Quando estava a actualizar alguns nomes de ruas, vi que algumas pessoas estão a usar abreviaturas para os nomes de ruas e avenidas.
Isto dificulta um pouco a pesquisa para efeitos de navegação na aplicação, a menos que esteja convencionado em algum lado e eu não tenha conhecimento.
A questão portanto é a seguinte.
Deve usar-se abreviaturas para os tipos de ruas, ou o nome completo? Até agora não tenho usado a mesma regra, o que creio pode vir a ser confuso mais tarde nas pesquisas por
Ex.
Usei Av. Dr. Fernando Aroso em vez de Avenida Dr. Fernando Aroso,
Mas usei Rua Óscar da Silva em vez de R. Óscar da Silva.
Qual a convenção a usar?
Se forem abreviaturas, então quais as usar para palavras como Travessa, Arruamento, Praça, Praceta entre outros?
Desculpem as duvidas, mas nestas coisas gosto de ver as coisas bonitinhas e todos iguais :oops:
Eu tenho a preocupação da manter uma maneira para todos os nomes.
Eu estou a usar o Nome completo. Ex. Avenida.
Como estou a usar os nomes do próprio CTT estes estão escritos por extenso.
Acho que é realmente necessário chegar a um consenso. Eu ainda não tenho opinião formada sobre o assunto. Comecei por usar abreviaturas mas depois começaram a aparecer casos mais estranhos, tipo Alameda, que não têm nenhuma abreviatura que seja normalmente usada.
E outras abreviaturas, como o S. de Santo ou São, e o Dr. de Doutor?
Usamos a forma completa ou abreviamos?
Creio que normalizar traria ganhos, a menos que haja alguma maneira de criar “alias” para os nomes das ruas que não apareçam normalmente no mapa, mas sejam considerados nas pesquisas.
A sugestão do Gfiles parece-me a que torna a utilização da navegação e pesquisa fácil.
Por mim, a convenção passa a ser tudo por extenso.
Há alguma maneira de criar um tópico “sticky” (daqueles que ficam sempre no topo do fórum) com as normas/convenções para os mapas de Portugal? Umas das coisas a por era já a questão da nomenclatura das ruas (seja qual for a adoptada).
Olá a todos. Só tinha a acrescentar que não se devem fiar no site dos CTT para saber os nomes/números das estradas (estou a falar de coisas do género “N1”, não do género “Rua do Sol ao Rato”), já que nele se marcam, erradamente, as estradas municipais como estradas nacionais. Por exemplo, a Estrada da Paiã, em Odivelas, é a M576 e no site dos CTT aparece como EN576. Para os nomes das estradas o site das Estradas de Portugal é uma fonte melhor.
Acabei também de ver que o site dos CTT não tem algumas ruas como, por exemplo, a Avenida dos Condes de Carnide, que aparece como “Rua Poente”, ou a Avenida Rui Nogueira Simões, que nem tem nome nenhum, lá.
Concordo com a sugestão dos nomes por extenso.
O Google Maps e Ndrive também permitem pesquisa dessa forma, além disso é mais fácil e prático usar nomes por extenso, sem ter de arranjar abreviaturas.
Sugiro colocar na nossa Wiki (PT) o resumo das regras de normalização.