes.

Isto mesmo. :slight_smile:
Embora o sistema informar uma distância e tempo menor que a segunda opção, ainda assim mantém na terceira opção.

Otimas informações, obrigado!!

Porém uma duvida… Como conseguir ver essa terceira opcao? É o livemap normal?

E por falar em Livemap, sempre tenho problemas com ele… Um dia nao acha rota, no outro acha… Agora mesmo por exemplo, tentei colocar de SJCampos para SP e ele falou que nao conseguiu encontrar rota… :?

Abraço

Eita. Alguém tinha respondido e, ou apagou, ou foi moderado. Tb queria saber onde acessar esse novo livemap.

Opa

Dê uma olhada.

Abraço.

Opa

Interessante, o Waze ainda prioriza a rota pela SP-065, ao invés da Ayrton Senna, conforme imagem. Está claro que a segunda melhor opção é pela Ayrton, mas mesmo o sistema “sabendo” disto, não prioriza para escolha, já que o app só mostra duas rotas.
rota_sjc_sp.jpg

Especulando:
Acho que a explicação pode está nos tipos de vias que o sistema prioriza, seguindo uma ordem. Se observarem aqui, a rota pela SP-065, tem um trecho MaH. O waze, por conta desta informação de categorização, pode está priorizando o tipo, como segunda melhor opção, ou seja, envolveu F, MaH e MiH, já pela Ayrton, envolve F, MiH e lá pelo meio do percurso pega um trecho MaH. Um tanto improvável esta possibilidade? Sei, mas… :mrgreen:
Se ninguém tiver uma outra possibilidade para esta situação, como encontrar algum erro (espero que seja isto), sugiro reduzir a categorização naquele trecho da Tamoios, para um teste.
Ainda especulando, pode ser um comportamento estranho do mecanismo de rotas por algum motivo, porém na nossa esfera de atuação, desconhecemos. :slight_smile:

Abraço.

Bem, eu procurei e encontrei erros na Ayrton antes de fazer esse post, acredito que ela esteja OK agora. De qualquer forma, vou fazer um pente fino novamente.

Opa

Por outro lado, se tivesse erro, não era nem para traçar a rota. No caso, mesmo deixando em terceira opção, traça a rota pela Ayrton sem problemas (menos tempo e caminho mais curto).
Sendo bem genérico, ao que parece é prioridade na disponibilização da rota, devido algum motivo. Talvez o recurso compartilhamento de rotas esteja influenciando, devido a algum problema. :?

Abraço.

Pente fino feito, e como já previamos, nada de errado com permissões da via.
O que acho estranho também é que tando a Ayrton Senna como a Dutra, são vias de grande movimento, entao não tem como falar que as informações de velocidade nos trechos estao desatualizadas…

E para deixar o “problema” mais cabeludo… Se fizermos a rota de SP para SJC, olha como fica…
A segunda rota mais rapida não apareceria como opção (diferenca de poucos minutos para a primeira) :shock:

Opa

Tinha feito o inverso também e o mesmo comportamento, ou seja, a segunda melhor rota calculada, o sistema deixa na terceira prioridade. :roll:
Bom, o importante irmos descartando as possibilidades mais prováveis, pois uma explicação tem.

Abraço.

Eu ainda digo que a opção 2 visa diminuir o número de pedágios.

De SJC para SP:
Opção 1 (1h22) - 3 pedágios
Opção 2 (1h55) - 1 pedágio
Opção 3 (1h38) - 3 pedágios

De SP pra SJC:
Opção 1 (1h04) - 3 pedágios
Opção 2 (2h17) - 2 pedágios
Opção 3 (1h08) - 3 pedágios

De Americana para SP:
Opção 1 (1h25) - 3 pedágios
Opção 2 (2h39) - 2 pedágios
Opção 3 (1h27) - 3 pedágios

Fonte: http://www.mapeia.com.br/

Opa

Por enquanto, parece ser o mais provável esta do pedágio, mas, sinceramente, ser for, é um erro, pois não é um comportamento adequado.

Abraço.